sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pesquisa Comprova Eficácia Da Homeopatia No Combate Ao Carrapato Bovino

Ciência E Tecnologia : Pesquisa Comprova Eficácia Da Homeopatia No Combate Ao Carrapato Bovino

Enviado por Délcio César Cordeiro Rocha em 25/11/2007 15:21:55 (1883 leituras) Notícias do mesmo autor
Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) divulgaram nesta semana o resultado de uma pesquisa que comprova a eficácia da homeopatia no combate a carrapatos em bovinos. O Dia Nacional da Homeopatia é comemorado no dia 21 de novembro.

Os estudos provaram que o bioterápico reduz em 50% a quantidade desses parasitas nos bovinos, praticamente a mesma quantidade obtida se o animal fosse tratado com carrapaticida.
O experimento foi conduzido pelos pesquisadores do Iapar Laerte Filippsen, Nilceu Silva, José Moletta e Alessandro Minho, na Fazenda Modelo do Iapar, em Ponta Grossa, com novilhas da raça Purunã, raça desenvolvida pelo instituto. O carrapato considerado no experimento dos pesquisadores foi da espécie mais comum em bovinos no Brasil, o boophilus microplus.
– Essa espécie é considerada a mais danosa ao animal em toda América do Sul. Só no Brasil, causa prejuízo anual, segundo dados do Ministério da Agricultura, de US$ 1 bilhão em gastos com instalações, mão-de-obra, carrapaticidas, além de outras enfermidades transmitidas pelo carrapato – destaca Silva.
Ele também diz que a homeopatia poderia trazer o mesmo resultado na redução da infestação de carrapatos em animais machos, de outra idade e de outras raças.
Para Filippsen, o resultado mostra que a homeopatia pode ser um importante aliado no combate ao parasita.
– Além de reduzir o uso de produtos alopáticos, diminuindo os custos para o produtor, os bioterápicos não deixam resíduos de medicamentos, o que possibilita a produção de carne orgânica – observa o pesquisador.
Ele ainda reforça que a diminuição da infestação por carrapatos reduz o sofrimento do animal, o risco de transmissão de doenças e a desvalorização do couro.
– Quando o couro é processado, aparecem as perfurações que o carrapato fez porque ele suga o sangue do bovino – esclarece Filippsen.
Segundo Filippsen, a homeopatia é uma especialidade médica reconhecida há 25 anos. Ela foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no final do século XVIII, e fundamenta-se nos seguintes pilares: lei dos semelhantes, experimentação no homem, doses mínimas e medicamento único.
– Ela trata o indivíduo e não a doença – afirma o pesquisador.
Ele também diz que a homeopatia tem sido alternativa para o tratamento de diversas enfermidades em animais, dentre elas o tratamento de parasitas externos.
– Nós podemos tratar o indivíduo ou o rebanho utilizando-se o gênio epidêmico. Escolhemos, em média, 20 animais doentes, coletamos os sintomas deles, representativos do rebanho, e diagnosticamos qual o medicamento homeopático indicado. No nosso caso, usamos um bioterápico comercial preparado homeopaticamente a partir do carrapato.
O resultado da pesquisa do Iapar foi apresentado à comunidade acadêmica no 3º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, realizado no mês passado, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Fonte: Gov. do Paraná http://www.zootecniabrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário