sábado, 19 de janeiro de 2013

O poder curativo da Babosa

O poder curativo da Babosa



Babosa, temos várias espécies, só o nome científico vai nos reportar a espécie certa.
As mais comuns são: Aloe vera e Aloe arborenses.

A Aloe vera é aquela da folha mais larga e mais grossa, também tem a sinonímia de Aloe barbadensis, e é a mais estudada cientificamente.

A Aloe arborensis, é muito comum nos jardins, e é a mais usada popularmente.

Sua ação terapêutica é antiinflamatória, refrescante, regenerador de tecidos, anticaspa, antiqueda de cabelos, cicatrizante.

Sua indicação é para uso externo em queimaduras, inclusive queimaduras do sol, acnes, eczemas, ferimentos, picadas de insetos.

É ótima como auxiliar no tratamento da erisipela, e disto eu posso dar meu testemunho pessoal, por duas vezes curei minha erisipela com medicamentos homeopáticos e babosa no local, coisa que em geral os médicos alopáticos não acreditam ser possível.

Tem também uso cosmético: como preventivo de rugas, para hidratar peles e cabelos secos.

Forma de usar : corta-se os espinhos laterais da folha, corta-se pedaços de mais ou menos 5 cm e depois corta-se ao meio, de forma a ficar exposto a parte interna onde tem a mucilagem, e ai aplica-se esta mucilagem no local desejado. Nas farmácias homeopáticas e de manipulação você pode encontrar o gel de babosa, shampoo e sabonete.

A babosa foi muito usada internamente na forma de suco, porém os estudos científicos comprovaram uma ação tóxica para o fígado, e portanto seu uso interno é desaconselhável, apenas pode ser usada com a indicação correta de um profissional que tenha formação em fitoterapia.

Algumas coisas você pode resolver em casa mesmo, e ai este conhecimento do poder curativo das plantas podem auxiliar muito, mas nunca deixe de procurar seu médico quando os sintomas persistirem.

Visitem e Curtam nossa página no https://www.facebook.com/InstitutoDeTerapiasIntegrativasMariaLopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário