quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que é a Homeopatia?


O que é a Homeopatia?


Homeopatia (do grego homoios, semelhantes + pathos, doença) é um termo criado por Samuel Hahnemann que designa um método terapêutico cujo princípio está baseado na premissa Similia Similibus Curentur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes").

Isto significa que uma substância capaz de produzir uma determinada alteração (sintoma) num indivíduo saudável, teria a capacidade de curar esta alteração, numa condição de doença, quando dada em doses pequenas.

Na preparação dos medicamentos homeopáticos são utilizadas substâncias e produtos provenientes dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal. Estes destinam-se a aumentar as capacidades curativas que o organismo possui.

A Homeopatia trata a pessoa dentro da sua globalidade. A doença é concebida como um desequilíbrio interno e os homeopatas esforçam-se para resolver os problemas subjacentes, sem atacar unicamente os sintomas. O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas (diluídas) dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores.

PUBLICADA POR ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HOMEOPATIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário