quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Homeopatia entre a violência e o afago

ATROPA BELLADONNA - ENTRE A VIOLÊNCIA E O AFAGO.

PERSONALIDAES HOMEOPATÍCAS

Medicação usada pelo Drº Hanhemann Repetiu a experiência com outras drogas, como o mercúrio, a belladona, a digital, sempre no homem sadio, concluindo por elaborar a doutrina homeopática, resumida na expressão : "similia similibus curantur".
Samuel Hahnemann

Eis uma medicação singular. Uma das mais usadas, mais estudadas e claro, mais cheia de detalhes que podem nos prender em interpretações errôneas. Descrita e estudada por muitos pesquisadores da Homeopatia, a Atropa Belladona é um arbusto chamativo e muito bonito, cresce para o alto e abre-se ao céu numa floração bastante própria. Dessa forma ela se entrega desesperadamente aos céus, como que suplicando e como isso pode ser visto em sua personalidade.


Seu efeito mortal é bastante conhecido, sendo usada como veneno pelos primeiros químicos do século passado e já descrito pelos antigos povos – bruxos, alquimistas, filósofos, sacerdotes e pelos primeiros médicos.

 Observaremos seus pontos importantes e desdobramentos físicos:

1. De um modo geral, Belladona possui os seguintes pontos a serem observados fisicamente ou constituição física:
- Nas crianças a robustez, vitalidade, pletora. (lembremo-nos da escarlatina), muito discutida, seu uso contra e a favor.
- Na circulação compromete fluxos, criando congestão e provocando dores pulsantes,
- os sentidos são aumentados, reparamos o olfato e a sensibilidade visual, entretanto o que chamamos de sensibilidade visual é restrita a impressões detalhistas do que se vê, quase um raio x de implicância,
- Os espasmos são muito dolorosos com dores neuvrágicas e em súbito, (Belladona não manda aviso, como veneno que é chega sorrateiramente e forte/brusca), com grande sensibilidade a luz, ruídos e toques.
Seu estado agudo é demarcado por rapidez de desdobramentos, às vezes de forma sorrateira e possui - GRANDE INTENSIDADE dos sintomas (a Faringite é considerada um grande marcador de Belladona especialmente nas crianças).

- Desmaio é SÚBITO e se segue de ataques violentos, em sua maioria a febre alta aparece. Por isso ser comum o uso dessa medicação nos estados febris ligados a inflamações de garganta,

- Calor ardente, vermelho brilhante, latejante, ressecamento,

- Cabeça quente com mãos e pés frios, (esse sintoma também se observa em Arnica), entretanto aqui nota-se o claro estado nocivo, que em arnica não aparece,

- Olhos reluzentes. Olhar estranho e totalmente fora da realidade.

- Entram facilmente em delírio, alucinações – neste estado que é físico, nota-se seu estado psicológico com medos demoníacos. 

Cólera e ira, o ódio se volta rapidamente.

Sintomas específicos físicos – sintomáticos físicos:
- Desejos de frutas cítricas como limonada, suco de maçã, limão, carambola e outras, são pontuais nos aspectos relacionados à comida e bebida.
- O estado de Belladona piora rolando na cama e movendo a cabeça, onde se observam os estados de tontura e vertigem, neste caso é notória a observação da doença de Meniere, com zumbidos no ouvido direito, seguido de vertigem.
- A face avermelhada é predominante, especialmente nos acessos de fúria e nas febres altas, bem como o aparecimento de Acnescom coloração vermelho vivo, pústulas e doloridas, que deixam cicatrizes descritas por SIL, THUJ, TUB.
- Lach descreve com pontualidade o desconforto de Belladona com incômodo INTOLERÁVEL da roupa apertada nas costa e nopescoço.
- A cabeça de uma Belladona pulsa com a dor, dor latente, como se fossem martelos enlouquecedores segundo Gels, que piora muito com ruídos, luz forte, sol escaldante e curvando-se para frente. É por esse motivo que sua melhora é notável em aplicações frias, locais úmidos e escuros.
- As dores de cabeça acompanham o frio intenso dos pés e o aumento da pressão arterial como se fosse estourar. Quanto mais dor, mais frio nos pés.
- No reto as hemorróidas são de uma dor latente e extremamente sensível ao toque,
- BRY descreve a piora da dor na Apendicite, a Colite como palpável e protuso, nos casos relacionados ao Abdome.
- Belladona tem problemas com Sulfa.
- Belladona tem sangue grosso, vermelho, saltado, são comedores de carne e detentores de adrenalina.


O SONO DE BELLADONNA É ESPECIAL:

- Ronca quase sempre, range dentes e em muitos casos podemos lembrar de bruxismo, fala e conversa enquanto dorme, pois seus sonhos são muito reais. Sonhos de queda, essa é a sua marca registrada, em qualquer sonho que tenha ele sente a queda, brusca, o que é comum os trancos ao acordar.

Sua constituição mental:

- Os ataques súbitos de raiva, violência e sanguinolento (pletórico), Belladona se contorcem de ódio e não de manhã, pela manhã costumam ser mansos e lentos ou mansos e rápidos,
- Sempre está em fuga, se escondendo e possui um medo enorme do sobrenatural,
- Quando esconde sua força, demonstra fragilidade ou vice-versa, mais sempre se atem a esses pontos e passará de um para outro com rapidez.
- Retração da expansão.
- Desejo de agredir as pessoas, de puxar os seus cabelos.
- Emoções e imaginações vívidas em especial com histórico de violência familiar, e essa violência marca Belladona por toda a vida. Essa personalidade não existe sem violência, seja em ações ou em relatos. Pode até se manter calma e é sempre boa gente, tem um abraço gostoso, seguro e quente.
- Por fim, não existe Belladona sem violência.

 DICAS:
  
 No diagnóstico diferencial observe atentamente: Glon, Stram. Deverá ser observado pela quantidade de alucinações vívidas que tem.
Medicação complementar: Calcárea Carbônica complementa Belladona e realmente é sua verdadeira amiga, fisicamente se parecem nos aspectos da obesidade.

 “Hahnemann estava certo.”
(atualmente esse texto sofre contestações)
escarlatina estudada por Hanhemann tão de perto é uma doença infecciosa causada pelo estreptococo beta hemolítico do grupo A (Streptococcus pyogenes), que atinge principalmente as crianças, em sua maioria meninos. A escarlatina é quase sempre uma complicação da faringite causada pelo mesmo agente, aparecendo cerca de 2 dias após o início dos sintomas dafaringite.
As pessoas infectadas pela bactéria, não têm apetite e sentem muitas dores na garganta, o que dificulta ainda mais a absorção de alimentos. A pele sofre alterações visíveis, como descamação,vermelhidão coceira.
Caracteriza-se por eritemas (vermelhidão cutânea) - que se espalham a partir do peito, deixando as palmas das mãos e pés, e a região em redor da boca inalterada - e febre. A língua inicialmente é amarela devido à inflamação, mas depois descama e torna-se vermelho-viva, com aparência de um morango.

A sua transmissão é feita pela saliva, por via nasal, tosse, espirros e respiração ou ainda através do contacto com vestuário e objetos contaminados.
Não sendo devidamente tratada, poderá ocorrer hemorragias no estômagobaço e intestino. Além da possibilidade de ocorrerconvulsõesinflamação nos rinsinfecção nos tímpanos e dores fortes nas articulações.


Podemos afirmar que: 

De certo e absoluto, todos podem ter a certeza de que o laço principal de Belladona é o seu veneno e sua violência. Todos os seus sintomas e suas demonstrações são violentas, tanto mental, emocional, físico e constitucional.

Podemos afirmar também que essa medicação se lança aos céus pedindo perdão pela sua encantadora beleza que mata, essa personalidade poderá viver em penitência e arrependimento, mais jamais deixará sua violência. 
Esse controle deve ser feito através de alimentação e esporte. 
A coisa mais difícil de se ver é um Belladona praticando Ioga ou Tai chi. Hidroginástica e até natação são ótimos para essa personalidade. O tenis e a dança também. 

Belladona é envergonhado, como um ursinho de pelúcia, muito carinhoso e gentil se bem direcionado, detentor de uma beleza e força que chamam a atenção. A administração da adrenalina poderá ser a chave para o controle e a harmonia dessa personalidade que tem a violência sofrida e imputada em algum período da sua gestação ou até a sua formação primária com 7 anos.

2 comentários:

  1. Olá Maria Lopes, vim conhecer seu blog e agradecer sua visita, obrigada , volte sempre aquele cantinho é nosso. Já estou seguindo o seu que é maravilhoso! Parabéns!. Estou saindo deste para conhecer outros seus. Abraços, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Pro. Lourdes eu que agradeço por sua gentileza em visitar os Blogs Maria Lopes. Obrigada e Felicidades.

    ResponderExcluir