sexta-feira, 17 de julho de 2015

Homeopatia trata os seres vivos


Há quem desconheça a Homeopatia, sistema terapêutico criado há dois séculos e utilizado por uma corrente  no tratamento de quase todas as doenças.

Poucos sabem, contudo, que o método homeopático também pode ser aplicado na agricultura - ou seja, a Homeopatia pode "curar" as plantas ou colaborar para que elas se desenvolvam de forma mais saudável. "A diferença desse tipo de cultivo em relação ao tradicional é que ele respeita a planta, não deixa resíduos nem contamina o solo", explica a bióloga e médica veterinária homeopata Maria do Carmo Arenales.

"Trata-se de um método que vem sendo estudado em instituições de ensino e pesquisa e que já é utilizado no meio agrícola por alguns produtores, aplicando-se os princípios da ciência homeopática aos vegetais", acrescenta a agrônoma Fernanda Coutinho, doutoranda na área de cultivo homeopático, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 Segundo a pesquisadora, o cultivo homeopático é baseado na lei dos semelhantes, de acordo com o enunciado do criador do sistema, o alemão Samuel Hahnemann (1755-1843), segundo o qual "similia similibus curantur", ou "os semelhantes curam-se pelos semelhantes".

Tratamento com doses pequenas
Introduzida no Brasil pelo médico francês Jules Benoit Mure, em 1840, a Homeopatia trata o paciente com doses bem pequenas de uma substância que, se administrada em doses altas em pessoas sadias, provoca sintomas semelhantes aos da doença. O objetivo é usar a capacidade de reação do organismo, a fim de estimular as suas defesas contra os agentes patogênicos - vírus e bactérias - e ajudar na recuperação do equilíbrio.


Por falta de literatura específica, nem os próprios pesquisadores sabem determinar com segurança quem teve a brilhante idéia de utilizar a Homeopatia na agricultura. Já existem, por exemplo, veterinários homeopatas, e segundo Fernanda Coutinho, alguns autores consideram que o próprio Hahnemann já previa a aplicação dos princípios da Homeopatia a todos os seres vivos, inclusive aos animais e vegetais.

 "Hoje já se testam hipóteses da aplicação também em outros componentes vivos, como solo e água. Se até mesmo os animais reagem muito bem à Homeopatia, por que não utilizá-la também nas plantas?"

Na agricultura, o cultivo homeopático não trata exclusivamente uma determinada praga ou doença, e sim a planta como um todo, mesmo quando ela está saudável, em busca de equilíbrio. No entanto, pode ser usada também para combater problemas que podem dizimar uma plantação, como, por exemplo, o ataque de insetos.

Parte do texto foi extraído: http://www.homeopatiaonline.com

A homeopatia portanto trata os seres vivos, vegetas, animais, águas e os da raça humana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário