sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como fazer o soro caseiro

Como fazer o soro caseiro

Existem 2 formas diferentes de preparar o soro caseiro e ao prepará-lo deve-se ter muito cuidado e seguir rigorosamente uma das receitas que indicamos abaixo, porque um erro na preparação pode causar convulsões nas crianças desidratadas.
Receita caseira de soro
  • 1 litro de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher (sopa) rasa de açúcar (20 g);
  • 1 colher (café) rasa de sal (3 g).
Receita caseira de soro usando a colher medida
  • 1 medida rasa de açúcar, do lado maior da colher padrão;
  • 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão;
  • 1 copo (200 ml) de água filtrada ou fervida.
Essa colher padrão é da UNICEF e é fornecida em qualquer posto de saúde ou na farmácia popular, gratuitamente.
Modo de preparo do soro caseiro:
Misturar todos os ingredientes e beber pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia. Ao provar o soro caseiro, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.
A durabilidade desse soro caseiro é de, no máximo, 24 horas e se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

Para que serve o soro caseiro

O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo.O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
O soro caseiro também pode ser dado a bebês e crianças, no entanto, para bebês com menos de 6 meses de idade que ainda mamam no peito, é melhor dar o peito porque ele contém tudo o que o bebê precisa.
Diabéticos não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave. É importante esclarecer que a toma do soro caseiro não vai parar o vômito e a diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos e por isso é importante seguir todas as orientações do médico.

Onde comprar soro para reidratação

Apesar de ser muito simples de fazer o soro em casa, existe também à venda nas farmácias um pacotinho chamado Sais para Reidratação Oral que contém sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral ou o soro para beber já pronto para dar ficar mais fácil de tomar, que é a melhor alternativa quando a qualidade da água é duvidosa para fazer o soro em casa ou quando se vai viajar com crianças pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário