sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sal e os seus tipos

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas consumissem no máximo 2,0 gramas de sódio (o equivalente a uma colher de chá) por dia.
As variedades de sal disponíveis para o preparo de alimentos podem ser impressionantes, mas todas elas se enquadram em quatro tipos básicos: sal de cozinha, sal marinho, sal kosher e sal de rocha.
Os primeiros três tipos são sais para fins alimentícios e a FDA exige que eles contenham pelo menos 97,5% de cloreto de sódio.
Os outros 2,5% são microminerais, compostos químicos gerados pelo processamento ou antiaglutinantes.


Tipos de sal:
A)      Sal de cozinha ou sal refinado: É o mais usado, podendo ser iodado ou não iodado. Ele é processado para remover impurezas e contém antiaglutinantes como o fosfato de cálcio. Como tem uma textura fina, o sal de cozinha é fácil de medir e se mistura de maneira homogênea. O único elemento adicionado neste tipo de sal que é bom para a saúde é o iodo que previne o bócio, abortos prematuros, retardos mentais. Mas na hora de escolher qual tipo de sal, prefira o sal marinho e o sal in natura, pois estes também possuem iodo em suas composições.
B)       Sal light: O sal light também é retirado das salinas e passa por refinamento, mas é formado por cloreto de potássio e cloreto de sódio. Com esta mistura, quando este sal é ingerido, ele fica menos tempo no organismo e diminui, assim, a retenção de água.
                                                                     C)       Sal marinho: O sal marinho é o melhor deles, produto obtido pela evaporação da água do mar, não passa pelo refinamento. Contém aproximadamente 84 elementos - dentre eles: iodo, enxofre, bromo, magnésio, cálcio.  É geralmente mais caro do que o sal de cozinha devido ao modo como é colhido.
Pode ser grosso, fino ou em flocos, de cor branco, rosa, preto, cinza ou de uma combinação de cores, dependendo do lugar de onde vem e dos minerais contidos nele. Alguns sais rosa, como o sal colhido no Himalaia, têm essa cor por causa do cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Outros contêm caroteno de algas resistentes ao sal e têm uma cor mais vermelho-amarelada. Sais rosa-avermelhados, como o sal alaea do Havaí, têm óxido de ferro adicionado em forma de argila vulcânica. O sal preto geralmente tem uma cor escura cinza-rosada. Um tipo indiano contém compostos sulfúricos, ferro e outros microminerais e possui um sabor sulfúrico forte. O sal preto de lava do Havaí é mais escuro e contém traços de carvão vegetal e lava. A cor do sal cinza vem dos microminerais ou da terra em que é colhido, como o "sel gris" úmido e não refinado, colhido na costa da França. O sal defumado também é acinzentado, sendo novidade entre as variedades de sal para o preparo de alimentos. Ele é defumado sobre as chamas de madeira e dá um sabor especial aos pratos temperados com ele. Em geral, os sais marinhos não são usados durante a preparação, mas sim para "finalizar" um  prato.
D)      Sal mineral: O sal mineral (também muito bom) apenas difere do marinho quanto à sua fonte. Este é extraído de minas subterrâneas e também possui naturalmente inúmeros elementos na sua composição, que permanecem no produto até o final e que fazem bem à saúde.
E)       Sal kosher: O cristal do sal Kosher é +-5 vezes maior que o sal de cozinha comum. Muitos chefes de cozinha preferem usar este sal. Sua textura grossa facilita na hora de usá-lo e salpicá-lo sobre a comida durante ou depois do preparo. O sal kosher não é iodado. Ele não dissolve tão rápido quanto o sal de cozinha, então é melhor usar um sal mais fino quando fizer assados. Quando você substitui o sal kosher por sal de cozinha em uma receita, geralmente é necessário usar o dobro da quantidade porque os cristais de sal kosher são maiores e ocupam mais espaço.


F)       Sal de rocha: É um sal grosso não refinado que geralmente contém impurezas não comestíveis. Utilizado em receitas de sorvetes caseiros, onde deve ser espalhado sobre o gelo ao redor do cilindro com a mistura de sorvete. O sal faz o gelo derreter mais rápido e a mistura de sal e água resultante congela a uma temperatura mais baixa do que se o gelo estivesse sozinho. Isso faz o sorvete congelar mais rápido.
 E) Flor-de-Sal (Um tipo de Sal Marinho): Também chamado de coalho é constituído pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. A flor do sal é colhida diariamente, apreciado por chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em oligoelementos -84, entre eles; ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio, cobre; e micronutrientes; muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo; pois não sofre nenhum processamento ou refinação posterior à sua recolha do mar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário