sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ALOE SOCOTRINA (Aloe.) Matéria Médica



Allen – tradução: Dr. João Corrêa Novaes

Adaptado para pessoas “deprimidas”; aversão ao trabalho mental e físico; fadiga mental ao trabalhar.

Pessoas idosas; especialmente mulheres relaxadas, hábitos fleumáticos. Extrema prostração, com transpiração; Que aparece todos os anos, quando o Inverno se aproxima (Psorinum).

Descontente e zangado consigo mesmo das suas queixas, especialmente quando está com prisão de ventre.
Doenças das muco-membranas; causam produção de muco gelatinoso da garganta ou do recto; afecta a membrana do recto de muco.

Dor de cabeça que passa pela testa.

Dores de cabeça: pioram pela comida, melhoram por aplicações frias (Arsenicum); alternando com lumbago; depois de evacuação insuficiente.

Diarreia: tem pressa para se fechar imediatamente depois de comer e beber (Crot. t.); com problemas no esfíncter anal; saindo cedo da cama pelas manhãs (Psorinum, Rum. Sulphur). Quando a flatulência passa, sensação que se evacuar passa (Oleander, Muriatic. Acid, Natrum muriaticum).

Cólicas: dores cortantes e opressivas na parte inferior direita do abdómen; cólica dolorosa, antes e depois de evacuar; todas as dores param depois de evacuar, saindo um suor profuso e ficando com uma grande fraqueza; ataques precedidos por uma obstinada prisão de ventre. Flatulência abundante, repugnante e queimante; muitos gases com poucas evacuações (Agaricus); queimantes no ânus depois da passagem dos gases. Fezes sólidas e massa de muco que sai involuntáriamente; fome durante a diarreia.

Antes de evacuar: ruído súbito e violento de peso no recto; durante a evacuação, tenesmo e muita flatulência; depois de evacuar, debilidade.

Hemorróidas: azuis, como cachos de uvas (Mu. ac.); constantes rolamentos descaidos no recto; hemorragia, ferida, dolorida, quente, aliviada por água fria; comição intensa.

Relações: como Sulphur, em muitas doenças crónicas com pletora abdominal e congestão da circulação portal; desenvolve erupções suprimidas.

Semelhante a: Amonium muriaticum., Gamb., Nux, Pod.

Agravação: de manhã cedo; vida sedentária; tempo quente e seco; depois de comer ou beber; ao sentar-se ou ao andar.

Melhoria: água fria; tempo frio; descarga de gases e fezes.

http://materiamedicahomeopatica.blogspot.com.br/2010/03/allen-traducao-dr-joao-correa-novaes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário