quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Boldo e ervas medicinas

Boldo (Boldo)
Boldo é um arbusto verde e amarelo ou flores brancas, que cresce nas encostas das regiões centrais do Chile. Também cresceu na Itália e África do Norte.

Boldo Propriedades
As folhas contêm um óleo essencial de boldo boldina () e alcalóides. Boldo é colagogo, ou seja, estimula a secreção biliar, promovendo assim a digestão. Também auxilia na remoção de cálculos biliares devido à sua acção colerético.
É um protector do fígado e da vesícula biliar.
O bodo conhecida como estimulante hepática sendo indicado para insuficiência hepática, congestão biliar, digestões pesadas e cálculos biliares (colelitíase), hepatite, hepato-discinesia biliar, e assim por diante. O Boldo também possuem diurético, digestivo e desparasitação por isso é usado em casos de, hiposecretoras dispepsia constipação, etc.
Entre as outras propriedades são a enxaqueca associada a disfunção biliar e cistite.

Contra-indicações. Boldo
- Não prescrever formas farmacêuticas que contenham álcool a crianças menores de dois anos ou pessoas com álcool etílico.
- Gravidez, lactação, a presença de alcalóides, e no caso de obstrução das vias biliares.

Boldo. Efeitos colaterais
Nenhum conhecido.


Toxicidade: 0 - 1 - 2 - 3
Boldo óleo essencial por causa de sua ascaridol conteúdo não deve ser usado por via interna (a essência, a partir de 300 mg pode causar vômitos e diarréia, doses elevadas podem produzir um efeito de estupefacientes ou convulsivante).
Sempre considerar o teor alcoólico do extrato fluido e tintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário