quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ACONITUM NAPELLUS - MATÉRIA MÉDICA - HOMEOPATIA


ACONITUM NAPELLUS - MATÉRIA MÉDICA - HOMEOPATIA




Aconitum é um medicamento indicado especialmente para casos agudos de aparecimento recente.


O doente de Aconitum é ansioso, inquieto, agitado e tem medo da morte. O medo está sempre presente neste paciente; irracional e envolto por uma angústia exacerbada.
Há nele uma excitabilidade nervosa fora do comum, ficando sobressaltado por qualquer acontecimento mesmo que de pouca importância. A agitação ansiosa com medo da morte acompanha praticamente todos os sintomas.
A agitação é física e mental. O seu rosto é a expressão do medo que não tem fundamento plausível. A angústia é terrível, com intenso medo da morte; chega a predizer o dia e em certos casos a hora em que vai morrer. Medo da morte durante a gravidez.
Crises de angústia por volta da meia noite.
A vida transforma-se em algo insuportável por via dos seus medos e crê que a sua doença lhe será fatal. Qualquer padecimento por mais ligeiro que seja, é acompanhado por angústia e medo. Tem medo de sair de casa, medo da multidão, de atravessar a rua, de qualquer coisa que está por acontecer.
As dores são agudas e intoleráveis, geralmente provocadas por golpe de ar frio. Mais intensas durante a noite, por vezes com um marcado entorpecimento. Deixam-no num estado desesperado e são acompanhadas de ansiedade, agitação física e mental, com medo da morte.
Nevralgias recentes por exposição ao frio seco, a uma corrente de ar

Febre que aparece de modo brutal em tempo frio. Quando tem febre, o paciente de Aconitum tem a pele seca, quente, ardente. A agitação é enorme, mexe-se sem cessar na cama, movimentos estes que agravam os calafrios, queixa-se, diz que está perdido, que vai morrer. A sua angústia agrava no fim da tarde e no momento de dormir


Cefaleia frontal aguda, por vezes por insolação ou exposição a um calor intenso.
Nevralgia facial por frio.

Otite aguda, após golpe de ar frio. O ouvido torna-se sensível e não suporta ruídos.


Dores abdominais após golpe de frio seco.
Gastralgia aguda que surge após absorção de água gelada.

Rinite aguda antes do corrimento nasal.
Tosse repentina, seca, sufocante, que surge antes da meia noite, após exposição a um vento frio e seco. Por vezes, dores intercostais, que são agravadas pela respiração e quando o paciente se deita sobre o lado doloroso.


Hipertensão. Taquicardia induzida pela angústia ou pelo frio.

As regras são abundantes e prolongadas. Estas findam subitamente por efeito de um susto, medo ou depois da paciente ter apanhado frio seco.

AGRAVAÇÃO: ao fim da tarde e à noite as dores são insuportáveis; à noite; por volta da meia noite; levantando-se da cama; após exposição ao vento frio e seco; estando deitado do lado doloroso; em um quarto quente; por medo súbito.
Prevê sua própria morte.


MELHORA: ao ar livre; repousando; depois de ter transpirado – nos casos agudos –.

Nenhum comentário:

Postar um comentário