domingo, 25 de março de 2012

Bananas e receita de pirão .





Banana (Musa Paradisíaca, Musa sapientium) –
Possui um pequeno teor de gordura, fonte de potássio (excesso de potássio gera catarro – assim como o excesso de laranja).
Indicação: retenções de urina devido à nefrite (inflamação dos rins), no combate às diarreias crônicas e em xarope para a cura de tuberculoses, bronquites e dispepsia.
Indicado para crianças; de fácil digestão, dietética e agradável. O purê de bananas é um alimento rico para lactentes (sete a oito meses).
Aplicação: a banana possui grande eficácia antidiarreica, por isso pode curar transtornos agudos digestivos em crianças, inflamações do intestino grosso e até a celiaquia – uma grave alteração intestinal e alimentar crónica.
A banana faz aumentar as reservas alcalinas necessárias no sangue. Possui sacarose e abundante conteúdo em vitamina C. O regime de bananas dá mais saúde e alegria às crianças. Fácil absorção da sacarose e ótima digestão. O famoso batido de banana com leite é indicado para doentes graves e, febris, para as grávidas e lactentes, para os desportistas, operários braçais e para pessoas idosas com pouco apetite e formação insuficiente de suco gástrico.
A banana pode ser utilizada como, alimentação da manhã em prato completo; banana com aveia e mel, banana com queijo branco, na vitamina com leite e aveia,purê de banana,pirão de banana, farinha como complemento alimentar no prato do dia e entre vários outros.





Pirão de Banana da Terra.

Ingredientes:

4 bananas da terra, de vez, picadas com casca
Cebola picada
Pimentão vermelho picado
Caldo de peixe
Salsa, cebolinha e coentro picados
Farinha de mandioca

Preparo:
Coloque a banana pra cozinhar numa panela com água e sal tampada.
Quando estiver mole, soltando a casca desligue, descasque e reserve.
Numa panela bem quente, doure a cebola no azeite, coloque o pimentão e refogue.
Coloque as bananas e o caldo, deixe cozinhar e incorporar.
Acerte o sal e amasse bem as bananas.
Vá colocando farinha e mexendo até tomar consistência de pirão, coloque os verdes e sirva.
É uma delicia!