domingo, 4 de novembro de 2012
Cãimbras e a Homeopatia
As cãimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo, afetam principalmente os músculos das pernas (panturrilha) e dos pés.
Elas normalmente desaparecem em poucos minutos, ou seja, são contrações súbitas, de curta duração e dolorosas. Massagens e alongamentos podem acelerar a sensação de alívio.
As cãibras podem ser resultantes de uma quantidade inadequada de sangue no músculo, estiramento excessivo (lesão) ou alimentação.
Mas por que elas aparecem quando estamos bem no meio de uma maratona de exercícios? O nosso cérebro possui uma placa motora localizada entre nervo e músculo, e quando um músculo se contrai ele dispara cargas elétricas dentro do cérebro.
Essa carga elétrica altera o equilíbrio entre dois minerais: potássio e sódio. O potássio se encontra dentro da fibra muscular e o sódio fora dela, e é aí que mora o problema: a ordem dos minerais dentro do músculo.
O desequilíbrio nos teores de sódio e potássio, causado por má alimentação, provoca uma inversão de posição dos minerais, o sódio passa a ocupar o lugar do potássio e vice-versa, o músculo então se contrai involuntariamente e ocorre a cãibra.
Os atletas são as pessoas que mais sofrem deste incômodo, eles queimam toda a reserva de glicogênio durante as atividades físicas, sendo necessária uma reposição no organismo.
Em geral, pessoas que praticam muito exercício consomem bananas em grande quantidade, por serem ricas em potássio e cálcio.
O arroz integral, a castanha do pará, o levedo de cerveja, o amendoim ou mesmo a aveia são alimentos que curam a cãibra por serem ricos em Tiamina, uma vitamina capaz de prevenir o surgimento de dores musculares.
Beber bastante água diariamente também ajuda a eliminar as cãibras, pois uma das causas da ocorrência de caimbra é a desidratação.
Fazer uma análise ao sangue é um excelente método para se certificar se as cãibras são decorrentes da anemia, e se for o caso uma suplementação com Ferro é recomendada assim como uma alimentação mais rica neste mineral que está presente em grande quantidade nas vísceras como o fígado dos animais e também nas carnes vermelhas.
A carência de magnésio e potássio presente em grandes quantidades principalmente em frutas e legumes são minerais envolvidos no mecanismo de contração muscular, que podem estar na origem das cãibras.
O cansaço generalizado físico ou mesmo apenas mental também pode originar o desenvolvimento desse sintoma.
Medicamentos homeopáticos que auxiliam no tratamento das cãibras:
Argentum metallicum
Causticum
Gelsemium Sempervirens
Tenho usado com grande sucesso com meus pacientes o Sulphur.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário