domingo, 11 de novembro de 2012

Curando pelo uso do mamão


  • 1. Hoje eu trago informações considerando o uso medicinal do Mamão. Que os dados informativos percorram o mundo levando paz às pessoas. COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitaminas A, B1, B2, B5, C, fósforo, cálcio e ferro, resina, albumina, açúcar incristalizável, papaína, óleo, ácido málico, oxálico e extrato
  • 2. Caso as informações lhe sejam úteis por favor divulgue esta apresentação para que as pessoas sejam ajudadas. Nelson José Comegnio
  • 3. O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal. Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - assemelha-se ao coco ralado.
  • 4. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras. O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos que é também remédio para as hemorragias renais. As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína. O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas.
  • 5. Em diversos lugares, a medicina popular faz uso dele para tratar eczemas, verrugas e úlceras. Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-las ao fogo. Este processo amacia a carne.
  • 6. Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora. Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
  • 7. O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto - digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica; comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabetes, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento .
  • 8. Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas. Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e a tuberculose. Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma acção vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar a sua importância.
  • 9. Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois- além disso - serão livres de agrotóxicos. Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha.
  • 10. Então... o que você está esperando para plantar e colher os seus? O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir num alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
  • 11.  
  • 12. O mamão pode ser usado na cicatrização de úlceras e feridas. O tratamento consiste simplesmente no seguinte: Lava-se bem o ferimento infeccionado e em seguida aplicam-se fatias de mamão cobrindo o ferimento com gaze. O mamão age como uma espécie de cimento numa rachadura. A cada 48 horas o processo deve ser repetido até que a ferida comece a cicatrizar, o que em geral acontece dentro de três a seis dias.
  • 13. O mamão cicatriza tudo. O mamão contém PAPÍNA que acelera o processo de cicatrização.
  • 14. TRATANDO ÚLCERAS Tomar suco de mamão batido com leite, uma banana, aveia, uma colher pequena de pó de café, duas colheres de sopa com mel. Esse processo trata a úlcera em sete dias. Ingerir o suco em Jejum.
  • 15.  
  • 16.  
  • 17. Tratamento de cabelos Bata no liquidificador o mamão e a água e aplique no cabelo depois de lavado. Deixe a mistura agir por 20 minutos com touca térmica e depois faça o enxaguamento.
  • 18. Observado no microscópio, o mamão revela possuir grandes glóbulos de gordura. O exame microscópico mostra também que o mamão encerra um fermento solúvel, a papaína mais abundante no fruto verde do que no maduro. Daí a prática, aliás muito comum, de riscar o fruto longitudinalmente, para apressar-lhe a maturação, pois as incisões eliminam grande porção do látex nele contido.
  • 19. O mamão maduro é digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante, etc, sendo receitado pelos médicos nas doenças do estômago e dos intestinos
  • 20. O BUREAU OF PLANT INDUSTRY, do departamento de agricultura dos EEUU, publicou: O mamão possui peculiares e valiosas propriedades digestivas que o tornam de grande valor na dieta. E a experiência prova que a papaína, fermento solúvel fornecido pelo mamão, é capaz de digerir rapidamente duzentas vezes seu próprio peso em proteínas.
  • 21. DIABETES O mamão comido em jejum, de manhã, é eficaz contra a diabete, a asma e a icterícia. É também bom depurativo do sangue e estomacal proveitoso.
  • 22. A papaína ( fermento do mão) tem sido aclamada como uma valiosa ajuda nos casos crônicos doa males do estômago, putrefação, intestinal, prisão de ventre, flatulência.
  • 23. Na China, a polpa é secada e empregada para reduzir inchações dos pés, e também para combater o reumatismo, caso em que a tomam em cozimento.
  • 24. Nas Antilhas prepara-se um xarope do suco da fruta madura, cozida ao forno com bastante açúcar. Este xarope é eficaz contra a tosse dos tuberculosos do último grau, e, em geral, também contra todas as enfermidades do peito. tomam-se várias colheradas por dia. 
  • 25. O mamão maduro esfregado sobre a pele, tira as manchas, suaviza a cútis áspera, elimina as rugas produzidas pela idade. As mulheres nativas consideram o suco de mão como seu melhor cosmético.
  • 26. As sementes do mamão! Muitos sabem que a semente do mamão é um bom vermífugo, mas ignoram que ela tem igualmente outras aplicações na medicina doméstica. As sementes comidas em certa quantidade são eficazes contra o câncer e proveitosas contra a tuberculose. 
  • 27. Umas 10 ou 15 sementes frescas, bem mastigadas, favorecem eficazmente a excreção da bílis, atum contra as enfermidades do fígado e limpam o estômago.
  • 28. As sementes secas e moídas, em cozimento constituem um bom carminativo, um magnífico emenagogo e um vermífugo de primeira ordem.
  • 29. Contra os vermes intestinais empregam-se de uma só vez, uma colherinha ou mais, de sementes pulverizadas, misturadas com mel de abelhas. Repete-se a dose 2 ou 3 vezes ao dia.
  • 30. As raízes do mamoeiro, em decocção, são um tônico para os nervos e um remédio para as hemorragias renais. Também possuem propriedades antelmínticas. Cozinha-se um punhado em uma ou duas xícaras de água, adoça-se com mel, e toma-se durante o dia.
  • 31. As folhas do mamoeiro tem aplicação no preparo de um chá digestivo, que pode ser dado livremente ás crianças, visto ser inofensivo, não contendo teína ou mateína, como o chá - da - ribeira ou o chá - mate. Nos Estados Unidos, as folhas verdes do mamoeiro costumam ser secadas e reduzidas a pó, e empregadas  na confecção de remédios digestivos.
  • 32. O mamão maduro é laxante, diurético, emoliente e o mais poderoso digestivo que existe. Comido em jejum, pela manhã, é eficaz contra o diabetes, a icterícia e a asma. As sementes são um excelente vermífugo, mas também são eficazes contra a tuberculose e o câncer . O mamão promove a manutenção do equilíbrio ácido-alcalino do organismo, superior ao melão.
  • 33. A branca que envolve as sementes estão sendo usadas para o tratamento do câncer do cólon do útero.
  • 34. Repasse essas informações para as pessoas de seu círculo de amizade porque assim estará contribuindo para que a Saúde seja constante na existência delas. [email_address]

Nenhum comentário:

Postar um comentário