domingo, 14 de maio de 2017

Pré Conferência de Saúde da Mulher em Maricá

Em Maricá no dia 25 de abril de 2017 foi realizada a primeira etapa da Pré Conferência de Saúde da Mulher,com o objetivo de propor diretrizes para a Política Regional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Na  PréCMSu foram eleitas as delegadas e os delegados que participarão da 1ª CRM2SMu, conforme a Resolução do CNS nº453/2012.

O tema central da Conferência foi "Saúde das Mulheres": Desafios para a Integralidade com Equidade" desenvolvidos a partir de um eixo principal e em eixos temáticos.

Nos eixos temáticos debatidos foram:
1- O papel do Estado no desenvolvimento socieconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.
2- O mundo do trabalho e suas consequências na vida e saúde das mulheres
3- Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde e vida das mulheres.
4- Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

As propostas debatidas após votação nortearão ações para uma implementação ou reformulação da Política Municipal de Atenção à Saúde de Maricá.

A PréCMSMu foi presidida pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde com Coordenação Geral da Secretaria Geral do CMS e Coordenação Geral da Coordenadora da Comissão da PréCMSMu. Na Comissão Organizadora a Conselheira Cristiane Dutra.

A PréCMSMu contou com os seguintes participantes:
Representades de ONGS, Entidades Públicas, Privadas e Filantrópicas, Associações, Usuários do SUS Municipal (Conselheiro Sérgio Henrique Vieira Campelo representando também Sociedade Pestalozzi de Maricá), Conselhos de Classe, Universidades, Gestores, Sindicatos e toda a população em geral dos mais diversos segmentos, com a finalidade de enviar 30 Delegadas (os) eleitas (os) para a 1ª CRM2SMu com direito a voz e voto.

As mulheres em seus locais de trabalho encontram dificuldade em galgar cargos de chefias pela imposição dos machistas e muitas acabam desenvolvendo doenças com as respectivas complicações.
Nós mulheres temos que nos dar o direito  de termos o nosso momento de lazer, tomar um café com uma amiga ou mesmo assistir um filme que esteja em cartaz isto poderá ser uma das opções de mantermos o nosso bem estar e saúde.
Delegada nas temáticas do Eixo 2, Maria Lopes de Andrade participou como  representante dos Portadores de Deficiência por ser portadora de patologia degenerativa oftálmica.
 
                         Desafio para a integralidade com equidade
Eixo ll - O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

1) Refletir sobre a condição de inserção das mulheres no mundo do trabalho e suas implicações na condição de vida e de saúde.
- Acessibilidade a mulheres deficientes/portadores de necessidades especiais.
- Criação de infraestrutura como ponto de apoio às necessidades trabalhistas da Mulher.

2) Que ações possibilitam a promoção da saúde das mulheres no campo e na cidade, considerando as dimensões de raça e etnia, orientação sexual, identidade de gênero e geração?
Ampliar Meios de Transportes Gratuitos.
Criar Unidade Móvel de Atendimento para locais de difícil acesso.
Melhorar os servições de Atenção Básica através de campanhas educativas e ações preventivas.

3) Como o serviços de saúde podem contribuir para reduzir o adoecimento relacionado ao trabalho, que afeta a saúde das mulheres?
- Ampliação do Programa de Saúde do Trabalhador com profissionais especialistas
- Aproximar as Secretarias de Saúde e Educação para parcerias de ações educativas em saúde.
- Mudança na Legislação Trabalhista
- Criação de Programa de Saúde na escola
- Implementação de DEAM -Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher.

Maricá, 14 de maio de 2017.
Redação - Maria Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário