terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Magnesia Carbonica Sente todo o corpo cansado e doloroso, especialmente as pernas e os pés

MAGNESIA CARBONICA

Para pessoas, especialmente crianças com disposição irritável, temperamento nervoso (Chamomilla); febre relaxada; cheiro a azedo em todo o corpo (Rheum).
Sente todo o corpo cansado e doloroso, especialmente as pernas e os pés; irrequieto, sofrido.
Afecções espasmódicas do estômago e intestinos (Colocynthis, Magnesia phosphorica), secreção que aumenta das membranas mucosas.
Sono agitado, mais cansado ao acordar do que ao deitar (Bryonia alba, Conium, Hepar sulphur, Opium, Sulphur).
Desejo imoderado pela carne nas crianças de família de tuberculosos.
Ardor no coração: vómitos com sabor azedo, eructações; da gravidez.
Dores: nevrálgicas, como raios, piora do lado esquerdo (Colocynthis; insuportáveis durante o repouso, tem que se levantar e caminhar (Rhus); dor de dentes, durante a gravidez que piora à noite.
Dor no vertex como se o cabelo fosse puxado (Kali nitricum, Phosphorus).
Regras: precedidas pela garganta dolorida (Lac caninum), parto doloroso, cólicas com dores cortantes, dores nas costas, fraqueza, sensação de frio; fluxo somente à noite ou quando se deita, cessa quando caminha
(Amonium muriaticum, Kreosotum - contrário a Lilium); acre, escura como breu; dificuldade de se lavar (Medorrhinum).
Diarreia: precedidas por cólicas cortantes que o obrigam a dobrar-se em dois; ocorre regularmente cada três semanas; fezes verdes, espumosas, como a espuma de uma rã pequena; branca, gordurosa como massa que aparece nas fezes; o leite não é digerível nos bebés que estão a ser amamentados.
Quando a Magnesia em bruto foi tomada para “adoçar o estômago”; se os sintomas correspondem, o remédio dinamizado dará alívio.
Relações: complementar a: Chamomilla.
Agravação: mudança de temperatura; cada três semanas; descanso; leite, durante as regras.
Melhoria: ar quente, mas piora com o calor da cama (Ledum palustre, Mercurius. – melhor na cama quente, Arsenicum album).


MAGNESIA MURIATICA

Especialmente adaptado a doenças da mulher; doenças histéricas e espasmódicas, complicadas com doenças uterinas; que sofreu por muitos anos de ataques de indigestão ou problemas biliosos.
Crianças: durante a dificuldade da dentição não consegue digerir o leite; causa dor no estômago e fica indigesto; raquítico, fraco, deseja doces.
Grande sensibilidade ao ruído (Ignatia, Nux vomica, Theridion).
Cefaleia: cada seis semanas, na testa e à volta dos olhos; como se fosse rebentar; piora pela pressão forte (Pulsatilla), e envolvê-la num pano que a aquece (Silicea, Strontium.).
Grande tendência a haver suor na cabeça (Calcarea carbonica, Sanicula, Silicea).
Aumento continuo de espuma branca para a boca.
Eructos, que têm cheiro a ovos podres, como cebola (respiração com cheiro a cebola, Sinapis).
Dor de dentes; insuportável quando a comida toca nos dentes.
Dor pressionante no fígado, quando caminha e toca nele, fígado duro, aumentado, piora quando se deita do lado direito (Mercurius, Kali carbonicum).
Obstipação: fezes duras, insuficientes, largas, com bolinhas, como caganitas de ovelha; dificuldade ao passar; que se desfazem na margem do anus (Amonium muriaticum, Natrum muriaticum); dos bebés durante a dentição.
Urina: amarela-pálida, só pode sair se se fizer força com os músculos abdominais; fraqueza da bexiga.
Regras com grande excitação a cada período; fluxo preto, coagulado; espasmos e dores piora nas costas quando caminha, estendendo-se para as coxas; metrorragia, piora à noite na cama, causando histeria (Actaea racemosa, Caulophyllum).
Leucorreia: depois do exercício; cada vez que evacua; com espasmos uterinos; seguido de metrorragia; duas semanas depois das regras por três ou quatro dias (Bar., Bovista, Conium).
Palpitação e dores cardíacas quando se senta, piora pelo movimento (compara, Gelsemium).
Relações: compara: Chamomilla nas doenças das crianças.

MAGNESIA PHOSPHORICA

Melhor para pessoas magras e finas, de um grande nervosismo; tez escura.
Afecções do lado direito do corpo; cabeça, ouvidos, face, peito, ovários, nervo ciático (Belladonna, Bryonia alba, Chelidonum, Kali carbonicum, Lycopodium, Podophyllum).
Dores: agudas, cortantes, tipo facada; em pontada; como raios, indo e vindo (Belladonna); paroxismo intermitente que fica quase intolerável, levando o paciente a um frenesi; rapidamente muda de lugar (Lac caninum, Pulsatilla), com uma sensação de constrição (Cactus grandiflorus, Iodum, Sulphur), cãibras, nas afecções nevrálgicas do estômago, abdómen e pélvis (Caulophyllum, Col.).
Grande pavor: do ar frio; de se destapar; tocar na zona afectada; ao tomar um banho de água fria ou ao lavar-se; de se mover.
Debilitado, cansado, exausto; incapaz de se levantar.
Doenças por ficar na água fria ou de trabalhar com argila fria (Caladium).
Afecções da dentição das crianças; espasmos durante a dentição, sem febre (com febre, cabeça e pele quente, Belladonna).
Cefaleia: começa na zona occipital e estende-se por toda a cabeça (Sanguinaria, Silicea); das miúdas da escola; face vermelha, ruborizada; por emoção, esforço ou estudo difícil; piora das 10 às 1h00 ou das 4h às 5h00; melhora pela pressão e calor externo.
Nevralgia: da face, supra ou infra-orbital; lado direito; intermitente, como um dardo, cortante; piora pelo toque, ar frio, pressão; melhora pelo calor externo.
Dor de dentes: à noite; rapidamente muda; piora comendo, bebendo, especialmente coisas frias; melhora pelo calor (melhora pelo frio, Bryonia alba, Coffea, Ferrum phosphoricum).
Espasmos ou cãibras do estômago, com a língua limpa, como se uma banda puxasse e apertasse à volta do corpo.
Cólicas: flatulência, forçando o paciente a dobrar-se em dois; melhora pelo calor, friccionando e com pressão forte (Colocynthis, Plumbum).
Regras: cedo; fluxo escuro, em fio; dores que piora antes, melhora quando o fluxo começa (Lachesis, Zincum); dores em dardo, como raios, piora do lado direito, melhora pelo calor e dobrando-se em dois; Vaginismo.
Enurese: nocturna; por irritação nervosa; urina, pálida, copiosa; depois de cateterização.
Cãibras: das extremidades; durante a gravidez; dos escritores, pianistas ou violinistas.
Relações: compara: Belladonna, Caulophyllum, Colocynthis, Lycopodium, Lac caninum, Pulsatilla, Chamomilla. Análogo vegetal.
Agravação: ar frio; uma corrente de ar frio ou vento frio; banhos ou lavagens com água fria; emoções; toque.
Melhoria: dobrando-se em dois; calor; aquecendo-se; pressão (dores ardentes que melhora pelo calor, Arsenicum album).


MEDORRHINUM
O vírus da gonorreia - Nosódo

Para os efeitos constitucionais da gonorreia mal tratada e suprimida, quando o melhor remédio escolhido falha para aliviar ou progride permanentemente.
Para pessoas que sofram de gota, reumatismo, nevralgia ou doenças da espinha dorsal e a suas membranas – mesmo lesões orgânicas acabando em paralisia – que podem ser um sinal de origem sicótica.
Para mulheres, com ovarite crónica, salpingites, celulite pélvica, fibróide, cistos, e outros crescimentos mórbidos do útero e ovários, especialmente se os sintomas apontam para a malignidade, com ou sem origem sicótica.
Para cirroses, carcinomas ou cancro; desenvolvimento agudo ou crónico, quando os sintomas correspondem e uma história de sicose possa estar traçada.
Tem a mesma relação da afecção crónica da sicose profunda da espinha dorsal e do sistema nervoso simpático, que o Psorinum tem para as afecções profundas da pele e das membranas mucosas.
Crianças pálidas, raquíticas; atrofia no crescimento (Baryta carbonica); mentalmente, lento e fraco.
Grande calor e dor, com o aumento das glândulas linfáticas por todo o corpo.
Abatimento dos tísicos; fadiga; grande depressão da vitalidade.
Dores: artrítica, reumática, uma sequela da gonorreia suprimida (Daphne indica, Clematis); constrição, parece que o corpo está todo atado (Cactus); todo dolorida, como se tivesse um hematoma (Arnica, Ledum).
Treme todo (subjectivo) intenso nervosismo e exaustão profunda.
Estado de colapso, deseja o ventilador todo o tempo (Carbo vegetabilis); deseja ar puro; pele fria, no entanto destapa-se (Camphora, Secale); frio e molhado com transpiração fria (Veratrum).
Cabeça: - fraqueza da memória; não consegue lembrar-se de nomes, palavras ou iniciais de letras; tem que perguntar os nomes aos amigos mais chegados; até mesmo esquece o seu nome.
Não consegue soletrar correctamente; tem curiosidade em saber como um nome conhecido é soletrado.
Perda constantemente do fio da conversa.
Grande dificuldade em dizer os seus sintomas, a pergunta tem que ser repetida como se ela se perdesse.
Não consegue falar sem chorar.
Precede a morte; sempre antecipando.
Irritado por uma ninharia; contrariado durante o dia, e à noite alegre.
Muito impaciente; rabugento.
Ansioso, nervoso, extremamente sensível; começa ao mínimo barulho.
O tempo passa lentamente (Alumina, Argentum nitricum, Opium, Cannabis indica).
Está sempre numa grande pressa; quando faz algo é com tanta rapidez que fica fatigada.
Muito sintomas pioram quando pensa neles (as dores voltam logo que pensa nelas, Oxalic. Acidum).
Cabeça: dor intensa com ardor no cérebro, piora no cerebelo; estende-se pela coluna abaixo.
Sente a cabeça leve e é puxada para trás.
Sensação de aperto e constrição; estende-se para baixo em toda a extensão da espinha dorsal.
Cefaleia e diarreia pela vibração dos carros.
Garganta: sensação de que tivesse uma constipação grave, com uma dor angustiante nos ossos; garganta dolorida e inchada, a deglutição tanto de sólidos como de líquidos é impossível (Mercurius).
Garganta constantemente com muco em filamentos espessos acastanhados ou ensanguentados na parte posterior das narinas (Hydrastis).
Apetite: fome voraz imediatamente depois de comer (Cina, Lycopodium, Psorinum).
Sede constante, mesmo nos sonhos está bebendo.
Desejo insaciável: por licor, que antes detestava (Asarum); por sal (Calcarea carbonica, Natrum muriaticum); por doces (Sulphur); por cerveja, gelo, ácidos, laranjas, fruta verde.
Intestinos: fezes: frequentes, como barro, lentas, não consegue fazer esforço pela sensação de prolapso do recto (Alumina).
Constrição e preguiça dos intestinos com fezes como bolas (Lachesis).
As fezes somente passam se inclinar muito para trás; muito dolorosas, como se houvesse um pedaço na superfície posterior do esfíncter; muito doloroso que chega a causar choro.
Dores agudas, como se fossem agulhas no recto.
Mistura lamacenta pelo anus, odor fétido de peixe em salmoura (Causticum Hepar sulphur).
Órgãos urinários: dor intensa na região renal (nas costas), melhora por uma urina profusa (Lycopodium).
Cólicas renais; dor intensa nos ureteres, com a sensação da passagem de cálculos (Berberis, Lycopodium, Ocimum canum) deseja gelo.
Enurese nocturna: grande quantidade de urina com cheiro a amoníaco e com uma cor forte na cama todas as noites; piora por muito esforço no trabalho, calor ou frio de extremos, quando o remédio bem seleccionado falha; com uma história de sicose.
Tenesmos dolorosos da bexiga e dos intestinos quando urina.
Órgãos sexuais: regras: profusas, muito escuras, coaguladas; sente dificuldade em lavar-se (Magnesia carbonica).
Metrorragia: no climatério; profuso por semanas, fluxo escuro, coagulado, repugnante; em jorros, ao moverse; com doença maligna do útero.
Cólicas menstruais intensas, com puxadas para cima dos joelhos e dores terríveis para baixo como dores de parto; tem que pressionar os pés contra o suporte, como no parto.
Prurido intenso dos lábios e vagina, piora pensando nisso.
Peitos e mamilos doloridos e sensíveis ao toque.
Seios frios como gelo ao toque, especialmente os mamilos, resto do corpo quente (durante as regras).
Órgãos respiratórios: asma: choque causado por uma fraqueza ou espasmo da epiglote; laringe tapada, assim não entra ar, só melhora agarrando a face e projectando a língua.
Laringe ferida como se tivesse ulcerada.
Dispneia e sensação de constrição; pode inalar com facilidade, mas não tem força para expirar (Sambucus).
Tosse: seca, incessante, difícil; dolorosa, como se a membrana mucosa rasgasse pela laringe; profunda, oca, como se tossisse num barril; piora à noite, por doces, ou deitando-se; melhora deitando-se de sobre o estômago.
Saliva: albuminosa, espumosa; verde com bolas pequenas amargas; viscosa, dificuldade para engolir.
Tuberculose incipiente; dores intensas no meio dos lóbulos.
Costas e extremidades: dor nas costas entre as omoplatas; toda a extensão da espinha dorsal dolorida ao toque (Chin. S.).
Calor e ardor intenso, começando na nuca e estendendo-se para baixo na espinha dorsal, com contracção rígida, piora esticando-se.
Reumatismo em cima do ombro e braço; dores que se estendem para os dedos, melhora pelo movimento (direito, Sanguinaria – esquerda, Ferrum).
Vértebra lombar dolorida e sensível ao toque.
Dor no sacro, cóccix, e no quadril, à volta e para baixo dos membros.
Dores nas pernas, do quadril para os joelhos; somente quando anda.
Pernas pesadas, sente-se como se tivesse chumbo; andar é muito difícil, as pernas estão muito pesadas.
Os membros inferiores doem a noite toda, não deixando dormir.
Intensa inquietude e pernas e pés impacientes (Zincum).
Ardor terrível nas pernas e braços durante uma tempestade.
Dor nas pernas, com incapacidade de mantê-las quietas na cama, piora quando relaxa, ao tentar dormir.
Pernas e pés frios; das mãos e dos antebraços.
Sensação de puxão e contracção nos tendões das pernas e tornozelos; cãibras nas plantas dos pés (Cuprum metallicum).
Os tornozelos ficam facilmente magoados quando caminham (Carbo animalis, Ledum).
Ardor nos pés e mãos, quer tapá-los e ventilá-los (Lachesis, Sulphur).
Quase perda total da força nervosa nas pernas e nos braços; cansado pelo mínimo esforço.
Rigidez dolorosa de cada articulação do corpo.
Deformação das articulações dos dedos; articulações inchadas; inchaço e rigidez dolorosa dos tornozelos; grande sensibilidade dos calcanhares e goteiras dos pés; inchaço de todas as articulações.
Relações: compara: Ipeca, na tosse seca; Camphora, Secale, Tabacum, Veratrum, no colapso; Picricum acidum, Gelsemium, incapacidade para caminhar; Aloe, Sulphur, diarreia matinal.
O ardor dos pés de Sulphur e a inquietude das pernas e dos pés de Zincum são ambas descobertas ao mesmo tempo no Medorrhinum.
Agravação: quando pensa nisso, Helonias dioica., Oxalicum acidum.); calor ao tapar-se; esticando-se; tempestades; ao mínimo movimento; doces; da luz do dia ao pôr-do-sol (ao contrário de Syphilinum).
Melhoria: na exposição ao vento perto do mar (ao contrário de Natrum muriaticum); deitando-se sob o estômago; tempo húmido (Causticum, Nux vomica).


MELILOTUS ALBA

Congestões, aliviadas por hemorragias.
Alargamento das veias em qualquer parte do corpo.
Cefaleias nervosas ou cefaleias violentas e congestivas; epistaxes que dão alívio (Bufo rana, Ferrum phosphoricum, Magnesia sulphurica).
Convulsões: das crianças nervosas durante a dentição (Belladonna); espasmos infantis, eclampsia, epilepsia.
Melancolia religiosa com uma face vermelha intensa; insanidade mental, em estados iniciais, para aliviar o cérebro da pressão e irritação.
Nariz sangrando precedido por vermelhidão intensa, rubor da face e palpitação das carótidas (Belladonna); com alívio geral.
Face muito vermelha, precede de hemorragia de cada órgão.
Obstipação: difícil, dolorosa, constrição no anus; latejante, plenitude; não tem desejo de evacuar até ter uma grande acumulação de fezes (Alumina).
Relações: compara: Amygdalae, Antimonium crudum na epistaxe depois de cefaleia, mas não alivia; Belladonna, Glonoinum, Sanguinaria na cefaleia congestiva, face vermelha, cabeça quente.
Agravação: na aproximação de uma tempestade; tempo chuvoso, e mudança de tempo.


MENYANTHES TRIFOLIATA

Doenças pelo abuso da Chinchona e quinino.
Febres, em que a fase fria predomina; sente muito frio no abdómen e pernas.
Cefaleia: pressão no vertex para baixo, melhora durante a pressão forte com uma mão (Veratrum); como se em cada passo, um peso pressionasse sobre a cabeça (Cactus grandiflorus, Glonoinum, Lachesis); piora elevando-se (Calcarea); muitas vezes com as mãos e os pés gelados (Calcarea, Sepia).
Ansiedade ao redor do coração, como se algum mal estivesse próximo.
Tensão: na raiz do nariz; nos braços, mãos, dedos; na pele, como se várias extensões fossem pequenas e estivessem acumuladas para dentro com força.
Relações: compara: Cactus grandiflorus, Calcarea, Gelsemium, Sepia, Magnesia muriatica, Paris quadrifolia.
Segue-se bem: Capsicum, Lachesis, Lycopodium, Pulsatilla, Rhus, Veratrum.
Agravação: durante o repouso; deitando-se.
Melhoria: pressão nas partes afectadas.

MERCURIUS

Melhor adaptado para pessoas com o cabelo louro; pele e músculos flácidos.
Nas doenças dos ossos, dores que pioram à noite; inchaço glandular com ou sem supuração, mas especialmente se a supuração for muito profusa (Hepar sulphur, Silicea).
Inchaços frios; abcessos, que demoram a supurar.
Transpiração profusa que aparece em cada doença, mas não melhora; pode mesmo aumentar o sofrimento (transpiração profusa alivia, Natrum muriaticum, Psorinum, Veratrum).
Grande fraqueza e tremor pelo mínimo esforço.
A respiração e o corpo cheiram mal (Psorinum).
Discurso rápido feito à pressa (Hepar sulphur).
Catarro: com muito espirros; fluente, acre, corrosivo; narinas vivas, ulceradas; pus amarelo-esverdiado, fétido; ossos nasais inchados; piora à noite e pelo tempo húmido.
Dor de dentes: pulsante, lacerante, dilacerante, indo para a face ou ouvidos; piora no tempo húmido ou ar da noite, calor da cama, por coisas frias ou quentes; melhora por friccionar a bochecha.
Coroa do dente cai, a raiz permanece (a coroa fica intacta e a raiz do dente cai, Mezereum).
Ptialismo; persistente, ensaboado, em cordão, profuso, fétido, cor de cobre, saliva com sabor a metal.
Língua: larga, flácida, mostra as marcas dos dentes (Chelidonium, Podophyllum, Rhus); dolorosa, com úlceras; vermelha ou branca.
Sede intensa no entanto a língua parece molhada e a saliva é profusa (boca seca, mas sem sede, Pulsatilla).
Papeira, difteria, amigdalite com saliva acre profusa; língua larga, flácida, com a marca dos dentes; língua com a forma de mapa (Lachesis, Natrum muriaticum, Taraxacum).
Difteria: amígdalas inflamadas, úvula inchada, alongada, desejo constante de engolir; membrana espessa, cinzenta, rasgada com bordas aderentes ou livres.
Disenteria: fezes lodosas, sangrentas, com cólicas e fraqueza; grande tenesmo durante e depois, não melhora por evacuar, seguidas de arrepios e sensação de que “nunca acabam”.
Quanto mais sangue houver mais é indicado.
A quantidade de urina em vácuo é maior do que a quantidade de água bebida; desejo frequente de urinar.
Emissões nocturnas manchadas com sangue (Ledum palustre, Salsaparilha).
Leucorreia: acre, ardente, comichão com crueza; sempre piora à noite; prurido, piora pelo contacto da urina que tem que se lavar logo (Sulphur).
Náusea de manhã; saliva profusa, humedece a almofada ao dormir (Lac. Ac.).
Seios doloridos, como se ulcerassem em cada período menstrual (Conium, Lac caninum); leite nos seios em vez das regras.
Tosse: seca, fatigante, ansiosa; em dois paroxismos, piora à noite e pelo calor da cama; com incapacidade total de se deitar no lado direito.
Afecta o lóbulo inferior do pulmão direito; pontadas que vão para as costas (Chelidonium, Kali carbonicum).
Supuração dos pulmões, depois de hemorragias da pneumonia (Kali carbonicum).
Úlceras das gengivas, língua, garganta, dentro da bochecha, com salivação profusa; irregular na sua forma, bordas indefinidas; tem um olhar sujo e sem saúde; degenerescência gorda rodeada com uma aureola escura; aptas a desenvolverem-se juntas (as úlceras sifilíticas são circulares, atacam a parte posterior da boca, garganta, e têm bordas bem definidas, estão rodeadas com uma cor de cobre, e não se estendem para onde apareceram primeiro).
Extremidades tremendo, especialmente as mãos, paralisia agitada.
Relações: seguem-se bem: depois de, Belladonna, Hepar sulphur, Lachesis, Sulphur, mas não devem ser dados antes ou depois de Silicea.
Se for dado em potências baixas (fracas) acelera mais a supuração do que cessa.
Os maus efeitos de Mercurius são antídotizados por Aurum, Hepar, Lachesis, Mezereum, Nitric acid, Sulphur, e por uma forte potência (alta) de Mercurius, quando os sintomas correspondem.
Compara: Mezereum, seu remédio análogo, para os maus efeitos de grandes doses ou por repetições frequentes.
Doenças causadas pelo açúcar, picadas de insectos, vapores de arsénico ou cobre. Doenças que aparecem no Inverno.
Agravação: à noite; tempo seco e húmido (Rhus); no Outono, dias quentes e frios, noites húmidas, deitando sobre o lado direito; transpiração.
Mercúrio é piora pelo calor da cama, mas melhora por descansar na cama.
Arsenicum é melhora pelo calor da cama, mas piora por descansar na cama.


MERCURIUS CORROSIVUS

Doenças do Homem, sifilíticas; úlceras corrosivas com pus acre; doença de Bright.
Disenteria e doenças de verão no canal intestinal, ocorrendo de Maio a Novembro.
Tenesmos: do recto, não melhora pela evacuação (piora por evacuar, Nux vomica); incessante, persistente; fezes quentes, insuficientes, ensanguentadas, com baba; repugnantes; tiras de muco das membranas com cólicas horríveis, e dores cortantes.
Tenesmos: da bexiga, com ardor intenso na uretra; urina quente, com ardor, insuficiente ou suprimida; em gotas com grande dor; sedimento ensanguentado, castanho como barro; albuminoso.
Gonorreia: segundo estágio, descarga esverdeada, piora à noite; grande ardor e tenesmo.


MERCURIUS DULCIS

Afecções catarrais das membranas mucosas, especialmente do olho e ouvido.
Inflamação catarral do ouvido médio (Kali m.).
Trompa de Eustáquio fechada; surdez catarral e otorreia nas crianças psóricas; surdez dos idosos (Kali. M.):
Afecções agudas da próstata depois de feridas mal tratadas.
Surdez e afecções catarrais das narinas, garganta, e faringe, pelas amálgamas de mercúrio.
Diarreia: das crianças; fezes gordurosas e verdes; como pedaços de ovos; profusa, causando ferida no ânus.

MERCURIUS CYANIDE

Difteria maligna com intensa vermelhidão da garganta e grande dificuldade ao engolir; formação de pseudomembranas que se estendem à volta e para baixo da garganta; difteria gangrenosa, pútrida, com ulceração; crupe membranosa.
Grande cansaço; extrema prostração; não se aguenta em pé pela fraqueza.
Quando corresponde ao gene epidémico, como cada outro remédio, é eficaz como um profilático.


MERCURIUS PROTO IODIDE

Afecções diftéricas e da garganta onde as glândulas cervicais e parótidas estão muito aumentadas; a membrana começa ou piora do lado direito; piora pelas bebidas quentes, e se não beber nada (Lachesis).
Língua: saburra espessa e amarela na base (Kali bichromicum – saburra dourada na base, Natrum phosphoricum; suja ou com saburra esverdeada na base, Natrum sulphuricum); ponta e bordas da língua vermelhas; o lado direito da garganta e pescoço mais afectados.
Cancro, os sintomas secundários raramente se seguem se se der uma dose adequada. Grande aumento das glândulas inguinais, sem disposição a superar.


MERCURIUS BINIODIDE

Afecções diftéricas e glandulares do lado esquerdo; garganta vermelha escura; dor quando engole sólidos ou líquidos; Pequena exsudação, facilmente isolada; casos frequentes de escarlatina, úlceras na garganta ou nas amígdalas; glândulas aumentadas; torrões duros e esverdeados na faringe ou narinas posteriores.
Faringite tubercular.


MERCURIUS SOLUBILIS
Mercúrio solúvel de Hahnemann

Afecções nervosas depois de descargas suprimidas especialmente em pacientes psóricos (Asafoetida).
Afecções escrofulosas e glandulares das crianças.
Otorreia: ensanguentada, descarga repugnante, com dores dilacerantes e tipo facada; piora do lado direito, à noite e deitando-se do lado afectado.
Furúnculos e bolhas no meato externo (Pic. Ac.).
Pólipos e excrescências de fungos no meato externo (Mar. v.; Thuya).
Secreção nasal acre, com cheiro a queijo velho; narinas, vermelhas vivas e ulceradas.
Epistaxe: quando tosse; à noite durante o sono; pendurado como uma coágulo em fio pelo nariz, como um pingente de gelo.
Gonorreia: descarga verde, piora à noite; desejo para urinar; ardor intolerável na parte anterior da uretra quando passam as últimas gotas, prepúcio quente, aumentado, edematoso e sensível ao toque; de um carácter tórpido, com ameaça ou supurando bubão.
Cancro: primário; com uma base gordurosa; com o fundo tipo queijo e as margens vermelhas invertidas; fundo, redondo, penetrante, avançando para o prepúcio; sangrando, doloroso; descarga fétida amarelada.
O remédio de Hahnemann para a Sífilis e doenças do trato genito-urinário. É raramente indicado se a língua está seca.
Doenças da pele; comichão intolerável, por todo o corpo, como picadas de insectos, piora à tarde e pelo calor da cama; ficando melhor ao coçar.
Fraqueza e cansaço dos membros; dolorido, hematoma.


MERCURIUS SULPHURICUS

Hidro-tórax, se ocorrer por doenças do coração e fígado; dispneia, tem que se sentar, não se consegue deitar; extremidades inchadas; fezes soltas, aquosas, causando um ardor e dor; ardor no peito.
“quando actua bem produz uma diarreia profusa, aquosa com grande alívio para o paciente; é tão importante como Arsenicum no Hidro-tórax.” – Lippe.
Relações: compara: Arsenicum album, Cinnabaris, Digitalis, Sulphur.


MEZEREUM

Para pessoas com cabelo claro, irresolutas de temperamento fleumático.
Eczema e erupções que dão comichão depois da vacinação.
Hipocondríaco e desanimado; indiferente a tudo e toda a gente; zangado por uma ninharia e a coisas perfeitamente inofensivas, mas depressa se arrepende disso.
Dor de dentes: nos dentes cariados (Kreosotum); sente uma dor alongada quando se tocam e quando toca com a língua, piora à noite; melhora com a boca aberta e na corrente de ar; as raízes apodrecem (o contrário de Mercurius).
Cefaleia, violenta depois de uma ligeira irritação; dolorosa ao mínimo toque; lado direito.
O couro cabeludo está coberto com uma camada densa como crosta, debaixo da qual existe pus ; o cabelo está colado e embaraçado; depois de um certo tempo o pus é icoroso, fica repugnante e cria bichos.
Úlceras com crostas espessas amarelo-branquiadas, debaixo das crostas sai um pus amarelo.
Vesículas que aparecem à volta das úlceras, comichão violenta, ardem como fogo (Hepar); à volta uma aureola vermelha viva.
Úlceras que queimam quando estão ligadas por compressas de linho, sangram quando são tiradas.
Eczema: comichão intolerável, piora na cama e pelo toque; exsudação serosa e copiosa.
Dores nevrálgicas ardentes depois de Zona.
Ossos, especialmente ossos longos, inflamados, inchados; dores durante a noite vão para baixo; depois de abuso de mercúrio, depois de doenças venéreas; cáries, exostoses, tumores moles de dentro para fora.
Dor no períosteo dos ossos longos que piora à noite na cama, ao mínimo toque, no tempo húmido (Mercurius, Phytolaca).
A criança coça a face continuamente, que está coberta de sangue; erupções húmidas; a comichão piora à noite; inflamação da face avermelhada.
Relações: compara: Causticum, Guaiacum, Phytolaca, Rhus.
Agravação: ar frio; água fria; à noite; toque ou movimento; maus efeitos do mercúrio ou álcool.
As epidemias que ocorrem em Janeiro e Fevereiro muitas vezes utiliza-se Mezereum.


MILLEFOLIUM

Doenças: por levantar pesos, por esforço excessivo, ou numa queda.
Vertigo: quando se mexe lentamente, mas não quando tem um exercício mais agitado.
Hemorragias: sem dor, sem febre; fluxo de sangue vermelho brilhante (Aconitum, Ipeca, Sabadilla); dos pulmões, brônquios, laringe, boca, nariz, estômago, bexiga, recto, útero; de origem mecânica (Arnica); de feridas (Hamamelis).
Feridas que sangram profusamente, especialmente depois de uma queda (Arnica, Hamamelis).
Hemoptise: depois de feridas; na tísica insipiente; nos pacientes com hemorroidal; de uma ruptura de um vaso sanguíneo.
Drenagem sem dor, pelo nariz, pulmão, útero; depois do parto ou aborto; depois de um grande esforço; preventivo na hemorragia pós parto.
Regras: cedo, profusas, prolongadas, suprimidas, com cólicas no abdómen.
Leucorreia das crianças por atonia (Calcarea).
Tosse: com sangue vermelho brilhante; nas regras suprimidas ou hemorróidas; com opressão e palpitação; depois de uma grande queda (Arnica); depois de um esforço violento; com sangue diariamente às 4 horas da manhã (Lycopodium).
Relações: compara: Erecht. Na epistaxe e hemoptise, sangue vermelho vivo.
Segue-se bem: depois de Aconitum e Arnica nas hemorragias.


MUREX PURPUREA

Pessoas com um temperamento melancólico.
Para as dores durante o climatério (Lachesis, Sepia, Sulphur). Grande depressão da alma.
Sensação de desmoronamento, que tudo desaparece, no estômago (Sepia).
O mínimo contacto dos genitais, causa uma excitação sexual violenta (irritação sexual excessiva levando ao auto-abuso, Origanum, Zincum).
Excitação violenta nos órgãos sexuais, e um desejo excessivo por um abraço (o contrário de Sepia).
Dores no útero ferido; uma sensação clara do útero (Helonias, Lysinum).
Sensação de ptose, como se os órgãos internos fossem puxados para baixo, tem que se sentar e cruzar os membros para melhora pela pressão (mas sem desejo sexual, Sepia).
Regras: irregulares, cedo, profusas, demoradas, coágulos grandes.
Leucorreia: piora pela depressão mental, contente quando a leucorreia piora.
Relações: compara: Lilium, Platina na ninfomania; Sepia na sensação de ptose, mas não tem erecção sexual.


MURIATIC ACID

Adaptado a pessoas com o cabelo escuro, olhos escuros e tez escura.
Irritável, rabugento, disposto a chatear e a arreliar (Nux); inquietude e vertigo.
Doenças de um tipo asténico, resmungão, inconsciente, de mau humor (irritante).
Ulceração com fungos com um abcesso e com pseudo depósitos membranosos do tracto intestinal.
Grande debilidade: logo quando se deita os seus olhos fecham; o maxilar inferior fica pendurado em baixo; deixa-se cair na cama.
A boca e o anus são principalmente afectados; a língua e o esfíncter anal estão paralisados.
Afecções malignas da boca; útil nas úlceras profundas e perfurantes; tendo uma base preta ou escura; repugnante; sem fôlego; prostração intensa; difteria, escarlatina e cancro.
Não consegue nem ver carne nem pensar nela (Nitric acid).
Se o anus está muito sensível mesmo com ou sem hemorróidas; anus dolorido durante as regras.
Hemorróidas: aumentadas, azuis, sensíveis e dolorosas ao toque; aparecem de repente nas crianças; muito dolorido para suportar o mínimo toque, mesmo ao sentar-se é incómodo.
Prolapso enquanto urina.
Diarreia: fezes involuntárias enquanto urina; flatulência passageira (Aloe); não consegue urinar se não tiver os intestinos a trabalhar ao mesmo tempo.
A urina cai lentamente; bexiga fraca, precisa de esperar muito tempo; tem que fazer muita pressão para que as fezes saiam.
Não consegue suportar o mínimo toque, nem mesmo tocar nos genitais (Murex).
Tifóide ou tifo; sono profundo e estúpido; inconsciente quando acorda; gemido ou murmúrio forte; língua seca, como couro, paralisada e com saburra nas bordas; fezes fétidas involuntárias enquanto a urina passa; deslizamento para baixo da cama; a pulsação interrompe-se em cada terceiro batimento.
Palpitação do coração é sentida na face.
Sardento: eczema solar.
Relações: segue-se bem: depois de Bryonia alba, Mercurius, Rhus.
Cura a fraqueza muscular que é seguida do uso em excesso do Ópio e do tabaco.


NAJA TRIPUDIANS

Insanidade suicida, cisma constantemente com problemas imaginários (Aurum).
Hipertrofia simples do coração.
Por restaurar um coração danificado por uma inflamação aguda, ou em consequência de alívio de hipertrofia crónica e lesões valvulares.
Tosse seca, irritante no estado agudo da cardites reumáticas, ou lesões orgânicas crónicas (Spongia).
Ameaça de paralisia do coração, pós diftérica.
Pulso irregular em vigor, mas regular no ritmo.
Incapacidade de falar com sufocação, nervoso, palpitação crónica, especialmente depois de falar em público; dor que piora pelo movimento de carro ou deitando-se de lado.
Dor com pontada intensa na região do coração.
Relações: compara: Arsenicum album, Cac., Crotalus, Lachesis, Myg., Sip.


NATRUM CARBONICUM

Constituições com aversão ao ar livre e que não gostam de fazer exercício, mental ou físico; imbecilidade.
Grande debilidade: causada pelo calor do verão (Antimonium crudum); exaustão pelo mínimo esforço, mental ou físico; pronto para sair depois de uma caminhada; efeitos crónicos da insolação.
Efeitos crónicos da insolação; agora, com o regresso ao tempo quente, sofre de cefaleias.
Emagrecimento com uma face pálida e círculos azuis à volta dos olhos, pupilas dilatadas; urina escura; anémico; pele leitosa e grande debilidade.
Incapacidade para pensar ou para elaborar algum trabalho mental; causa cefaleia; sente-se estupefacto se tenta fazer um esforço pessoal; compreensão difícil, lenta.
Melancolia e apreensão intolerável; está completamente ocupado com pensamentos tristes.
Ataques de ansiedade e inquietude durante uma tempestade com relâmpagos (Phosphorus); piora com a música (Sab.).
Cefaleia: pelo mínimo esforço mental; pelo sol ou trabalhando debaixo da luz da soldadura (Glonoinum, Lachesis); com tensão na nuca e na região occipital antes das regras; sente a cabeça muito grande, como se fosse incendiar.
Face pálida, com círculos azuis à volta dos olhos; pálpebras inchadas; catarro; muco na garganta e nas narinas posteriores; insistência constante de tirar o muco espesso da garganta; saindo da garganta para as narinas posteriores.
Catarro: estende-se para as narinas posteriores e garganta; tira muito muco da garganta; descarga profusa durante o dia, pára à noite (Nux vomica).
Descarga rija, repugnante, amarela, verde, com cheiro a bolor; muitas vezes cessa depois de uma refeição.
Aversão ao leite; diarreia por beber leite.
Sensação de angústia como se tudo viesse para fora (Agaricus, Lilium, Murex, Sepia); pesadez, piora sentando-se, melhora movendo-se.
Descarga de muco pela vagina depois de um abraço, causando saciedade.
Deslocamento e entorse fácil do tornozelo (Ledum); tão fraco que nem se aguenta; pernas arqueadas (Carbo animalis, Natrum muriaticum).
Relações: compara: Natrum sulphuricum, vómitos como fermento; Calcarea, Sepia.
Segue-se bem: depois de Sepia na sensação de angústia.
Agravação: pela música; ao sol; calor de verão excessivo; esforço mental; uma tempestade.


NATRUM MURIATICUM

Para os anémicos e caquécticos; se for por causa de perda de fluídos – regras profusas, perdas seminais – ou afecções mentais.
Grande emagrecimento; perdendo peso mas ao mesmo tempo vive bem (Abrotanum, Iodum); garganta e pescoço da criança emagrecido durante as doenças de verão (Sanicula).
Grande aptidão para constipações (Cal., Kalium carbonicum).
Irritabilidade: a criança contraria quando falam com ela; chora pela mínima coisa; fica contente com qualquer coisa (com qualquer bagatela em dinheiro por exemplo), especialmente quando a consolam com isso.
Desajeitado, apressado, deixa cair coisas pela fraqueza nervosa (Apis, Bovista).
Disposição marcada para chorar; humor triste e com choro, sem causa (Pulsatilla), mas consolado pelos outros piora os seus problemas.
Cefaleia: de alunas novas anémicas (Calcarea phosphorica); do nascer do sol ao pôr do sol; lado esquerdo afectado; como se fosse rebentar; com a face vermelha, náusea e vómitos depois, durante e depois das regras; como se cem martelos batessem no cérebro durante a febre; melhora pela transpiração.
Cefaleia; começa com cegueira (Iris versicolor, Kali bichromicum); com um zigue zague ofuscante, como raios nos olhos, levando a uma cefaleia latejante; tensão ocular.
Lacrimação; as lágrimas caiem pela face se tosse (Euphrasia):
Febre alta: sensação da narina retorcer-se, como uma minhoca pequena; trazida pela exposição ao calor do sol ou ao intenso calor de verão.
Sensação de um cabelo na língua (Silicea).
Língua: em forma de mapa, com as bordas estreitas; como buracos de minhoca (Arsenicum album, Lachesis, Mercurius, Nitric acid, Taraxacum) grande dificuldade em falar, crianças com aprendizagem lenta a andar.
Obstipação: sensação de contracção do anus; rasga e sangra, sofrendo mais tarde; fezes secas, duras, dificultosas, esfareladas (Ammonium carbonicum, Magnesia muriatica); fisgadas no recto (Nitric acid); não sabe se são peidos ou fezes que se escapam involuntariamente (Aloe, Iodum, Muriaticum acidum, Oleander, Podophyllum).
Urina: involuntária quando anda, tosse ou quando ri (Causticum, Pulsatilla, Scilla); tem que esperar muito tempo para a urina sair, se outros estão presentes (Hepar sulphur, Muriaticum acidum); dores cortantes na uretra depois de urinar (Salsaparilha).
Emissões seminais: logo depois do coito, com aumento de desejo; fraqueza dos órgãos com emissões retardadas durante o coito; impotência, irritação espinal, paralisia, depois de excessos sexuais.
Genitais descaídos todas as manhãs; tem que se sentar para prevenir o prolapso (Lilium, Murex, Sepia).
Batimento cardíaco agitado; com uma sensação de fraqueza e desmaio, piora quando se deita (Lachesis).
As pulsações cardíacas abanam o corpo (Spigelia).
O cabelo cai quando se toca, nas lactantes (Sepia); face oleosa, brilhante, como se lubrificasse (Plumbum, Thuya).
Para os maus efeitos de: raiva (causada pela ofensa); comida ácida, pão, quinina, uso excessivo de sal; todo o tipo de cauterização com Nitrato de Prata; dor, terror, vexação, gangrena ou desgosto reservado (Staphysagria).
Cutículas: a pele à volta das unhas seca e rachada (Graphites, Petroleum); herpes sobre o anus e nas margens do cabelo da nuca ( nas dobras dos joelhos, Hepar sulphur, Graphites).
Verrugas nas palmas das mãos (dolorido ao toque, Natrum carbonicum).
Sonhos: de ladrões em casa, e ao acordar não acredita no contrário até que uma busca seja feita (Psorinum); de sede ardente.
Febre com bolhas, como pérolas sobre os lábios; lábios secos, doloridos e rachados, ulcerados (Nitric acid).
Contracções dolorosas dos tendões da perna (Ammonium muriaticum, Causticum, Guaiacum).
Deseja por sal (Calcarea carbonica, Causticum); grande aversão ao pão.
Eczema; cru, vermelho, inflamado, especialmente nas margens do cabelo; piora comendo muito sal, à beira mar, ou de uma viagem pelo oceano.
Urticária, aguda ou crónica; sobre todo o corpo, especialmente depois de um exercício violento (Apis, Calcarea carbonica, Hepar sulphur, Sanicula, Urtica).
Intermitente: paroxismos às 10 ou 11h00 da manhã; casos crónicos antigos mal tratados, especialmente depois da supressão por quinina; cefaleia, com inconsciência durante o frio e calor; o suor melhora as dores.
Relações: complementar a: Apis; actua melhor depois e antes dela.
Natrum muriaticum é o crónico de Ignatia, o qual é o seu remédio análogo.
É seguido por Sepia e Thuya.
Não pode ser muitas vezes repetido nos casos crónicos sem um intercorrente, chamado conforme os sintomas.
Nunca deve ser dado durante a febre paroxística.
Se o vertigo e a cefaleia são muito persistentes, ou a prostração é muito prolongada depois de Natrum, Nux vomica vai aliviar.
Agravação: às 10 ou 11h00 da manhã; à beira mar ou pelo ar do mar; calor do sol ou do fogão; esforço mental, falando, escrevendo, lendo; deitando-se.
Melhoria: ao ar livre (Apis, Pulsatilla); banho de água fria; não fazendo as refeições regulares; deitando-se sobre o lado direito (No lado doloroso, Bryonia, Ignatia, Pulsatilla).


NATRUM SULPHURICUM

Doenças que piora por, ou que dependem da humidade do tempo, casas ou caves húmidas (Aranea diadema)
O paciente sente cada mudança, do seco para o húmido; não consegue tolerar o ar do mar, nem comer plantas que cresçam perto da água; uma constituição na qual o veneno da gonorreia é mais nocivo. Recupera lentamente em cada doença.
Em cada Primavera, as afecções da pele reaparecem (Psorinum).
Incapacidade para pensar (Natrum carbonicum).
Triste, irritável; piora de manhã; não gosta de falar ou que lhe falem (Iodum, Silicea).
Depressivo; a música ao vivo fá-lo triste; saciedade de viver;
Traumatismo mental; efeitos mentais por feridas da cabeça; efeitos crónicos no cérebro devido às quedas.
Pálpebras com grânulos: como se tivessem bolhas pequenas (Thuya); pus verde e fotofobia terrível; gonorreica ou sicótica.
Epistaxe durante as regras (em vez das regras, Bryonia alba, Pulsatilla).
Dor de dentes que melhora pela água fria, ar frio (Coffea cruda, Pulsatilla).
Língua suja com uma camada verde-amarelada ou castanha.
Diarreia: repentina, com desejo, em jorro, muitos peidos; quando se levanta e se mantém em pé; depois de um período de tempo húmido; vivendo ou trabalhando em caves.
Gonorreia: amarelo-esverdeada, sem dor, descarga espessa (Pulsatilla); crónica ou suprimida (espessa, verde, Kali iodatum).
Dispneia: desejo de inspirar profundamente durante o tempo húmido e nublado.
Asma húmida nas crianças; na mudança para o tempo húmido; com o frio; piora sempre no tempo húmido e chuvoso; saliva verde, esverdeada, copiosa (esverdeada cinzenta, Cop.).
Pneumonia sicótica: lóbulo inferior do pulmão esquerdo; grande dor no peito, durante a tosse, tem que se sentar na cama e abraçar o peito com as duas mãos (Nic. – pulmão direito, Bryonia alba).
Meningite espinal: violenta, dores esmagantes fracas e persistentes na base do cérebro; a cabeça cai para trás; espasmos com irritabilidade mental e delírio; congestão violenta de sangue para a cabeça; delírio; opisthotonos.
Relações: compara: Natrum muriaticum e Sulphur, que são muito similares; Thuya e Mercurius na sífilis e sicose ocorrendo nas constituições hidrogenóides.
Agravação: caves ou moradias húmidas; tempo húmido (Aranea diadema, Arsenicum iodatum, Dulcamara); descansando; deitando-se.
Melhoria: tempo seco; pressão, sentando-se para cima (tosse); mudando de posição (mas melhora no tempo húmido, Causticum); ar livre.
Precisa de mudar de posição frequentemente, mas é doloroso e dá um pequeno alívio (Causticum).


NITRIC ACID

Especialmente usado para pessoas magras de fibra rija, tez escura, cabelo preto e olhos escuros – mais a morena do que a loira – temperamentos nervosos.
Pessoas que sofrem com doenças crónicas que apanham constipações facilmente; são facilmente predispostas a diarreias; raramente para aquelas que sofrem de obstipação.
Pessoas idosas com uma grande fraqueza e diarreia.
Irritabilidade física excessiva.
Dores: picadas aderentes como lascas; aparecem e desaparecem de repente; na mudança de temperatura do tempo; durante o sono; moinha aqui e ali como as úlceras que se formam.
Sensação: de uma banda ou cinta à volta da cabeça, à volta dos ossos (Carbolic acid, Sulphur); de uma lasca nas zonas afectadas, úlceras, hemorróidas, garganta, na unha do dedo do pé que cresce para dentro, piora ao mínimo contacto.
Doenças: que dependem de algum veneno virulento; pelo mercúrio, sífilis, escrófula; em constituições caquécticas.
Depois de uma perda continua de peso, ansiedade prolongada, muito esforço mental e físico causados pela doença (Coculus); angustiado pela perda de um amigo querido; indiferença; cansado da vida; tristeza antes das regras.
Grande ansiedade com a sua doença; pensamentos constantes dos problemas do passado; medo mórbido da cólera (Arsenicum album); depressivo e ansioso à tarde.
Irritável, teimoso; odioso e vingativo; inveterado.
Dificuldade em ouvir melhora por andar de carruagem ou comboio (Graphites).
Muito sensível ao barulho dos carros que passam nas ruas pavimentadas; cefaleia por pressão do chapéu (Calcarea phosphorica, Carbo, Nat.).
Ozena: pedaços verdes pelo nariz todas as manhãs.
Diarreia: grande esforço mas pequena passagem, como se as fezes permanecessem e não pudessem ser expelidas (Alumina); dor como se o recto ou o anus estivessem rasgados ou fissurados (Natrum muriaticum); dores cortantes violentas depois de evacuar, demorando algumas horas (Rat., Sulphur – durante e depois, Mercurius).
Fissuras no recto; rasgos, dores espasmódicas durante a evacuação; lancinantes, mesmo depois das fezes moles (Alumen, Nat., Rat.).
Urina: insuficiente, castanha escura, cheiro forte, “como urina de cavalo”; fria quando passa; turva como restos de cidra num barril.
Úlceras: facilmente sangrando; nos cantos da boca (Nat.); dores como se lascas espetassem, especialmente em contacto (Hepar sulphur); zigue zague margens irregulares; a base parece com carne crua; grânulos exuberantes; depois de mercúrio ou sífilis, ou ambos, implantados numa base escrofulosa.
Descargas: finas, repugnantes, acres; de cor castanha ou de amarelo-esverdeada suja; raramente pus.
Hemorragias: dos intestinos na febre tifóide ou tifo (Crotalus horridus, Muriaticum acid); depois de aborto ou pós parto; por muito esforço do corpo; clara, profusa ou escura.
Estalos: nos ouvidos, ao mastigar; nas articulações, ao andar (Coculus, Graphites).
Verrugas, condylomata: sicótica ou sifilítica; grandes, dentadas, suspensas; sangram facilmente ao tomar banho; líquido húmido; dores aderentes (Staphysagria, Thuya).
Afecta especialmente a saída do muco do corpo aonde a pele e a membrana mucosa se une; boca, nariz, recto, anus, uretra, vagina (Muriaticum acid).
Relações: complementar: Arsenicum e Caladium.
Incompatível: a Lachesis.
Semelhante: no medo mórbido da cólera.
Muitas vezes há dificuldade em distingui-lo de Mercurius; mas é adaptado a pessoas de cabelo preto, enquanto que Mercurius é mais útil a pessoas de cabelo claro.
Ajuda nas doenças que resultam de abuso de mercúrio, especialmente se houver eretismo; maus efeitos de doses repetidas de Digitalis.
Seguem-se bem: Calcarea carbonica, Hepar sulphur, Mercurius, Natrum carbonicum, Pulsatilla ou Thuya; mas é mais eficaz depois de Kali carbonicum.
Agravação: à tarde e à noite; depois da meia noite; contacto; mudança de temperatura ou do tempo; durante o suor; ao andar; se anda muito.
Melhoria: enquanto viaja de carruagem (Ao contrário do Coculus).


NUX MOSCHATA

Adaptada especialmente a mulheres e crianças de temperamento nervoso histérico (Ignatia); a pessoas que tenham uma pele seca, que raramente transpiram; queixas da gravidez.
Fraqueza nos idosos; dispepsia das pessoas idosas.
Hipersensibilidade: à luz; ao ruído; ao cheiro; ao toque.
Todas as doenças são acompanhadas por sonolência e letargia (Antimonium tartaricum, Opium) ou uma inclinação a desmaiar mesmo por uma dor mínima (Hepar); as doenças causam sonolência.
Estupor e insensibilidade; sono inconquistável.
Falta de memória; não consegue pensar; grande indiferença a tudo.
Fraqueza ou perda de memória (Anacardium orientalis, Lac caninum, Lycopodium).
Desaparecimento dos pensamentos enquanto lê, fala ou escreve; usa palavras erradas; não reconhece bem a ruas (Cannabis Indica, Lachesis).
Alternância de humores; num momento ri, no outro chora. (Croc., Ignatia); “mudança repentina de seriedade para alegria, de vivo para sereno” (Platina).
Secura dos olhos; muito seco para fechar as pálpebras.
Grande secura da boca (Apis, Lachesis); língua tão seca que se une ao céu da boca; saliva que parece algodão; garganta seca, dura, sem sede (Pulsatilla).
Sensação de grande secura sem uma sede aparente, e sem a secura actual da língua.
Grande dor dos membros sobre os quais se deita (Baptisia, Pyrogenum); tendência a cefaleias.
Comendo um bocado mais do que o normal causa cefaleia; dor e aflição no estômago enquanto come ou imediatamente depois (Kali bichromicum).
Abdómen muito distendido depois de cada refeição.
Diarreia: no verão, por bebidas frias; epidémica no Outono, fezes brancas (Colchicum); por leite fervido; durante a dentição; durante a gravidez; com sonolência e desmaio; no Outono, epidémica, branca, fétida (Colchicum).
A cada ciclo menstrual , a boca, a garganta e a língua ficam muito secas, especialmente quando dormem.
Leucorreia no lugar das regras (Coc.); o paciente acorda com a língua seca (Lachesis); Physometra (Lac caninum, Lycopodium).
Dor, náusea e vómitos durante a gravidez; por usar pessário (pessaries).
Rouquidão repentina, que piora andando contra o vento (Euphrasia, Hepar sulphur).
Tosse causada: pelo calor da cama; quando fica muito quente; durante a gravidez (Conium); tomando banho, ficando muito tempo na água; vivendo em lugares muito frios e húmidos (Natrum sulphuricum); solta depois de comer, seca depois de beber.
Sono: extremamente sonolento; ensonado, confuso, como se estivesse intoxicado; coma, deita-se silenciosamente, imóvel; olhos constantemente fechados (com um respirar ruidoso, Opium).
Afecções reumáticas: por ter os pés molhados; pela exposição às correntes de ar enquanto estava quente (Aconitum, Bryonia); piora no tempo frio, chuvoso, ou com as roupas frias e molhadas (Rhus); do ombro esquerdo (Ferrum).
Dor nas costas, enquanto anda de carruagem.
Fadiga, tem que se deitar depois do mínimo esforço.
Relações: Nux moschata antidotiza a inalação de mercúrio, cólicas do abdómen; aguarrás, licores espirituosos, e especialmente os efeitos do álcool nos beberrões.
Agravação: tempo frio, chuvoso e ventoso (Rhod.); mudanças de tempo; comida fria, água fria e banhos de água fria; guiando uma carruagem (Coc.); deitando-se no lado doloroso (no lado sem dor, Pulsatilla).
Melhoria: tempo quente e seco; quarto quente.


NUX VOMICA
Adaptado a pessoas magras, irritáveis, entusiasmadas, com cabelo escuro e temperamento bilioso ou sanguíneo.
Disposto a ser brigão, malicioso; nervoso e melancólico.
Decadência de uma disposição irritável, nervosa e magra: predisposto a indigestão e hemorróidas (pessoas com o cabelo loiro e os olhos azuis, Lobelia).
“Nux é bem sucedido com pessoas de carácter fogoso; de um temperamento irritável e impaciente, disposto a enfurecer-se, rancor ou decepção” – Hahnemann.
Ansiedade com irritabilidade e uma inclinação para cometer o suicídio, mas tem medo de morrer.
Hipocondríaco: pessoas estudiosas, literárias, que estão muito tempo em casa, sofrem porque precisam de exercício físico, com doenças gástricas, abdominais e com prisão de ventre; especialmente nos bêbados.
Muita sensibilidade: às impressões externas; ao ruído, odores, luz ou música (Nux moschata); as doenças insignificantes são intoleráveis (Chamomilla); cada palavra inofensiva ofende-o (Ignatia).
Pessoas que são particularmente, cuidadosas, mas inclinadas para ficarem facilmente excitadas ou iradas; irascível, persistente.
Maus efeitos de: café, tabaco, estimulantes alcoólicos; comidas muito condimentadas ou temperadas; comer em excesso (Antimonium crudum); um esforço mental muito exagerado; hábitos sedentários; perda de sono (Coculus, Colchicum, Nitric acid); remédios aromáticos ou verniz; sentando-se em pedras frias, especialmente em tempo quente.
Um dos melhores remédios para começar a tratar os casos em que foram utilizadas drogas misturadas, ou licores com diversos ingredientes amargos, comprimidos vegetais, ou placebos, especialmente aromáticos ou “remédios quentes”, mas somente se os sintomas corresponderem.
Convulsões com consciência (Strychninum); piora com a ira, emoção, toque, movendo-se.
As dores são com formigueiro, aderentes, severas, dolorosas, pioram pelo movimento e contacto.
Tendência a desmaiar (Nux moschata, Sulphur); pelos odores; de manhã; depois de comer; depois do parto.
Não pode evitar de adormecer à tarde enquanto se senta ou lê durante horas antes de ir para a cama, e acorda às 3 ou 4h00 da manhã; cai num sono profundo ao amanhecer no qual é difícil de acordar, e depois sente-se cansado e fraco (contrário de Pulsatilla).
Catarro: som fanhoso das crianças (Ammonium carbonicum, Sambucus); coriza, seca à noite, fluente de dia; piora em quarto quente, melhora no ar frio; sentando-se em lugares frios, em escadas de pedra.
Eructações: ácidas, amargas; náuseas e vómitos todas as manhãs com depressão da mente; depois de comer.
Náusea: constante; depois de comer; de manhã; de fumar; e sente “se eu pudesse vomitar, eu ficaria muito melhor”.
Estômago: pressão uma hora ou duas depois de comer muito (imediatamente depois, Kali bichromicum, Nux moschata); pirose, aperto, tem que desapertar as roupas; não consegue pensar durante duas ou três horas depois de uma refeição; sonolento depois do jantar; por ansiedade, preocupações, brandy, café, drogas, vista nocturna, vida grande, etc.
Obstipação; frequentemente com um desejo sem sucesso, passando pequenas quantidades de fezes (no abdómen superior, Ignatia, Veratrum); sensação que nunca vai acabar.
Desejo frequente em evacuar; ansioso, ineficaz, melhora depois de um tempo depois de evacuar; de manhã depois de acordar; depois de um esforço mental (inactivo, sem desejo, Bryonia, Opium, Sulphur).
Obstipação que alterna com diarreia (Sulphur, Veratrum), em pessoas que tomaram purgativos em toda a sua vida.
Regras: muito cedo, profusas, que duram muito tempo; ou ficam durante vários dias, com queixas no princípio e restante depois; em cada duas semanas; irregulares, nunca no dia certo; param e começam outra vez (Sulphur); durante e depois, piora com os antigos sintomas.
Dores de parto: violentas, espasmódicas; causam desejo de evacuar ou urinar; piora nas costas; prefere um quarto quente.
Hérnia que estrangula, especialmente umbilical.
Dor nas costas: tem que se sentar direito ou virar-se na cama; lumbago; por fraqueza sexual, por masturbação.
Repugnância ao frio ou ao ar frio; com o mínimo movimento fica com frio; por estar destapado; tem que estar destapado em cada estágio febril – frio, calor ou suado.
Febre: grande calor, todo o corpo arde de calor (Aconitum), face vermelha e quente (Belladonna), porém, não pode mover-se ou destapar-se sem ficar com frio.
Relações: complementar ao Sulphur em quase todas as doenças.
Incompatível com: Zincum; não deve ser usado antes ou depois.
Segue-se bem depois: Arsenicum album, Ipeca, Phosphorus, Sepia, Sulphur.
É seguido bem por: Bryonia, Pulsatilla, Sulphur.
Nux, deve ser dado antes de ir para a cama, ou, o melhor é que seja dado algumas horas antes de ir para a cama; actua melhor durante o repouso da mente e do corpo.
Agravação: de manhã; acordando às 4h00 da manhã; esforço mental; depois de comer ou de comer exageradamente; toque, barulho, raiva, especiarias, narcóticos, tempo seco; ao ar frio.
Melhoria: à tarde, enquanto descansa; deitando-se, e no tempo húmido e chuvoso (Causticum).


OPIUM

Especialmente adaptado a crianças e idosos; doenças da infância (Baryta carbonica, Millefolium), pessoas com o cabelo loiro, músculos relaxados, e que são irritáveis.
Têm susceptibilidade aos remédios; perda da reacção vital, o remédio bem escolhido não faz impressão (Carbo vegetabilis, Laurocerasus, Valeriana).
Doenças: insensibilidade e paralisia completa ou parcial; a qual tem origem num susto, maus efeitos que ainda ficaram (Aconitum, Hyosciamus); pelo vapor do carvão; inalação de gás.
Todas as doenças com grande sonolência; sem dor, queixa-se de nada; não quer nada.
Espasmos: das crianças, pela aproximação de estranhos; depois de um susto (Hyosciamus – depois da ira da mãe, Chamomilla, Nux vomica); pelo choro; olhos meio abertos e erguidos.
Grita antes e durante o espasmo (Apis, Helleborus niger).
Respiração profunda com ruídos, tanto na inalação como na exalação.
Delírio: falando constantemente: olhos abertos completamente, face vermelha, sem fôlego; inconsciente, olhos cristalinos, meio fechados, face pálida, coma profundo, precedido de estupor.
Pensa que não está em casa (Bryonia) isto fica continuamente na sua mente.
Tira a roupa da cama durante o sono (enquanto acorda, Belladonna, Hyosciamus).
Delírio tremens: nas pessoas idosas magras; face inchada, estupor, olhos ardendo, quentes secos; com um roncar forte.
Sono: pesado, estúpido; com uma respiração ruidosa, face vermelha, olhos quase fechados, vermelhos e inflamados; pele coberta com suor quente; depois das convulsões.
Sonolento, mas não consegue dormir (Belladonna, Chamomilla), meio acordado, mas com a audição apurada, ouve o relógio a tocar e os galos a cantar a uma grande distância, isso mantêm-no acordado.
Perda do fôlego ao cair no sono (Grindelia, Lachesis).
A cama parece estar tão quente que não consegue deitar-se nela (a cama parece dura, Arnica, Bryonia, Pyrogenum); procura muitas vezes em procurar um lugar frio; tem que se destapar.
Órgãos digestivos inactivos: movimentos peristálticos inversos ou paralisados; os intestinos parecem fechados.
Obstipação: das crianças; de mulheres de boa natureza, corpulentas (Graphites); pela inacção ou paresia, sem desejo; por envenenamento de chumbo; fezes duras, redondas, bolas pretas (Chelidonium, Plumbum, Thuya); fezes projectadas e escassas (Chelidonium, Thuya).
Fezes: involuntárias, especialmente depois de se assustar (Gelsemium); pretas e repugnantes; por paralisia do esfíncter.
Urina: retida, com a bexiga cheia; retenção, pós-parto ou pelo uso excessivo de tabaco; nas crianças recém nascidas, depois da enfermeira cuidar; na febre ou doença aguda; paralisia da bexiga ou esfíncter.
(com o Stramonium temos supressão; enquanto com o Opium a secreção não diminui, a bexiga está cheia mas a plenitude não é reconhecida).
Opium “abre” os intestinos tão lentamente que a maioria dos purgativos activos perdem o seu poder – HERING.
Diarreia persistente naqueles que se tratam com grandes doses do remédio – Lippe.
O retrocesso repentino do exantema agudo resulta numa paralisia do cérebro ou convulsões (Zincum).
Marasmos; crianças com a pele enrugada, parecem-se com a pele seca dos idosos (Abrotanum).
Relações: antídotos, por doses venenosas: café forte, Nux, Kali per. E movimento constante.
Quando os sintomas correspondem, as potências podem antídotizar os maus efeitos do Opium.
Compara: Apis, Belladonna, Hyosciamus, Stramonium e Zincum.
Agravação: durante e depois do sono (Apis, Lachesis); enquanto transpira; pelo calor; estimulantes.
Melhoria: pelo frio; andar constante.


SILICEA

Adaptado a temperamentos nervosos, irritáveis e sanguíneos; pessoas de diátese psórica.
Pessoas de tez clara; pele fina e seca; face pálida; fraca, com músculos relaxados.
Constituições que sofrem de nutrição deficiente, não por causa da comida em quantidade ou qualidade, mas pela assimilação imperfeita (Baryta carbonica, Calcarea); hipersensibilidade, física e mental.
Crianças escrofulosas e raquíticas com uma cabeça grande; suturas e fontanelas abertas; muito suor sobre a cabeça (mais abaixo que Calcarea), a qual tem que ficar quente por cobertura externa (Sanicula), abdómen distendido; tornozelo fraco; lento em aprender a caminhar.
Grande cansaço e debilidade; quer deitar-se.
Grande fraqueza e debilidade; exaustão com eritismo; pelo trabalho árduo e aprisionamento minucioso; tem que superar pela força de vontade.
Irrequieto, nervoso, começa com o mínimo ruído. Ansioso e indulgente.
Trabalho de parto muito difícil; ler e escrever fatiga-a, não consegue aguentar pensar.
Doenças: causadas pela supressão do suor dos pés (Cuprum, Graphites, Psorinum); expondo a cabeça à mínima corrente de ar; maus efeitos da vacinação, especialmente abcessos e convulsões (Thuya); doença do peito dos calceteiros com total perda de força.
Precisa de calor vital, sempre frio, mesmo quando faz exercício activo (Ledum, Sepia).
Inflamação, inchaço e supuração das glândulas, cervical, axilar, parótidas, mamárias, inguinais, sebáceas; malignas, gangrenosas.
Tem um controle maravilhoso sobre o processo supurativo – tecido mole, periosteo ou ossos – abcesso maduro quase sempre, ou reduz a supuração excessiva (afecta principalmente os tecidos moles, Calendula, Hepar).
As crianças são teimosas, cabeças “duras”, choram quando lhes falam delicadamente (Iodum).
Vertigo: espinal, ascende das costas do pescoço para a cabeça; como se caísse para a frente, ao olhar para cima (Pulsatilla – olhando para baixo, Kal., Spigelia).
Cefaleia crónica com enjoo, desde uma doença severa na juventude (Psorinum); ascendendo da nuca para o vertex, como se viesse da espinha e se localizasse num olho, especialmente o direito (esquerdo, Spigelia); piora pelas correntes de ar ou destapando a cabeça; melhora pela pressão e tapando a cabeça, ficando quente (Magnesia muriatica, Strontia); melhora pela urina profusa.
Obstipação: sempre antes e durante as regras (diarreia antes e durante as regras. Ammonium carbonicum, Bovista); dificuldade pela inactividade do recto; com grande esforço, como se o recto estivesse paralisado; quando expulsa uma, diminui outra vez (Thuya).
As fezes permanecem muito tempo no recto.
A fístula no anus alterna com sintomas do peito (Berberis).
Descarga de sangue pela vagina cada vez que a criança vai mamar (compara, Croton tiglium).
O mamilo é caído como um funil (Salsaparilha).
Caminha de noite; levanta-se enquanto dorme, anda e deita-se outra vez (Kali bichromicum).
Pele doentia; cada pequena ferida supura (Graphites, Hepar sulphur, Mercurius, Petroleum).
Unhas encravadas nos dedos das mãos e pés (Antimonium crudum).
Apanha constipações pela exposição dos pés (Conium, Cuprum).
Suor das mãos, dedos dos pés e axilas; repugnante.
Intolerável, azedo, com odor a carne podre nos pés, sem transpiração, todas as noites.
Fístula lacrimal; não há crescimento das unhas dos pés (Magnesia phosphorica, Marum verum); panarício; bolhas com sangue; carbúnculos; úlceras de todos os tipos; fístula, dolorosa, repugnante, as margens muito esponjosas; fissura anal; grande dor depois de evacuar.
Deseja ser magnetizado, que melhora (Phosphorus).
Promove a expulsão de corpos estranhos dos tecidos; espinhas, agulhas, lascas de ossos.
Relações: complementar: Thuya, Sanicula.
Compara: Hepar, Picric acid, Kali phosphoricum, Hypericum, Ruta, Sanicula, Gettysburg.
Segue-se bem depois de: Calcarea, Graphites, Hepar, Nitric acid, Phosphorus.
É bem seguida por: Hepar, Fluoric acid, Lycopodium, Sepia.
Agravação: frio; durante as regras; durante a lua nova; destapado, especialmente a cabeça; deitando-se.
Melhoria: calor, especialmente tapando a cabeça; todos os sintomas excepto os gástricos, que melhora pela comida fria (Lycopodium).
Silicea é o crónico de Pulsatilla.


SPIGELIA
Adaptado a sujeitos anémicos e debilitados de diátese reumática; a crianças escrofulosas aflitas com Ascáridas e lombrigas (Cina, Stanum).
Pessoas com cabelo claro; pálidas, magros, fracos, inchados; pele enrugada, amarela, terrosa.
Corpo doloroso e sensível ao toque; na parte que é tocada sente frio; o toque dá um tremor para todo o corpo (Kali carbonicum).
Medo de coisas pontiagudas e afiadas, agulhas, pinos, etc.
Afecções reumáticas do coração (Kali, Ledum, Naja); sopro sistólico no apex. Aneurisma.
Cefaleia nervosa; periódica, começa de manhã na base do cérebro, e espalha-se por toda a cabeça e localiza-se no olho, órbita da têmpora do lado esquerdo (lado direito, Sanguinaria, Silicea); dor pulsátil, violenta, latejante.
Cefaleia; do nascer do sol ao meio dia, diminui até ao pôr do sol (Natrum muriaticum, Tabacum).
Dor pressiva intolerável nas pálpebras; não consegue virar os olhos sem virar todo o corpo; piora, especialmente dando um passo falso.
Sensação: que os olhos estão muito grandes para as órbitas (Actaea racemosa, Comocladia); sensível ao toque; como se uma banda estivesse à volta da cabeça (Cac., Carbolic acid, Sulphur).
Muco abundante com mau cheiro pelas narinas posteriores, sai para a garganta, causando choque à noite (Hydrastis).
Dores agudas, pontadas, aderentes através das pálpebras em direcção à zona occipital; por tempo frio, chuvoso e húmido.
Prosopalgia: periódica, lado esquerdo da órbita, olho, osso malar, dentes; desde manhã até ao pôr do sol; dores dilacerantes, ardor, bochechas vermelhas escuras; durante o tempo chuvoso e frio; pelo chá preto.
Dor de dentes pelo tabaco; melhora somente deitando-se e enquanto come (Plan.); piora pelo ar e água fria; volta só de pensar nisso.
Dor no sigmóide ou recto, dor péssima de suportar (Alumen).
Dispneia: tem que se deitar no lado direito ou com a cabeça alta (Cactus, Spongia); dores em pontada no peito, como agulhas.
Afecções do peito com dores em pontada sincronizadas com o pulso, piora pelo movimento, pelo tempo húmido e frio.
Palpitação: violenta, visível e audível; pelo mínimo esforço; quando se dobra para a frente; batida do sopro sistólico no apex.
Gagueja, repete a primeira silaba três ou quatro vezes; com dores abdominais; com lombrigas.
Relações: compara: Aconitum, Arsenicum, Cactus, Digitalis, Kali carbonicum, Naja, Kalium, Spongia, em afecções do coração.
Agravação: pelo movimento, ruído, toque, virando os olhos; em cada abanão, confusão, agitação violenta.
Melhoria: deitando-se no lado direito com a cabeça alta (Arsenicum, Cactus, Spongia).


SPONGIA TOSTA

Para a diátese tubercular.
Especialmente adaptado para doenças das crianças e mulheres; cabelo claro, fibra relaxada, tez razoável (Bromium).
Inchaço e endurecimento das glândulas; bócio (Bromium).
Acorda assustada e sente como se fosse sufocada; como se tivesse que respirar através de uma esponja.
Cada excitação mental piora ou aumenta a tosse.
Piora depois de dormir ou piora dormindo (Lachesis).
Garganta dolorida, piora depois de comer doces.
Glândulas tiroideias inchadas mesmo com o queixo; com paroxismos à noite. Bócio.
Grande secura das membranas mucosas à passagem do ar – garganta, laringe, traqueia, brônquios – “seco como um chifre”.
Tosse: seca, lascada e com crupe; barulho áspero, zumbido, ruído, assobio; tudo está perfeitamente seco, sem muco.
Tosse: seca, sibilante, como uma serra cortando uma madeira de pinheiro; piora com doces, bebidas frias, fumando, deitando-se com a cabeça baixa, ventos secos e frios; piora lendo, cantando, falando, engolindo; melhora comendo ou bebendo coisas quentes.
Crupe: ansiosa, ruidosa, piora durante a inspiração (piora durante a expiração, Aconitum); piora antes da meia noite (piora antes de manhã, Hepar sulphur).
Palpitação: violenta com dor e respiração atrofiada; acorda repentinamente depois da meia noite com sufocação e grande ansiedade; insuficiência valvular; antes ou depois da regras.
Angina pectoris; dor contractiva, calor, desmaio, sufocação, ansiedade e suor; depois de gonorreia suprimida ou orquite mal tratada.
Relações: Spongia segue bem depois de: Aconitum, Hepar, na tosse e crupe quando a secura prevalece; depois de Spongia, Hepar, quando o muco começa a sair.
Compara: Arnica, Causticum, Iodum, Lachesis, Nux moschata, sem saliva, mas tem de engolir outra vez.


STANNUM

Extrema exaustão do corpo e da mente.
Sensação de vazio no estômago, de desmoronamento, e que tudo desapareceu (Chelidonium, Phosphorus, Sepia).
Triste, desanimada, sente que chora todo o tempo, mas chorar faz ela piorar (Natrum muriaticum, Pulsatilla, Sepia); fraqueza e desmaio, especialmente quando desce; pode subir bem (Borax . contrário de Calcarea).
Cefaleia ou nevralgia; as dores começam ligeiramente e aumentam gradualmente para o ponto mais alto e depois descem gradualmente (Platina).
Cólicas: melhora pela pressão forte, ou colocar o abdómen entre os joelhos (Colocynthis); passam com o calor.
Regras: muito cedo, muito profusas; tristeza antes; dor nos malares durante.
Leucorreia; grande debilidade; a fraqueza parece advir do peito (pelo abdómen, pélvis, Phosphorus, Sepia).
Prolapso, piora durante a evacuação (com diarreia, Podophyllum); tão fraca cai na cadeira em vez de se sentar.
Enquanto se veste de manhã tem que se sentar várias vezes para descansar.
Náusea e vómitos: de manhã; pelo odor de comida cozinhada (Arsenicum, Colchicum).
Quando canta ou usa a voz, dor e fraqueza no deltóide e braços.
Grande fraqueza no peito; piora falando, rindo, lendo alto, cantando; tão cansado, incapaz de falar.
Tosse: profunda, oca, estilhaçada, estrangulada; agitação violenta, nos paroxismos das três tosses (de duas, Mercurius); seca, enquanto está na cama, à noite; sensação de vazio no peito.
Expectoração: profusa, como a clara de um ovo; adocicada, salgada (Kali iodatum, Sepia); azeda, mofenta e pútrida; amarela, pus verde (pesada, verde, salgada, Kali iodatum); durante o dia.
Rouquidão: voz oca, profunda e rouca; aliviada pelo tempo de tossir ou de expectoração de muco.
Suor: odor a mofo, bolorento; depois das 4h00 da manhã todas as manhãs; no pescoço e testa; muito debilitante.
Relações: complementar: Pulsatilla.
Agravação: rindo e cantando, falando, usando a voz; deitando-se do lado direito; bebendo qualquer coisa quente (por bebidas frias, Spongia).
Melhoria: tossindo ou expectorando alivia a rouquidão; pressão forte (Bryonia, Col.).
Stannum segue bem: depois de, Causticum, e é seguido por Calcarea, Phosphorus, Silicea, Sulphur, Tuberculinum.


STAPHISAGRIA

Para os efeitos mentais do onanismo e excessos sexuais.
Muito sensível à mínima impressão mental; a mínima acção ou palavra inofensiva o ofende (Ignatia).
Grande indignação sobre coisas feitas por outros ou por ele próprio; chora sobre as consequências.
Apático, indiferente, baixo astral, memória fraca pelos abusos sexuais (Anacardium, Aurum, Natrum muriaticum, Phosphoric acid).
Doenças pelo orgulho, inveja ou desgosto.
Criança doente e mal humorada chora por coisas que, depois de as receber, petulantemente puxam ou deitam fora (Kreosotum).
Foi insultado; ficando muito digno de lutar, desanimado e colérico entra em casa doente, tremendo e exausto (o contrário de Nux vomica).
Sensação de uma bola na testa situada firmemente lá mesmo quando abana a cabeça.
Feridas mecânicas por instrumentos de corte afiados; operações pos-cirúrgicas; dores em picada com sofrimento, como o corte de uma faca.
Para os maus efeitos de: onanismo, excessos sexuais, perda de fluídos vitais; desgosto, gangrena; insultos; indignação, com vexação ou desgostos reservados (Aurum).
Fraqueza nervosa; depois de um trabalho pesado.
Treçolho nas pálpebras ou pálpebras superiores, uma depois da outra, deixando nodosidades duras ao acordar (Conium, Thuya).
Dor de dentes: durante as regras; parece muito bem ser um dente podre; doloroso ao toque da comida ou bebida, mas não batendo ou mastigar; piora entrando ar frio na boca; piora pelas bebidas frias e depois de comer.
O dente fica preto, mostra listas pretas sobre eles; não conseguem ficar limpos; desfazem-se; apodrecem nas bordas (nas raízes, Mezereum, Thuya); caquexia escorbútica.
Deseja por tabaco.
Fome extrema mesmo quando o estômago está cheio de comida.
Sensação de que o estômago e o abdómen estão pendurados para baixo, relaxados (Agaricus, Ipeca, Tabacum).
Cólicas: depois de litotomia ou ovariotomia; tratando a secção abdominal (Bismuthum, Hepar).
Desejo de urinar, tem que se sentar na sanita por horas; nas mulheres casadas novas; depois do coito, depois de um parto difícil (Opium); ardor na uretra quando não urina; desejo e dor depois de urinar, nos problemas da próstata do homem; prolapso da bexiga.
Dor sensível nos órgãos sexuais, vulva tão sensível que quase não pode usar o papel higiénico (Platina).
Onanismo; fala persistentemente de assuntos sexuais; pensa constantemente de prazeres sexuais.
Espermatorreia: com características afundadas; com um olhar envergonhado e ocupado; ejaculação seguida de cefaleia, fraqueza; prostração e relaxamento ou atrofio dos órgãos sexuais.
Tosse, só durante o dia, ou só depois de jantar, piora depois de comer; depois de vexação ou indignação; excitado por limpar os dentes.
Tosse crupe no Inverno alternando com ciática no Verão; tosse excitada pelo fumo do tabaco (Spongia).
Dor de costas, piora à noite na cama, e de manhã depois de se levantar.
Nodosidades artríticas das articulações, especialmente dos dedos (Caulophyllum, Colchicum, Lycopodium); inflamação das falanges com suor e supuração.
Dorme todo o dia, acordado toda a noite; dói-lhe o corpo todo.
Na febre, raivoso durante alguns dias depois do ataque.
Eczema: amarelo, mistura acre que sai debaixo das crostas; novas vesículas se formam pelo exsudado; por coçar um lugar depois da comichão acabar, mas aparece noutra.
Verrugas: secas, pediculares, como couve flor; depois do abuso de mercúrio (Nitric acid, Sabadilla, Thuya).
Relações: compara: Causticum, Colocynthis e Staphysagria actua bem depois de cada um; Causticum, Colocynthis, Staphysagria, seguem bem por ordem de nome.
Agravação: afecções mentais; por fúria, indignação, dor, gangrena; perda de fluidos; tabaco; onanismo; excessos sexuais; pelo mínimo toque nas partes afectadas.
Incompatível: Ranunculus bulbosus, ambos antes e depois.


STRAMONIUM

Adaptado a: doenças de pessoas pletóricas novas (Aconitum, Belladonna); especialmente crianças em coreia; mania e febre com delírio.
Delírio: loquacidade, fala todo o tempo, canta, faz versos, delira; similar a Belladonna e Hyosciamus, no entanto difere no grau.
O delírio é mais furioso, a mania mais aguda, enquanto a congestão, embora maior do que o Hyosciamus, é muito menos que a Belladonna, nunca próximo de uma verdadeira inflamação.
Disposto a falar continuamente (Cicuta, Lachesis); fala e ri incessante e incoerentemente; rezando, suplica, roga; com as regras suprimidas.
Deseja luz e companhia; não suporta estar sozinha (Bismuthum); piora no escuro e solidão; não pode andar num quarto escuro.
Acorda com um olhar encolhido, como se tivesse medo do primeiro objecto que vê.
Alucinações que aterrorizam o paciente.
Deseja escapar-se, no delírio (Belladonna, Bryonia, Opium, Rhus).
Imagina todo o tipo de coisas; que ela é dupla, deita-se transversalmente, etc. (Petroleum).
Sente que a cabeça vai ser disseminada (Baptisia).
Olhos arregalados, proeminentes, brilhantes; pupilas muito dilatadas, insensíveis; contorno dos olhos e das pálpebras.
Pupilas dilatadas quando a criança é repreendida.
Face quente e vermelha com as mãos e pés frios.
Gaguez: tem que esforçar-se muito tempo antes de conseguir dizer uma palavra; faz um grande esforço para falar; distorce a face (Bovista, Ignatia, Spigelia).
Vómitos: logo que levanta a cabeça da almofada; por uma luz forte.
Convulsões: com consciência (Nux vomica – sem consciência, Belladonna, Cicuta, Hyosciamus, Opium); recomeça pela visão da luz forte, do espelho ou água (Belladonna, Lysinum).
Contracção dos músculos simples ou grupos de músculos , especialmente da parte superior do corpo; coreia.
Hidrofobia: medo da água, com aversão excessiva a líquidos (Belladonna, Lysinum); constrição espasmódica da garganta.
Nenhuma dor com a maioria das doenças; sem dor é uma característica (Opium).
Sonolento, mas não consegue dormir (Belladonna, Chamomilla, Opium).
Relações: Stramonium muitas vezes segue: Belladonna, Cuprum, Hyosciamus, Lysinum.
Na Metrorragia pela placenta retida com o delírio característico, Secale cornutum, muitas vezes actua imediatamente quando Stramonium falha (com febre e tendência séptica, Pyrogenum).
Depois do exagero de doses repetidas de Belladonna na tosse convulsa.
Agravação: no escuro; quando está sozinha; olhar para objectos claros ou brilhantes; depois de dormir (Apis, Lachesis, Opium, Spongia); quando tenta engolir.
Melhoria: pela luz brilhante; pela companhia; calor.


SULPHUR

Adaptado a pessoas de diátese escrofulosa, sujeitos a congestão venosa; especialmente do sistema portal.
Pessoas de temperamento nervoso, rapidamente se emocionam, temperamentosos, pletórico, pele excessivamente sensível às mudanças de atmosfera (Hepar, Kali carbonicum, Psorinum).
Para pessoas magras com os ombros encurvados que caminham e se sentam encurvados; andam encurvados como os idosos.
Ficar em pé é a pior posição para os pacientes Sulphur; não conseguem aguentar; cada posição é inconfortável.
Pessoa suja, imunda, propensa a afecções da pele (Psorinum).
Aversão a ser lavado; sempre piora depois de um banho.
Muito preguiçoso para acordar; muito infeliz na vida.
Crianças: não suportam ser lavadas ou banhadas (na água fria, Antimonium crudum); magros; irrequietos, encalorados, tira as roupas à noite (Hepar, Sanicula); tem ondas de calor, mas o melhor remédio seleccionado falha.
Quando os remédios seleccionados cautelosamente falham para produzir um efeito favorável, especialmente nas doenças agudas, serve frequentemente para produzir o poder reactivo do sistema; limpa logo o caso (nas doenças crónicas, Psorinum).
Doenças crónicas escrofulosas e psóricas, que resultam de emoções suprimidas (Causticum, Psorinum).
Queixa-se que está continuamente a ter recaídas (regras, Leucorreia, etc.); o paciente parece estar quase bem quando a doença volta sempre.
Congestão das regiões separadas; olhos, nariz, peito, abdómen, ovários, braços, pernas, ou qualquer órgão do corpo marcando o começo de tumores ou tumores malignos, especialmente no climatério.
Sensação de ardor: no vertex; e nas pálpebras; na face, sem vermelhidão; de vesículas na boca; e secura da garganta, primeiro direito depois esquerdo; no estômago; no recto; no anus, e hemorróidas que dão comichão, e urina quente; como fogo ondulante (Arsenicum); no peito, subindo para a face; da pele de todo o corpo, com rubor quente; com mancha, entre a omoplata (Phosphorus).
Cefaleia com enjoo cada duas semanas; prostração, fraqueza (Sanguinaria); com o vertex quente e os pés frios.
Calor constante no vertex; pés frios durante o dia com ardor das solas dos pés à noite, quer achar um lugar frio para eles (Sanguinaria, Sanicula); põe os pés fora da cama para os refrescar (Medhorrinum); cãibras nas pernas e solas dos pés.
Ruborização durante o dia com fraqueza, desmaia muitas vezes, a ruborização passa logo com uma pequena mistura.
Vermelhidão brilhante dos lábios como se o sangue quisesse sair (Tuberculinum).
Fraco, vazio, sem nada ou uma sensação de leveza no estômago cerca das 11h00 da manhã (10 ou 11h00 da manhã melhora comendo, Natrum carbonicum); não consegue esperar pelo almoço; fraco, desmaia frequentemente durante o dia (compara, Zincum).
Diarreia: depois da meia-noite; sem dor; sai da cama muito cedo de manhã (Aloe, Psorinum); como se os intestinos estivessem muito fracos para reter as fezes.
Obstipação: fezes duras, com dificuldade, seca, como se queimassem (Bryonia); dolorosas, grandes, a criança tem medo de evacuar por causa das dores, ou a dor obriga a criança a desistir no primeiro esforço; alternando com diarreia.
A descarga, tanto a da urina como a das fezes é dolorosa nas zonas que passa; passagem de grandes quantidades de urina colorida; as regiões à volta do anus estão vermelhas e escoriadas; todos os orifícios do corpo estão muito vermelhas; todas as descargas são acres, escoriando onde elas tocam.
Regras: muito cedo, profusas, demoradas.
Menorragia, não está bem desde o seu último aborto. “uma dose única na lua nova” – Lippe.
Bolhas: surgem em todas as partes do corpo, ou uma bolha única é sucedida por outra logo que a primeira é curada (Tuberculinum).
Pele: comichão, voluptuosa; coçando melhora; “sente-se bem a coçar”; coçar causa ardor; piora pelo calor da cama (Mercurius); ferido nas dobras (Lycopodium).
Afecções da pele que foram tratadas por sabão medicinal e lavagens; hemorróidas, que foram tratadas com pomadas.
Para facilitar a absorção do seroso ou exsudados inflamatórios no cérebro, pleura, pulmões, articulações, quando Bryonia, Kali muriaticum ou o melhor remédio seleccionado falha.
Alcoolismo crónico; hidropisia e outras doenças dos alcoólicos; “reformam-se”, mas estão continuamente em recaída (Psorinum, Tuberculinum).
Ataques sufocativos à noite, deseja as portas e os vidros abertos; aparece repentinamente bem acordado à noite; sonolento à tarde depois do sol-posto, insónia toda a noite.
Sonhos felizes, acorda cantando.
Tudo parece belo, o paciente fica imaginando; mesmo um trapo parece bonito.
Movimento no abdómen como uma criança (Crocus, Thuya).
Relações: complementar a: Aloe, Psorinum.
Doenças geralmente pelo abuso de metais.
Compatível: Calcarea, Lycopodium, Pulsatilla, Sarsaparilla, sepia.
Sulphur, Calcarea, Lycopodium; ou Sulphur, Sarsaparilla e Sepia frequentemente dado na ordem seguinte.
Calcarea não deve ser usada antes de Sulphur.
Sulphur é o crónico do Aconitum e segue-o bem na pneumonia e outras doenças agudas.
Agravação: no repouso; quando está de pé; calor da cama; lavando-se, banhando-se; mudança de tempo (Rhus).
Melhoria: tempo quente e seco; deitando-se no lado direito (contrário de Stannum).


SULPHURIC ACID

Adaptado a pessoas com cabelo claro; idosos, especialmente mulheres; rubor de calor nos anos de climatério.
Não quer responder às perguntas não pela obstinação, mas inaptidão.
Está sempre com grande pressa; tudo tem que ser feito rapidamente (Argentum nitricum).
Dor intensiva que aumenta gradual e lentamente que cessa repentinamente quando a uma certa altura, muitas vezes repetida (Pulsatilla).
A dor é como uma pressão de um instrumento afiado. Tendência para a gangrena seguindo-se de feridas mecânicas, especialmente dos idosos.
A criança tem um odor azedo apesar de ser lavada cuidadosamente (Hepar, Magnesia carbonica, Rheum).
Sensação de que o cérebro se perdesse na testa e caísse de um lado para o outro (Belladonna, Bryonia, Rhus, Spigelia).
Aftas; na boca, gengivas, ou em toda a cavidade bucal; gengivas sangram facilmente; úlceras dolorosas; hálito repugnante (Borax).
Azia crónica, eructações azedas, dentes nas margens (Robinia).
Beber água causa frio no estômago a não ser que esteja misturada com um licor.
Sensação de que o corpo treme todo, sem a tremura ser real; tremores internos dos alcoólicos (Gelsemium).
Maus efeitos de feridas mecânicas, com hematoma e pele lívida; prostração (Acetic acid).
Equimose; cicatrizes ficam com sangue vermelho ou azul, são dolorosas (ficam verdes, Ledum).
Petéquias: púrpura hemorrágica; marca azul; lívida. Mancha vermelha na pele com comichão.
Hemorragia de sangue escuro por todas as saídas do corpo (Crotalus, Muriatic acid, Nitric acid, Terebentina).
Contusão do cérebro por queda ou golpe aonde a pele está fria e o corpo banhado num suor frio.
Fraco e exausto por uma discrasia profunda; sem outros sintomas (Psorinum, Sulphur).
Relações: complementar: Pulsatilla.
Compara: Arsenicum, Borax, Calendula, Ledum, Ruta, Rheum, Symphytum.
Nas contusões e lacerações das partes moles rivaliza com Calendula.
Segue bem: depois de Arnica com dor do hematoma, pele lívida e suor profuso; depois de Ledum na equimose.
Doenças dos bebedores de Brandy.

Sulphuric acid, uma parte, com três partes de álcool, 10 a 15 gotas, três vezes ao dia durante três ou quatro semanas, teve sucesso usado para dominar o desejo por licor – Hering.



SYMPHYTUM

Facilita a união dos ossos fracturados (com Calcarea phosphorica, Eupatorium a 200CH); dor estranha com poucas picadas; favorece a produção de calos; quando o problema é de origem nervosa.
Irritabilidade no ponto da fractura; dor periosteal depois das feridas curarem.
Feridas mecânicas; golpes, hematomas, globo ocular puxado.
Dor no olho depois de golpes ou um corpo obtuso; a bola de neve bate nos olhos; a criança bate com o punho no olho da sua mãe (para os tecidos moles à volta do olho, Arnica).
Relações: compara: Arnica, Calendula, Calcarea phosphorica, Fluoric acid, Hepar, Silicea.
Segue bem: depois de Arnica, para dor em pontada, e inchaço do periosteo depois de uma ferida.


SYPHILINUM

Dores da noite até à luz do dia; começam com o crepúsculo e acabam com o dia (Mercurius, Phytolaca).
Dores que aumentam e diminuem gradualmente (Stannum); mudança e necessidade de mudar de posição.
Todos os sintomas pioram à noite (Mercurius); do nascer ao pôr do sol.
Erupções: volumosas, vermelhas, cor de cobre, ficam azuis quando apanham frio.
Edema extremo de todo o corpo (Abrotanum, Iodum).
Coração: dores lancinantes da base para o apex, à noite (do apex para a base, Medhorrinum; da base para a clavícula, ou ombros, Spigelia).
Perda de memória; não se consegue lembrar dos nomes dos livros, pessoas ou lugares, calculo aritmético difícil.
Sensação: como se fosse ficar louco, como se fosse ficar paralisado; de apatia e indiferença.
Medo terrível da noite por causa da exaustão mental e física ao acordar; é intolerável, a morte é preferível.
Medo e sofrimento aterrorizador pela exaustão ao acordar (Lachesis).
Leucorreia: profusa, ensopa a lingerie e desce para os calcanhares (Alumina).
Cefaleia, nevralgia característica, causando inquietude e delírio à noite; começa às 16h00; piora das 10 às 11h00 da manhã e cessa à luz do dia (cessa às 11 ou 12h00, Lycopodium); queda do cabelo.
Oftalmia neonatorum aguda; pálpebras inchadas, aderem durante o sono; dor intensa à noite piora das 2 às 5h00 da manhã; pus profuso; melhora pelo banho frio.
Ptose: paralisia superior oblíqua; olhar sonolento das pálpebras inclinadas (Causticum, Graphites).
Diplopia, vê uma imagem abaixo da outra.
Dentes: apodrecidos e saídos nas margens das gengivas; margens serradas; pequenos no tamanho, convergem nos seus tipos (Staphysagria).
Deseja álcool, de qualquer forma. Tendência hereditária para o alcoolismo (Asarum, Psorinum, Tuberculinum, Sulphur, Sulphuric acid).
Obstipação de repetição durante anos; o recto parece atado para cima com rigor; quando o clister é usado a agonia da passagem é como a do parto (Lac caninum, Tuberculinum).
Fissuras no anus e recto (Thuya); prolapso do recto; casos difíceis com uma história sifilítica.
Reumatismo da articulação do ombro, ou na inserção do deltóide, piora por elevar o braço lateralmente (Rhus – ombro direito, Sanguinaria; ombro esquerdo, Ferrum).
Quando o melhor remédio seleccionado falha para aliviar ou melhorar permanentemente, nas afecções sifilíticas.
Sifilíticos, ou pacientes que tiveram cancro tratado localmente, e como resultado sofreram da garganta e tiveram problemas de pele durante anos, são quase sempre beneficiados por este remédio no começo do tratamento a menos que outro remédio esteja claramente indicado.
Relações: compara: Aurum, Asafoetida, Kali iodatum, Mercurius, Phytolaca, nas doenças dos ossos e afecções sifilíticas.
Agravação: à noite, do crepúsculo à luz do dia.


PETROLEUM

Adaptado a pessoas com cabelo e pele claras; irritáveis, com disposição a serem briguentas (Nux vomica); facilmente se ofendem (Ignatia, Medorrhinum); vexado com tudo.
Doenças: por andar de carruagem, de comboio, ou num barco (Coculus, Sanicula).
Doenças que pioram durante e antes de uma tempestade (Gelsemium, Natrum carbonicum, Phosphorus, Psorinum).
Os sintomas aparecem e desaparecem rapidamente (Belladonna, Magnesia phosphorica – contrário de, Platina, Stannum metallicum).
Durante o sono ou delírio: imagina que
uma perna é dupla; que outra pessoa se deita ao pé dela na cama; que há dois bebés na cama (Valeriana).
Vertigo ao deitar-se (Bryonia); no occipício; como se fosse intoxicada; como se estivesse doente (Coculus).
Cefaleia: na região occipital, que está pesada como chumbo; dor pulsátil e com pressão; como se tudo na cabeça estivesse vivo; paralisado, magoado; como se fosse madeira.
Gastralgia: da gravidez; com dores com pressão, puxadas; quando o estômago está vazio; aliviado por comer constantemente (Anacardium, Chelidonium, Allium cepa).
Diarreia: aquosa, amarela e em jorro; depois de comer couve fermentada (chucrute); durante a gravidez, tempo tempestuoso; sempre durante o dia.
Em todo o corpo, pele sensível e dolorosa; toda a roupa é dolorosa; a mínima ferida supura (Hepar sulphur).
Pele das mãos áspera, rachada; pontas dos dedos rachadas, rugosas, fissuradas, em cada Inverno; maciez dos pés, estão cobertos de um suor mal cheiroso (Graphites, Sanicula, Silicea).
Herpes: dos órgãos genitais que se estendem para o períneo e coxas; inchados, avermelhados; pele rachada, áspera, sangrante; seca ou húmida.
Calor e ardor das solas dos pés e palmas das mãos (Sanguinaria, Sulphur).
Suor e humidade da parte externa dos genitais, ambos os sexos.
Frieiras dolorosas e feridas e mãos gretadas, piora no tempo frio; decúbito.
Sensação de frio sobre o coração (Carbo animalis, Natrum muriaticum).
Relações: um dos melhores antídotos para o envenenamento por chumbo.
Os sintomas da pele pioram no Inverno, melhoram no Verão (Alumina); se suprime, causa diarreia.
Agravação: andando de carruagem (Coculus, Sanicula); durante uma tempestade: no Inverno (Alumina).


PETROSELINUM

Febre intermitente: uretrite traumática complicada ou crónica e severa; com afecções abdominais e assimilação defeituosa e distorcida.
Sede e fome, mas logo que começam a comer ou beber, perdem toda a vontade (contrário de Calcarea carbonica).
Desejo repentino de urinar (Cantharis).
A criança de repente fica com desejo de urinar; se não está logo satisfeito, salta para cima e para baixo com dores.
Ardor, formigamento desde o períneo para toda a uretra.
Frequente formigamento voluptuoso na fossa navicularis.
Gonorreia: desejo repentino de urinar; dor intensa, cortante, com prurido na uretra, tem que esfregar com uma coisa áspera para melhorar; dor na raiz do pénis ou na região da bexiga. Gleet.
Relações: compara: Cannabis, Cantharis, Mercurius, no desejo repentino de urinar.


PHOSPHORIC ACID

Mais utilizado em pessoas de constituições fortes, que foram ficando debilitadas por perda de fluidos vitais, excessos sexuais (Chinchona); doenças agudas violentas; desgostos, ou uma grande sucessão de emoções morais, como dor, preocupação, afecções decepcionantes.
Doenças: pela preocupação, desgosto, dor, tristeza, saudades da terra natal ou da família e do lar (Ignatia); sonolento, disposto a chorar; suores nocturnos até de manhã.
Tez pálida e doentia, olhos cavados e rodeados por círculos azuis (Pulsatilla).
Apático e indiferente; indiferente aos problemas da vida; prostrado e estupefacto com lágrimas, àquelas coisas que são de maior interesse, especialmente se estiver debilitado e magro.
Delírio: murmúrio ininteligível; caem num estado de estupor, ou num sono estúpido, não têm consciência de nada e tudo gira à sua volta; quando acordam ficam completamente conscientes, respostas lentas, correctas e recaem em estupor.
Nas crianças e nas pessoas jovens que crescem rapidamente (Calcarea carbonica, Calcarea phosphorica); dores nas costas e nos membros como se lhe batessem.
Cefaleia: sensação de rasgão e peso no vertex, pela mínima dor ou nervos exaustivos; na região occipital e nuca; geralmente de trás para a frente, piora pelo mínimo movimento, barulho, especialmente música, melhora deitando-se (Bryonia, Gelsemium, Silicea).
Cefaleia das miúdas da escola por tensão dos olhos ou por cansar muito a vista a ler (Calcarea phosphorica, Natrum muriaticum); de estudantes que crescem muito depressa.
O paciente treme, pernas fracas, tropeça facilmente; fraco e indiferente para os problemas da vida.
Inflamação intersticial dos ossos, escrofulosa, sicótica, sifilítica, mercurial; períosteo inflamado, dores ardentes, dilacerantes, como se fosse rasgado por uma faca (Rhus); cáries, raquitismo, mas não necrosado; dores que vão aumentando.
Dores maçadoras, parece que arrancam e cavam nos nervos das extremidades; necrose no coto depois de amputações (Cepa).
Diarreia: indolor; não debilitante; branca ou amarela, aquosa; pelos ácidos, involuntária, com gases (Aloe, Natrum muriaticum); colérico, por causa do medo.
Urina: parece leite misturado com gelatina, bocados de sangue; decompõe-se rapidamente; urina profusa, à noite a urina é aquosa e limpa, que fica escura outra vez (fosfatos em excesso, nervos de sobra).
Onanismo; quando o paciente está muito estressado pela culpabilidade do acto (compara com Dios., Staphysagria).
Emissões: frequentes, profusas, debilitantes; depois do coito; muito desejo depois; várias numa só noite; envergonhado, triste, desespero na cura (com uma tendência irresistível para masturbar-se, Ustilago).
Peito: fraco por falar ou tossir (Stannum); na tísica; nervoso pela perda de fluído vital, crescimento muito rápido, depressões mentais.
Tifóide cerebral ou tifo; completa apatia e estupor; não liga a nada, “dorme como um cão”, completamente indiferente ao que o rodeia; hemorragia intestinal, sangue escuro.
Relações: compara: Phosphorus, Pulsatilla, Picricum acidum, Silicea; Muriatic acid na tifóide; Nit. Sp. d. no estupor apático e delírio.
Phosphoricum acid actua melhor antes ou depois de Chinchona; depois de Nux vomica no desmaio depois de comer.
Agravação: por afecções mentais; perda de fluídos vitais; especialmente seminal; abuso; excessos sexuais; falar causa um enfraquecimento do peito (Stannum).


PHOSPHORUS

Adaptado a pessoas altas, delgadas e com um temperamento sanguíneo, pele branca, pestanas delicadas, cabelo loiro fino ou vermelho, muito perspicazes, e de natureza muito sensível.
Jovens que cresceram muito rapidamente estão inclinados a encurvar (andarem curvados, Sulphur); são cloróticos ou anémicos; pessoas idosas, com diarreia de manhã.
Nervosos, fracos; desejam ser magnetizados (Silicea).
Hipersensibilidade de todos os sentidos às impressões externas, luz, barulho, odores, toque.
Irrequieto, nervoso; move-se constantemente, não se consegue sentar ou ficar quieto um momento (irrequieto, pés que não param, Zincum).
Ardor: nas vértebras ao longo da espinha; entre a omoplata (como se tivesse um bocado de gelo, Lachnanthes tinctoria); ou um calor intenso subindo pelas costas; nas palmas das mãos (Lachesis); no peito e pulmões; em cada órgão ou tecido do corpo (Arsenicum, Sulphur); geralmente nas doenças do sistema nervoso.
Diátese hemorrágica; pequenas feridas que sangram profusamente (Kreosotum, Lachesis); cada vez que o muco sai.
Grande fraqueza e prostração; com debilidade nervosa e tremuras (doença de Parkinson); de todo o corpo; fraqueza e cansaço por perda de fluídos vitais (Chinchona, Phosphoric acid).
Dor: aguda, especialmente no peito, piora pela pressão (melhora pela pressão, Bryonia), mesmo a mínima pressão, nos espaços intercostais, e deitando-se do lado esquerdo; agitado pelo mínimo frio; intolerável ao ar livre.
Uma sensação de vazio, de fraqueza na cabeça, no peito, no estômago e em todo o abdómen, como se não tivesse lá nada.
Apático; não quer falar; respostas lentas; move-se vagarosamente (Phosphoric acid).
Cansado da vida, cheio de maus presságios.
Caspa (Lycopodium); o cabelo cai aos molhos, calvo em algumas regiões da cabeça.
Olhos: fundos, rodeados por sombras azuladas; pálpebras, inchadas, edematosas (pálpebras superiores, Kali carbonicum; pálpebras inferiores, Apis mellifica).
Anseia por: comidas e bebidas frias; coisas refrescantes e suculentas; gelado melhora as dores gástricas.
Assim que a água fica quente no estômago é deitada fora.
Regurgitação de comida indigesta, bocados na boca (Alumina).
Náusea por pôr as mãos em água quente; espirros e coriza por pôr as mãos em água (Lac defloratum).
Obstipação: fezes insuficientes, compridas, difíceis e duras (Staphysagria); nulas com grande esforço e dificuldade (Causticum).
Diarreia: assim que qualquer coisa está no recto; profusa, esvazia como se fosse um hidratante; aquosa, com partículas como sagu; sensação, como se o anus permanecesse aberto (Apis); involuntária; durante o tempo de cólera (que precede a cólera, Phosphoric acid); de manhã, nas pessoas idosas.
Hemorragia: frequente e profusa, sai livremente e depois cessa por um tempo; metrorragia, no cancro; hemoptise, indirecta, pelo nariz, estômago, anus, uretra, na amenorreia.
Peito pesado, como se um peso estivesse em cima.
Durante a gravidez; incapaz de beber água; vê-la causa vómito; tem que fechar os olhos enquanto toma banho (Lysinum).
Não consegue falar, a laringe está muito dolorosa; seca, crua, áspera e dolorosa.
Tosse: indo do ar quente para o frio (contrário de Bryonia); piora rindo, falando, lendo, bebendo, comendo, deitando-se do lado esquerdo (Drosera, Stannum).
Transpirarão com o odor de enxofre.
Necrose do maxilar inferior (esquerdo).
Relações: complementar: Arsenicum, com o qual é isomórfico; Allium cepa, a sua planta análoga.
Incompatível: com Causticum, não deve ser usado antes e depois.
Phosphorus remove os maus efeitos do iodo e o uso excessivo de sal de mesa.
Segue-se bem: depois de, Calcarea carbonica ou Chinchona.
Hahnemann dizia: “actua mais beneficamente quando o paciente sofre de perda de fezes ou diarreia”.
Agravação: à tarde, antes da meia noite (Pulsatilla, Rhus); deitando-se no lado esquerdo ou no lado afectado; durante uma tempestade; mudanças de tempo, tanto calor como frio.
O ar frio alivia os sintomas da face e cabeça mas agrava os do peito, garganta e pescoço.
Melhoria: no escuro; deitando-se no lado direito; sendo friccionado ou magnetizado; pela comida fria, água fria, até ficar quente.


PHYSOSTIGMA
Actividade mental rara; não pode parar de pensar.
Visão fraca; pelo embaciar ou filme; objectos misturados.
Dor depois de ter esforçado a visão; pontos perto flutuando, flash de luz, contracção das pálpebras e músculos dos olhos (Agaricus); nystagmus.
Grande prostração do sistema muscular; locomoção prejudicada (Gelsemium).
Tremores ou trémulo de pessoas jovens por transtornos mentais ou físicos.
Tétano traumático ou idiopático (sem causa conhecida); trazido ou piora pelo mínimo respirar da pessoa que passa (Hypericum, Lysinum, Nux vomica, Strychninum).
Relações: compara: Belladona, Conium, Curare, Gelsemium, Hypericum, Strychninum.


PODOPHYLLUM

Adaptado a pessoas de temperamento bilioso que sofrem de problemas gastrointestinais, especialmente depois do abuso de mercúrio, “ataques biliosos”.
Sede por grandes quantidades de água fria (Bryonia).
Dores: choques repentinos de dores de carácter espasmódico.
Depressão mental, imagina que vai morrer ou ficar doente (Arsenicum album); desgosto pela vida.
Cefaleia que alterna com diarreia (Aloe); cefaleia no Inverno, diarreia no Verão.
Cólera morbus sem dor; cólera infantil (Phytolaca).
Cãibras violentas nos pés, barriga das pernas, coxas; fezes indolores e aquosas.
Dentição difícil: gemido, range os dentes à noite; desejo intenso de pressionar as gengivas (Phytolaca); cabeça quente e que circulam de um lado para o outro (Belladona, Helleborus).
Diarreia: de permanência longa; cedo de manhã, continua pela manhã, seguida de fezes normais pela noite (Aloe), e acompanhadas por uma sensação de fraqueza ou desmoronamento no abdómen ou recto.
Diarreia das crianças: durante a dentição; depois de comer; enquanto se banha ou toma banho; de estar muito tempo na água ensaboada (Benzoicum acid); estando apertado.
Fezes: verdes, aquosas, fétidas, profusas (Calcarea carbonica); jorra para fora (Gambogia, Jatropha curcas, Phosphorus); como giz, como gelatina (Aloe) indigestas (Chinchona, Ferrum); amarela com sedimentos de comida; prolapso do recto antes ou com fezes.
Prolapso uterino: por se levantar ou fazer esforço; por causa da obstipação; depois do parto; com subovulação.
Nos meses iniciais da gravidez, pode deitar-se confortavelmente somente no estômago (Acetic acid).
O paciente está constantemente a friccionar e a pressionar a região do fígado com a sua mão.
Febre parosismica às 7h00 da manhã com grande loquacidade durante a gripe e calor; dorme durante a transpiração.
Afecta o lado direito da garganta, o ovário direito, hipocondilo direito (Lycopodium).
Dor e entorpecimento no ovário direito, indo para baixo da coxa desse mesmo lado (Lilium).
Regras supressas nas raparigas jovens (Pulsatilla, Tuberculinum).
Relações: compara: Aloe, Chelidonium, Collinsonia canadensis, Lilium, Mercurius, Nux vomica, Sulphur.
Antitodiza os maus efeitos do mercúrio.
Depois: Ipecacuanha, Nux vomica, nas afecções gástricas; depois de Calcarea e Sulphur nas doenças do fígado.
Agravação: de manhã cedo (Aloe, Nux vomica, Sulphur); no tempo quente; durante a dentição.


PHYTOLACCA

Pacientes com uma diátese reumática; reumatismo de tecido fibroso ou periosteal; mercurial ou sifilítico.
Emagrecimento, clorose; perda de gordura.
Grande exaustão e prostração profunda.
Ocupa uma posição entre a Bryonia e Rhus toxicodendron; cura quando estes falham ,mesmo estando bem indicados.
No reumatismo e nevralgia depois de difteria, gonorreia, mercúrio ou sífilis.
Dor que parece como choques eléctricos; lancinante; que muda rapidamente (Lac caninum, Pulsatilla); piora pelo movimento à noite.
Grande indiferença pela vida; de certeza que ela morre.
Vertigo: quando se levanta da cama tem a sensação de que vai desmaiar (Bryonia).
Cefaleia intensa na nuca; sente-se fraco dolorido e com hematomas em todo o corpo; desejo constante para se mexer mas o movimento piora as dores (Lac caninum, Mercurius – melhora pelo movimento, Rhus toxicodendron).
Desejo irresistível para bater os dentes ou de morder as gengivas durante a dentição (Podophyllum, Chamomilla).
Garganta ferida; de cor vermelha escura; úvula aumentada, hidrópica, quase sempre transparente (Kali bichromicum, Rhus toxicodendron).
Difteria: dores fortes da garganta para os ouvidos ao engolir; grande dor na raiz da língua quando engole; ardendo, como se tivesse um carvão em brasa ou um ferro incandescente; secura; dificuldade em engolir com tremor das mãos; sensação de um pedaço na garganta com um desejo continuo de engolir; amígdalas, úvula e região anterior da garganta coberta com uma membrana de cor cinza; não pode beber fluidos quentes (Lachesis).
Glândulas carótidas e submaxilares endurecidas depois de difteria, febre da escarlatina.
Mamas cheias de nodosidades duras e dolorosas.
Seios, mostram uma tendência a encrostar; cheio, duro e doloroso, especialmente quando a supuração é inevitável; quando as dores das lactantes vão dos mamilos para todo o corpo (vão para as costas, Croton tiglium; para o útero, Pulsatilla, Silicea).
Abcessos mamários; fístula, úlcera muito aberta, de origem nervosa; pus mal cheiroso, fétido, icoroso; doentio.
Seios inchados, nem cicatrizam e não supuram, “duros como um queijo velho” (Bryonia, Lac caninum, Phellandrium).
Mamilos sensíveis, fissurados e doloridos (Graphites); piora dando amamentação intensamente, a dor espalha-se para todo o corpo.
Supuração acelerada (Hepar sulphur, Lachesis, Mercurius, Silicea).
Agravação: quando chove; pela exposição ao tempo húmido e frio. Compara: Kali iodatum, seu análogo.

PICRIC ACID

Muitas vezes restrutura um sistema depauperado; um quadro de “prostração nervosa” (Kali phosphoricum).
Anemia progressiva e perniciosa; neurastenia.
Cérebro cansado: homens da literatura e dos negócios; o mínimo esforço mental em exagero dá-lhes cefaleia, e causa ardor ao longo da espinha (Kali phosphoricum).
Cefaleia: dos estudantes, professores e homens de negócios que trabalham muito; por desgosto ou emoções depressivas; na região occipital-cervical (Natrum muriaticum, Silicea); piora ou aparece pelo mínimo movimento ou esforço mental.
Priapismo, com doença da espinha dorsal; erecções violentas, de longa duração; emissões seminais profusas; devassidão (Cantharis, Phosphorus).
Pequenas furúnculos em qualquer parte do corpo, mas não especialmente no canal auditivo externo.
Ardor ao longo da coluna e grande fraqueza da espinha dorsal e costas; amolecimento das cordas (Phosphorus, Zincum).
Cansaço, progressivo pela mínima sensação de fadiga ao caminhar para a paralisia completa.
Cansado com uma sensação de peso por todo o corpo, especialmente nos membros, piora com o esforço.
Relações: compara: Argentum nitricum, Gelsemium, Kali phosphoricum, Phosphoric acid, Phosphorus, Petroleum, Silicea.
Melhoria: pelo ar frio e água fria.
Agravação: o mínimo esforço mental; movimento; estudar; tempo húmido.


PLATINA

Adaptado a mulheres de cabelo escuro, fibra rija; magras, de temperamento sanguíneo; que sofrem muito cedo de regras profusas.
Órgãos sexuais muito sensíveis; não consegue que os lençóis lhe toquem; tem espasmos se for examinada; vulva dolorosa e sensível durante o coito; desmaia durante o coito ou não consegue suportar (Compara, Murex, Origanum).
As dores crescem e diminuem gradualmente (Stannum); trata o entorpecimento dos membros (Chamomilla).
Para pacientes histéricos, ora estão contentes ora tristes, que choram facilmente (Crocus, Ignatia, Pulsatilla); pálidos, facilmente cansados.
Arrogantes, orgulhosos, desprezíveis; comovente “olhando para baixo”; pessoas que se julgam superiores geralmente veneradas; um tipo de “olhar de lado para pessoas” de má vontade.
Desilusões mentais, como se tudo à sua volta parecesse pequeno; todas as pessoas mentalmente e fisicamente são inferiores, mas ela fisicamente sente-se grande e superior.
Sensação de crescer muito em cada direcção.
Pouca coisa produz uma profunda vexação (Ignatia, Staphysagria); fica muito tempo amuado.
Saciedade da vida, com taciturnidade e medo da morte (Aconitum, Arsenicum).
Perturbações mentais depois de terror, dor, vexação; onanismo, orgulho.
Os sintomas mentais aparecem e desaparecem como sintomas mentais, e vice-versa.
Cefaleia: entorpecida, dor forte no cérebro ou no vertex; por raiva ou por desgosto; histerismo, por doença uterina; dores crescem e diminuem gradualmente.
Ninfomania: desenvolvimento sexual excessivo, especialmente nas virgens (Kali phosphoricum); vaginismo, espasmos e constrição.
Regras muito cedo, muito profusas, de longa duração; coágulos escuros, repugnantes, com espasmos que correm para baixo, dores no útero com puxões; genitais sensíveis.
Comichão excessiva no útero; prurido na vulva.
Obstipação: quando viaja (no mar, Bryonia); depois de envenenamento por chumbo: pela inércia dos intestinos; desejo sem sucesso frequentemente; as fezes aderem-se ao recto e anus como barro mole (Alumina); dos emigrantes; das grávidas; casos difíceis depois de Nux vomica falhar.
Metrorragia: fluxo com fluídos e coágulos pretos; espessos, pretos como alcatrão ou com uma massa grumosa (Crocus).
Relações: compara: Aurum, Crocus, Ignatia, Kali phosphoricum, Pulsatilla, Sepia, Stannum, Valeriana, a planta análoga.


PLUMBUM
Adaptado para doenças de origem espinal (Phosphorus, Picric acid, Zincum).
Emagrecimento rápido e excessivo; paralisia parcial ou geral; extrema, com anemia e grande fraqueza.
Atrofia muscular por esclerose do sistema espinal.
Lassidão; desmaia ao ir para uma sala cheia de gente.
Lento de percepção; torpor intelectual, apatia que aumenta gradualmente (Nas febres, Phosphoric acid).
Fraqueza ou perda de memória; incapaz de encontrar a palavra própria (Anacardium, Lac caninum).
Delírio alternando com cólica.
Tem umas posturas diferentes na cama.
Tez: pálido, cinzento colorido, amarelo, como um cadáver, bochecha afundada; expressão de grande ansiedade e sofrimento.
A pele da face, gordurosa, brilhante (Natrum muriaticum, Sanicula).
Linha azul distinta ao longo da margem das gengivas; gengivas inchadas, pálidas, mostram uma linha de cor de chumbo.
Dor excessiva no abdómen, irradiando para todas as zonas do corpo.
Causa ao abdómen do paciente uma sensação violenta de se esticar durante horas; estende-se em todas as direcções (Ailanthus n..).
Cólica violenta, sensação de que a parede abdominal fosse puxada por uma corda para a espinha dorsal.
Intussuscepção, com cólicas e vómitos fecais; hérnia estrangulada, femoral, inguinal ou umbilical.
Obstipação: fezes duras, encaroçadas, pretas como estrume de ovelha (Chelidonium, Opium); com desejo e dor terrível com espasmos do anus; evacuação obstruída por fezes endurecidas, secura das excreções, paralisia ou atonia muscular; durante a gravidez; pelo aperto das fezes; quando platina falha.
Doença de Bright: cólicas dolorosas; abdómen encolhido; emagrecimento rápido; debilidade excessiva; rim encolhido.
Sente falta de espaço para o feto no útero; incapacidade do útero se expandir; ameaça de aborto.
Espasmos: clónico; tónico; por esclerose cerebral ou tumor; epilepsia ou convulsões epileptiformes.
Pele amarela: castanha escura “mancha de fígado” no período climatérico; icterícia, os olhos, a pele e a urina amarelas.
Relações: compara: Alumina, Platina, Opium nas cólicas; Podophyllum no encolhimento do umbigo; Nux nas hérnia estrangulada; Podophyllum é o remédio análogo.
Os maus efeitos de Plumbum são antitotizados por Alumina, Petroleum, Platina, Sulphuric acid, Zincum.
Agravação: à noite (dores nos membros).
Melhoria: fricção; pressão forte.


PSORINUM
Nosódo

Especialmente adaptado para a constituição psórica.
Nos casos crónicos quando todos os remédios bem seleccionados falham para aliviar ou melhorar permanentemente (em doenças agudas, Sulphur); quando o Sulphur parece ser indicado mas falha.
Perda da reacção depois de doenças agudas severas. Apetite que não volta.
As crianças são pálidas, delicadas, doentes. Bebés doentes não dormem nem de dia nem de noite, mas preocupados choram e irritam-se (Jalap.); a criança é boa, brinca todo o dia; inquieta, importuna, grita toda a noite (o contrário de Lycopodium).
Grande fraqueza e debilidade: por perda de fluidos; depois de doenças agudas, independentemente de ter ou não uma lesão orgânica, ou causa aparente.
O corpo tem um cheiro sujo, mesmo depois de tomar banho.
Todo o corpo dolorido, facilmente distendido e ferido (Arnica).
Grande sensibilidade ao ar frio ou mudança de tempo; usa um gorro, um sobretudo ou um xaile, mesmo no tempo quente de verão.
No tempo tempestuoso sente-se agudizado; sente-se inquieto durante dias antes ou durante uma tempestade (Phosphorus); erupções secas e escamosas que desaparecem no verão, voltam no Inverno.
Doenças: por conter a comichão ou outras doenças de pele, quando Sulphur falha no alivio; severo, mesmo pelas mínimas emoções.
Sente-se bem um dia antes do ataque.
Pacientes extremamente psóricos; nervosos, irrequietos, facilmente assustados.
Todas as excreções – diarreia, leucorreia, regras, transpiração – têm um odor a carne podre.
Ansioso, cheio de medo; mau presságio.
Melancolia religiosa; muito deprimido, triste, pensamentos suicidas; perde a esperança de recuperação (Mellilotus.).
Desanimado: medo de morrer; que vai falhar nos negócios; durante o clímax;
A comichão excessiva leva-o ao desespero.
Cefaleia: precedida, por vacilação na câmara ocular, por ofuscação da visão ou cegueira (Lac defloratum, Kali bichromicum), por marca de anéis pretos.
Cefaleia: sempre zangado durante; melhora quando come (Anacardium, Kali phosphoricum); por erupções suprimidas, ou regras suprimidas; melhora sangrando do nariz (Mellilotus).
Cabelo, seco, lustroso, facilmente fica emaranhado, fica colado (Lycopodium). Plica polonica (Baryta carbonica, Sars., Tuberculinum).
Couro cabeludo: seco, escamoso, húmido, fétido, erupções supurantes; corrimento pegajoso, fluido repugnante (Graphites, Mezereum).
Fotofobia intensa, com as pálpebras inflamadas; não pode abrir os olhos; cai com a face enterrada na almofada.
Orelhas: caspa húmida, ferida atrás das orelhas; corrimento e fluido viscoso repugnantes (Graphites).
Otorreia: aguada, icorosa, descarga fétida horrível, como carne apodrecida; crónica, depois de sarampo e escarlatina.
Acne: de todas as formas, simplex, rosáceo; piora durante as regras, pelo café, gorduras, açúcar, carne; quando o melhor remédio é seleccionado e falha ou somente é paliativo.
Fome a meio da noite; tem que ter alguma coisa para comer (Cina, Sulphur).
Eructações com sabor a ovos podres (Arnica, Antimonium tartaricum, Graphites).
Amigdalite, amígdalas muito inchadas, dificuldade em engolir, doloroso. Ardor, sente como se queimasse; dores intensas, cortantes e dilacerantes nos ouvidos ao engolir (sem dor); saliva profusa e repugnante; muco duro na garganta, tem que pigarrear constantemente, não só melhora o ataque agudo mas elimina a tendência.
Pigarreia e saem bolas com sabor a queijo, do tamanho de uma ervilha, com mau sabor e com odor a podre (Kali muriaticum).
Diarreia: repentina, imperiosa (Aloe, Sulphur); fezes aquosas, castanhas escuras, fétidas; cheiram a podre; involuntárias, piora à noite da 1 às 4h00 da manhã; depois de doenças agudas severas; dor de dentes nas crianças; quando o tempo muda.
Obstipação: “teimosa”, com dor nas costas; pela inactividade do recto; quando Sulphur falha no alivio.
Enurese: por paresia vesical; durante a lua cheia, casos de repetição, com uma história familiar de eczema.
Gonorreia crónica de grande duração que nem pode ser suprimida nem curada; o melhor remédio seleccionado falha.
Leucorreia: com grandes pedaços coagulados de cheiro intolerável; dores violentas no sacro; debilidade; durante o climaxis.
Durante a gravidez: vómitos de repetição, o feto move-se violentamente; quando o remédio bem seleccionado falha para aliviar; para corrigir a diátese psórica do não nascimento.
Transpiração profusa depois de doenças agudas, com alívio de todos os sofrimentos (Caladium, Natrum muriaticum).
Asma, dispneia: piora ao ar livre, sentando-se (Laur.); deitando-se e deixando ficar os braços afastados e esticados (o contrário de Arsenicum album); desanimado, pensa que vai morrer.
A tosse volta todos os Invernos.
Febre alta: aparece regularmente em cada ano o mesmo dia do mês; com uma história asmática, psórica ou eczematosa. O paciente tem que ser tratado o Inverno anterior para eliminar a diátese e prevenir o ataque de Verão.
Tosse: depois de comichão suprimida, ou eczema; crónica, dura à muitos anos, piora de manhã ao caminhar e à tarde ao deitar (Phosphorus, Tuberculinum); escarro verde, amarelo ou muco salgado; como pus; tosse algum tempo antes de expectorar.
Pele: tendência anormal para receber doenças da pele (Sulphur); erupções que facilmente supuram (Hepar sulphur); seca, inactiva, raramente sua; aspecto sujo, como nunca se lavasse; grossa, gordurosa, como se tivesse tomado banho em óleo; maus efeitos de supressão do Sulphur e pomada de zinco.
Inquietude por comichão intolerável, ou sonhos aterrorizadores de ladrões, perigo, etc. (Natrum muriaticum).
Psorinum não deve ser dado para a Psora ou diátese psórica, mas como qualquer outro remédio, segundo uma individualização rigorosa – a totalidade dos sintomas – e assim realizamos o seu trabalho maravilhoso.
Relações: complementar: Sulphur e Tuberculinum.
Segue-se bem: por Alumina, Borax, Hepar sulphur, Sulphur, Tuberculinum.
Depois de: Lactic acid, nos vómitos da gravidez.
Depois de: Arnica nas afecções traumáticas dos ovários.
Sulphur segue bem Psorinum, no cancro mamário.


PULSATILLA

Adaptado a pessoas com temperamento indeciso, lento e fleumático; cabelo vermelho amarelado, olhos azuis, face pálida, facilmente se ri como chora; terno, pacífico, gentil, tímido, disposição condescendente – o remédio das mulheres.
Chora facilmente: é quase impossível detalhar as suas queixas sem chorar (chora quando agradecem, Lycopodium).
Especialmente nas doenças das mulheres e crianças.
Mulheres que são inclinadas para serem carnudas, com menstruação demorada e insuficiente (Graphites).
A primeira depreciação de saúde acontece na puberdade, nunca “ficou bem desde” – anemia, clorose, bronquite, tísica.
As secreções de todas as membranas mucosas são espessas, suaves e amarelo esverdeadas (Kali sulphuricum, Natrum sulphuricum).
Os sintomas estão sempre a mudar; não há duas constipações, não há duas evacuações, não há duas situações iguais; muito bem numa hora, muito mal na outra; aparentemente contraditória (Ignatia).
Dores: que se arrastam, dilacerantes, erráticas, rapidamente mudam de um lado para o outro (Kali bichromicum, Lac caninum, Magnesia arsenica); é acompanhada com constipações constantes; quando mais severa a dor mais severa a constipação; aparece de repente, desaparece gradualmente.
Sede em quase todas as queixas; dificuldades gástricas por comer comida rica, bolos, pasteis, especialmente depois de porco ou salsicha; a visão ou mesmo o pensamento de porco causa repugnância; “mau sabor” de manhã.
Grande secura da boca de manhã, sem sede (Nux moschata – boca húmida, sede intensa, Mercurius).
Papeira; metásteses nas mamas e testículos.
Sensação no estômago “de ter tudo desaparecido”, especialmente nos bebedores de chá preto.
Diarreia: só, ou habitualmente à noite; aquosa, amarelo esverdeada, muito instável; logo que come; pela fruta, comida ou bebidas frias, sorvetes (Arsenicum, Bryonia; comendo pêras, Veratrum, China; cebolas, Thuya; ostras, Bromium, Lycopodium; leite, Calcarea carbonica, Natrum carbonicum, Niccolum, Sulphur; bebendo água impura, Camphora, Zingiber).
Transtornos na puberdade; regras, suprimidas por ter os pés molhados; muito tarde, escassas, lodosas, dolorosas, irregulares, fluxo intermitente, com sensação de frio de manhã; com dor intensa e grande inquietude e muita agitação (Magnesia phosphorica); mais fluxo durante o dia (ao deitar-se, Kreosotum); atraso na primeira menstruação.
Sono: bem acordado de manhã, não quer ir para a cama; no primeiro sono está inquieto, consegue adormecer quando está na hora de levantar; acorda lânguido, não refrescado (o contrário de Nux vomica).
Treçolho: especialmente na pálpebra superior; por comer comida gorda, gordurosa, comida rica ou porco (compara, Lycopodium, Staphysagria).
Ameaça de aborto; o fluxo cessa e depois volta com um grande aumento; dores espasmódicas, excitação com sufocação e desmaio; tem que apanhar ar puro.
Dor de dentes: aliviado por ter água fria na boca (Bryonia, Coffea); piora com coisas quentes e com o calor do quarto.
Incapaz de respirar bem, ou está com frio num quarto quente.
Nervosismo, sente intensamente sobre os tornozelos.
Relações: complementar: Kali muriaticum, Lycopodium, Silicea, Sulphuric acid; Kali muriaticum é o seu análogo.
Silicea é o crónico de Pulsatilla em quase todas as queixas .
Segue, e é bem seguido por, Kali muriaticum.
Um dos melhores remédios em que se deve começar o tratamento de um caso crónico (Calcarea, Sulphur).
Pacientes, anémicos ou cloróticos, que tomaram muito ferro, quinino e tónicos, mesmo anos antes.
Doenças: pelo abuso da camomila, quinino, mercúrio, bebendo chá preto, sulphur.
Segue-se bem: depois de, Kali bichromicum, Lycopodium, Sepia, Silicea, Sulphur.
Agravação: num quarto quente fechado; à noite, no crepúsculo; ao começar a mover-se; deitando-se no lado esquerdo ou no lado não doloroso; comida muito rica, gorda e indigesta; aplicações quentes; calor (Kali muriaticum).
Melhoria: ao ar livre; deitando-se no lado doloroso (Bryonia); ar frio ou quarto frio; bebendo ou comendo coisas frias; aplicações frias (Kali muriaticum).

PYROGENUM
Nosódo

Por sapraemia ou septicemia puerperal ou cirúrgica por intoxicação de gás butano; durante o curso da difteria, febre tifóide ou tifo; quando o melhor remédio seleccionado falha para melhora ou melhorar permanentemente.
A cama parece dura (Arnica); deita-se rapidamente (Carbolic acid).
Grande desassossego; tem que se mover constantemente para melhora o dolorido dos membros (Arnica, Eupatorium).
Língua: grande, flácida; limpa, macia como se tivesse envernizada; vermelha ardente; seca, rachada, difícil articulá-la (Crotalus, Terebentina).
Sabor: doce; terrivelmente fétido; como se tivesse pus num abcesso.
Vómitos: persistentes; acastanhados, grãos de café; repugnantes; com aperto ou obstrução dos intestinos (Opium, Plumbum).
Diarreia: horrivelmente repugnante (Psorinum); castanha ou preta (Lep.); sem dor, involuntária; incerta, quando passam gases (Aloe, Oleander).
Obstipação: com inércia completa dos intestinos (Opium, Sanicula); repetitiva pelo aperto, nas febres; fezes, grandes, pretas, como carne apodrecida; bolas pequenas e pretas, como azeitonas (Opium, Plumbum).
Feto: decomposto; morto à dias, preto; descarga horrível e repugnante; “nunca está bem desde” a febre séptica, seguido do aborto ou aprisionamento. Provoca uma actividade vital do útero.
Lóquios: finos, acres, castanhos, muito fétidos (Nitric acid); suprimido, seguido de calafrio, febre e transpiração profusa e fétida.
Recuperação distinta do coração; sente-se cansada; como se alargasse; ronrom dos gatos, latejante, palpitações, constante nos ouvidos, não o deixam dormir; astenia cardíaca por condições sépticas.
Pulso anormalmente rápido, fora de toda a proporção à temperatura (Lilium).
Pele pálida, fria, de uma cor cinzenta (Secale); varicose de repetição, úlceras repugnantes de pessoas idosas (Psorinum).
Calafrio: começa nas costas entre a omoplata; severa, geralmente na espinha e extremidades; marcante no começo da febre séptica; temperatura 103 a 106; calor repentino, pele seca e queimando; pulso rápido, pequeno, nervoso, 140 a 170; seguido de um suor frio pegajoso.
Nas febres sépticas, especialmente puerperal, Pyrogenum demonstrou o seu grande valor como homeopático dinâmico anti-séptico.
Relações: compara: Arsenicum, Carbo vegetabilis, Carbolic acid, Opium, Psorinum, Rhus, Secale, Veratrum.
Processo do Pyrogenum na latente, o paciente continua recaindo depois de um aparente similimum.

http://materiamedicahomeopatica.blogspot.com.br/2010/03/allen-traducao-dr-joao-correa-novaes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário