quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Maria Lopes por qual motivo você publica nas redes sociais sobre Matéria Médica Homeopática?



Maria Lopes por qual motivo você publica nas redes sociais sobre Matéria Médica Homeopática, estará o leitor a se perguntar.  

Faço questão de estar sempre atualizando os blogues sobre homeopatia  como um dos modos de compartilhar saberes que adquiri ao longo de minha vida com o  público em geral.

Conhecimento não ocupa lugar e colabora para mantermos nossas mentes ágeis e ativas.  

Não significando que o leitor deva se tratar apenas por ler os temas em questão, sou a favor, de que se alguém se identificar sobre determinada homeopatia, possa se auto pesquisar, questionando se este ou aquele medicamento homeopático de alguma forma se torne um auxiliar ou mesmo complemento em  determinado tratamento que por ventura se esteja realizando.

Os leitores que me acompanham pela telinha do PC sabem que sou a favor que após a identificação homeopática, se busque um profissional gabaritado para auxiliá-lo quanto ao melhor modo de tratamento na Arte da Homeopatia. 

A homeopatia e dinamização que por ventura possa ter sido de utilidade para alguém que você conheça, certamente não será a mesmo que você usará. 

A Homeopatia baseia-se em Leis específicas que deverão serem seguidas para o melhor alcance no resultado de determinado tratamento. 

 Hoje posto sobre a Staphisagria em virtude do mundo estar passando por momentos extremamente violentos e por ser a homeopatia que poderá nos ser de grande valia no presente e porque não falarmos também em função de futuro?

Presente e futuro como assim, ao longo de nossas vidas vamos acumulando disabores, perdas  e tantos outros desgostos que terminam em resultar em patologias em nosso organismo, no entanto não significa tratar-se de mágica homeopática, ao optarmos pelo uso de determina homeopatia, torna-se necessário que o indivíduo encontre pelo menos 2 ou 3 semelhanças com o medicamento que se apresenta. 

É   fator importante o leitor saber que o fato pode ter ocorrido no passado, mas 
 ocorreu e está somatizado em seu modo de ser e se não tratado em algum momento da vida a doença poderá surgir quando nos encontrarmos fragilizados por novas agressões do dia a dia em nossa própria vida ou no coletivo. 

Hoje em dia nos deparamos em virtude das mais diversas formas de comunicação, com os fatos que ocorrem no mundo quase que instantaneamente, portanto se apenas mesmos pelos noticiários, estas violências nos afetam diretamente, embora nem pensemos em tal fato, entenda que estamos sempre lidando com vida energia.   


Outro ponto fundamental não é na primeira leitura que poderemos dizer que esta ou aquela homeopatia me seja compatível com meus anseios, por não ser o objetivo homeopático tratar apenas a patologia, mas sim o indivíduo dentro do que melhor se assemelhe aos dados pesquisados e coletados cientificamente por Hahnemann (O Pai Da Homeopatia). 

 

           A Homeopatia baseia-se em leis naturais fixas 
                      e imutáveis e são 4 seus 
                                 Princípios Fundamentais:

1 . LEI DOS SEMELHANTES

Hahnemann retomou o princípio da semelhança de Hipócrates (460 - 377 a.C.), quando realizou a primeira experiência com quinino em si mesmo e sentiu que havia encontrado a resposta à sua procura de uma arte de curar lógica e realmente eficaz e curativa. Realizou suas experiências com metodologia científica, obtendo resultados que podem ser reproduzidos quantas vezes se desejar.
Para melhor compreensão da diferença entre o princípio dos semelhantes e o princípio dos contrários vamos usar uma imagem criada pelo homeopata americano Dr. Herbert A. Roberts. Imaginemos um trem, representando a enfermidade, que corre a uma determinada velocidade. Para aniquilar essa enfermidade podemos enviar um trem em sentido contrário (medicamento alopático), ou podemos modificá-la enviando um trem no mesmo sentido (medicamento homeopático), mas numa velocidade maior e que, após encontrá-lo, imprime ao conjunto uma nova velocidade. É assim que age o medicamento homeopático: imprime à Energia Vital um padrão vibratório semelhante e mais forte que o preexistente.
Pela Lei dos Semelhantes, as substâncias existentes na natureza (de origem mineral, vegetal e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir. Exemplificando de uma maneira bem simples: se uma pessoa ingerir doses tóxicas de uma substância chamada Arsenicum album, irá apresentar sintomas tais como dores gástricas, vômitos e diarréia; se, por outro lado, dermos essa mesma substância, preparada homeopaticamente, a um enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obteremos como resultado a cura desses sintomas.

2 . EXPERIMENTAÇÃO NO HOMEM SÃO
As experimentações com substâncias preparadas homeopaticamente, devem ser realizadas em homens sãos para que possam ser usados para curar homens doentes. Por que em homens sãos e não em animais? A doença se manifesta não só por sinais objetivos observáveis pelos sentidos, mas também por sintomas e sensações subjetivas. Não seria possível registrar completa e fielmente as sensações subjetivas de cães, ratos ou gatos, pois estes não poderiam comunicá-los durante as experimentações.
Não existem dois seres humanos exatamente iguais na saúde ou na doença; cada um tem sua individualidade, sua impressão digital. Poderiam os animais assemelharem-se aos seres humanos mais do que os próprios seres humanos entre si? Para tratamento dos animais ou das plantas usamos os resultados das experimentações nos seres humanos, por analogia de sintomas, até que sejam realizadas experimentações específicas para cada espécie.
As experimentações são realizadas pela administração de uma determinada substância a um grupo de indivíduos (chamados de experimentadores), considerados saudáveis após passarem por exames clínico e laboratorial, e que não sabem que substância estão experimentando. Em cada experimentação, os sintomas físicos, mentais, emocionais, as sensações e alterações no modo de ser e estar, de reagir e interagir com o meio, que vão surgindo nos experimentadores, vão sendo cuidadosamente anotados e, posteriormente, classificados e analisados, dando origem ao que chamamos de Patogenesia.
Muitos medicamentos foram experimentados e reexperimentados várias vezes e por muitos autores. Outros medicamentos foram menos estudados e necessitam de novas experimentações para ampliar nosso conhecimento com relação ao seu campo de atuação ou potencialidade curativa. É a esses conjuntos de sintomas de um determinado medicamento registrados em livros específicos, isto é, às Patogenesias, que o médico homeopata recorre a fim de encontrar o medicamento mais semelhante a cada caso, o medicamento que chamamos de Simillimum.
Diante do exposto, é fácil entender a impropriedade e erro do conceito que "se o medicamento homeopático não faz bem, mal não faz". Como vimos, o medicamento homeopático pode, potencialmente, provocar os mesmos sintomas que é capaz de curar.

3 . DOSES MÍNIMAS E DINAMIZADAS
No início de suas experiências, Hahnemann usava medicamentos diluídos, porém ainda contendo matéria. Com o tempo foi percebendo que essas diluições ainda eram suficientemente fortes para causarem, às vezes, sérias agravações quando os medicamentos eram administrados aos pacientes. Devido a essas reações indesejáveis, passou a diluir cada vez mais os medicamentos, percebendo que obtinha melhores resultados quando eram também agitados. Foi assim que chegou às doses infinitesimais (extremamente diluídas) e dinamizadas.
Observou que à medida em que a massa ia sendo diluída, mais energia as substâncias pareciam desprender pelo processo de agitação. Não era a quantidade de substância que importava, ao contrário, quanto menor a quantidade presente e quanto mais agitada era a diluição, maior potencial de energia curativa possuíam. Portanto, o medicamento homeopático é uma forma de energia que atua sobre a Energia Vital dos seres vivos. A dose diminuta prescrita pelo homeopata, não é mera diluição ou atenuação da droga forte. Ela é o que se chama potência, isto é, algo que possui poder.
As doses mínimas e dinamizadas, que sempre foram e continuam sendo inseparáveis da prática homeopática, têm sido com certeza o maior obstáculo à aceitação e adoção desse método terapêutico com maior amplitude pelos médicos em geral. Por lidarmos com sintomas subjetivos e com um tipo de energia extremamente sutil, as pesquisas devem ser realizadas dentro de um novo paradigma, com outros instrumentos de avaliação e análise dos resultados.
4 . MEDICAMENTO ÚNICO
Hahnemann recomendava o uso de apenas um medicamento de cada vez, ou seja, o medicamento que contivesse o maior número de sintomas que o paciente apresenta.
Existem divergências, como em todos as especialidades médicas e em todas as áreas do conhecimento humano, entre as várias escolas homeopáticas em todo mundo. Todas têm suas razões e ponderações.
Temos basicamente duas tendências: a UNICISTA, que usa apenas um medicamento para tratar todos os sintomas de um determinado paciente, e a PLURALISTA, que usa vários medicamentos, um para cada grupo de sintomas do paciente, como é feito na Alopatia.
Fonte: http://www.homeopatiagoiana.hpg.ig.com.br/saude/10/index_int_3.html


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/713/principios-fundamentais-da-homeopatia#ixzz4GwHGkgxq


LATHOUD - Delphinum STAPHISAGRIA ou erva dos piolhos
cresce em lugares sombrios ao meio-dia na França, Itália e Europa meridional
cada semente contém um caroço que contém uma substância gordurosa de forte odor desagradável e que parece ser uma substância ativa
pele com lesões crostosas e secretantes
cólera reprimida
sensibilidade às críticas extremamente acentuada
REPERTÓRIO: engole enquanto ao falar, demonstrando simbólicamente como "engole" desaforos
tristeza suprimida
conteção e/ou supressão
pós-operatório
exemplo de quem foi cortada à traição

Indivíduos STAPHYSAGRIA contam com uma série de sintomas aparecem após um ato cirúrgico e que têm uma história de desequilíbrio não só orgânico como tb mental de fato, carregando dentro de si uma ferida aberta onde a indignação tem um peso marcante, dando-lhes às vezes...

"o que vem de baixo não me atinge"

KENT - não dorme à noite
perde a memória com sensação nos olhos
sensação de embotamento
crianças são caprichosas -fazem birras- exigem de seus pais sacrifícios econômicos

sensação de quem foi apunhalada pela vida
têm idéia persecutória
altaneira, orgulhosa, escrupulosa, obsessão sexual, por excesso de masturbação
excitabilidade com irritabilidade

sofrem por amor não correspondido
sofrem por serem tratados com grosseria
têm sentimentos contidos ou reprimidos
A máxima "o que vem de baixo não me atinge" não é verdadeira em STAPHYSAGRIA,
pois carregam em si uma ferida aberta onde a indignação tem peso marcante

HAHNEMANN
sério, silencioso, ocupado consigo mesmo
mau humor silencioso
inquietude
não encontra descanso em nenhum lugar
sua cabeça está confusa e seu espírito deprimido
sente grande cansaço e sonolência depois de comer
sente-se renovado e contente após uma caminhada

PSORA PRIMARIA: indignação
tem impressão de que foi insultado e não revidou

PSORA SECUNDÀRIA: tristeza reprimida
transtornos por indignação, desprazer

SICOSE: hipocondria, insônia, memória débil, injuriada - ofende-se

SÍFILIS: indiferença, prostação mental, cabeça confusa, espírito deprimido, enfadado, tedioso, sonho com assassinos

Indicações: 12CH, 30CH


REFERÊNCIAS: 
BOERICHE, William. Manual de Materia Medica Homeopatica. São Paulo: Produção Editorial, 1997.
BRUNINI, Carlos e SAMPAIO, Carlos. Materia Medica Homeopatica Homeopatica - IBEHE - volume II. São Paulo: Instituto Brasileiro de Estudos Homeopaticos e Mythos Engenharia de Mercado Ltda. - 2a. edição revisada e ampliada, 1992. 
LYRIO, Carlos. Apostila de Capacitação em Homeopatia, Petropolis: Instituto Roberto Costa, 2008.
http://homeopatia-em-gotas-ohana-rianelli.blogspot.com.br/2008/10/staphysagria.html
^

                   Maria Lopes de Andrade.

A convite do Ministério do Trabalho e Emprego Participei.




Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista, Parapsicóloga Clínica, 

Acupunturista,Reikiana Master,

 inacabado de Pedagogia pela Uninter- Faculdade Internacional de Curitiba,

 Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).,

Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito no tratamento das pessoas. 

Dúvidas: marialopesdeandrade.lopes@gmail

Não se preocupe a resposta é gratuita.

Se por ventura tiver alguma dúvida quanto a patologias noutras regiões ou países, favor enviar-me por email.  Maria Lopes. Rio de Janeiro/Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário