sábado, 11 de dezembro de 2010

MERCURIUS SOLUBILIS - MATÉRIA MÉDICA - HOMEOPATIA




Tem preguiça mental. Demora a responder às perguntas que lhe são feitas. Há nele uma marcada lentidão.
Sente uma grande fraqueza e tremores quando faz um esforço por menor que seja, com agravação depois das dezoito horas e após evacuação. As mãos tremem-lhe quando escreve, quase o impossibilitando de o fazer.
Fala rapidamente, de modo precipitado.
Durante o sono, a saliva abundante escorre para o travesseiro.

Idéias impulsivas. De cometer atos de violência. Impulso a matar ou a suicidar-se, com medo de se suicidar. Pressa. Apressado, agitado e ansioso. Não gosta de ser contraditado. Mau humor. Irritabilidade. Desconfiado. Gosta de discutir. Desânimo. Prostração. Predomina o desejo de matar. Inteligência diminuída. Imbecilidade. Memória débil. Esquece o nome das pessoas e das ruas. Medo de enlouquecer. Preguiça. Lentidão de raciocínio. Demora a responder às perguntas que lhe são feitas. Inquietude. Não pára quieto, em especial à noite. Sensação de ter cometido um crime. Sentimento de culpa.
Mercurius sol (nitrato de mercúrio e de amónio)

Mercurius sintomas ou patogênese da solubilis

1 .- inflamação das membranas mucosas.
- ENT: amigdalite aguda ou crônica, faringite, otite, rinite, amigdalite, sinusite, parotidite (caxumba), ulceração, com salivação abundante, espessa e viscosa. Suores nocturnos, sede extrema, apesar da salivação, mau hálito com a língua branca amarelada, onde ele mantém a marca dos dentes. Mucupurulentos Spills amarelo esverdeado, que imitam as membranas mucosas.

- Ocular: blefartitis, conjuntivite, úlcera de córnea.

- Traqueobronquite: doença respiratória, com expectoração mucopurulenta, tosse piora à noite, bronquite asmática.

- Digestivo: gengivite, piorréia alvéolo, paradontose, estomatite e candidíase. Tenesmo com diarréia aguda, colite, ulcerocolitis, Rectocolitides.

- Genito-urinário: cistite com piúria, uretrite, metrite com ulceração, nefropatia intersticial.

2 .- Síndrome Neurológica: tremor intencional dos membros e as conseqüências emocionais da fadiga, diminuição do motor.

3 .- transtornos mentais: agitação, instabilidade carecterial, dificuldades escolares das crianças.


Os sintomas gerais de Mercurius solubilis: Sua ação é expressa principalmente em mucosas respiratórias, digestivas, genito-urinário, nível de parênquima renal com síndromes neurológicas e uma ação sobre a psique. Também as dores e aumentar em direção à tarde e à noite, especialmente com o calor da inclinação para a cama de suor duro em toda a cabeça, sem o suor trazer alívio de doenças. Prostração, cansaço e dor em todos os ossos, que passam facilmente inflamação com descarga de pus e líquido, com o suor debilitante à noite e ao amanhecer. Especialmente dores reumáticas nos membros e articulações, e especialmente à noite.

Mercurius solubilis: Agravamento: à noite, com o frio e úmido, o calor da cama.

Mercurius solubilis: Melhoria:Ttemperatura moderada e seco.
Maria Lopes de Andrade. Jornalista com especialização em Terapias, Acupunturista e Homeopata com Curso pela universidade Federal de Viçosa- Minas Gerais-Brasil.Email:marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário