sábado, 6 de julho de 2013

ABACATE TEM AÇÃO ANTI GORDURINHAS

ABACATE DIMINUI RISCO DE SINDROME METABOLICA (1)
A revista cientifica “Nutrition Journal” publica artigo onde é mostrado que o consumo de abacate diminui em cinquenta por cento as probabilidades de vir a padecer da Síndrome Metabólica, além de se relacionar com uma melhor qualidade da dieta. 

Os resultados revelaram que 347 adultos que consumiram abacate em qualquer quantidade tinham uma ingestão significantemente maior de vários níveis de nutrientes e indicadores de saúde mais positivos quando comparados ao grupo controle (sem consumo de abacate). 



ABACATE DIMINUI RISCO DE SINDROME METABOLICA (2)

Assim é que ingeriam 48 % mais vitamina C, 36% mais de fibra dietética e 23% de magnésio. 

Também foi demonstrado que ingeriam de forma significativa mais gordura insaturada: 18% de gorduras monoinsaturadas e 12% de poliinsaturadas, embora a ingestão calórica media tivesse sido semelhante aos que não consumiram abacate.



ABACATE DIMINUI RISCO DE SINDROME METABOLICA (3)


Por outro lado, os consumidores de abacate tinham um Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo do que os não consumidores e a circunferência da cintura também menor em 4 centímetros em média, e um colesterol HDL (bom colesterol) em níveis mais elevados. 

O consumo diário médio foi em torno da metade de um abacate de tamanho médio, um pouco maior nos homens em relação as mulheres.

Mais magra com abacateabacate

Ele sempre teve a fama de engordar. Mas, agora, pesquisadores do mundo todo afirmam que a fruta emagrece! E não aumenta as taxas de colesterol como se pensava. Ao contrário: faz bem para o coração e ainda deixa a pele mais bonita

Nem todo mundo dá bola para o abacate, mas só até descobrir seus poderes. Para citar alguns: protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. E, apesar de ter passado décadas com a fama de engordar, os novos estudos revelam que ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece!
 “Os pesquisadores também constataram que o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”, diz a  nutricionista Valéria Pascoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo:
"- O segredo é você comer a fruta com frequência e em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves".

Ação antigordurinhas
Boa parte dos benefícios do abacate é mérito do ácido oleico – a mesma gordura boa do azeite de oliva. Presente na polpa numa proporção excepcional, ele aumenta a sensação de saciedade (você fica feliz com menos comida) e adia a fome.

Também baixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo. Eis aí um atrativo e tanto para quem vive de olho no ponteiro da balança.

Consumida na hora de dormir, a fruta promove outro efeito: “-Nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção à noite.”

 O que isso tem a ver com a cintura sequinha?

 “-No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia”, garante o consultor de nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário