sexta-feira, 17 de julho de 2015

Quem consome limão diariamente não fica doente


A sabedoria milenar, diz que quem consome limão diariamente não fica doente, pois este é o fruto mais perfeito e terapêutico da natureza. 

A culinária brasileira está farta de comidas e bebidas preparadas com limão. Seu sabor azedinho e seu aroma cítrico combinam muito bem com nosso clima tropical, pois conferem frescor às receitas elaboradas com este ingrediente especial.

O limão é rico em vitamina C,tem d-limoneno, um princípio ativo existente em sua casca com o poder de reduzir a ansiedade, combater a depressão, dissolver cálculos renais, desentupir artérias e prevenir o câncer.

 Estudos comprovam também que o fruto ajuda a perder peso e baixar o colesterol,  desintoxica e alcaliniza o sangue, ativando o sistema imunológico. 

A parte branca presente em sua entrecasca é abundante em pectina, uma fibra excelente para a saúde. Esta parte é capaz de quebrar cadeias proteicas, tornando os alimentos pesados mais fáceis de digerir.

Como quase todos os frutos cítricos, o limão teve sua origem na Ásia. Foi trazido ao Brasil pelos conquistadores portugueses e é muito fácil de ser encontrado de norte a sul do país, em qualquer estação do ano. 

Nenhuma fruta tem valor medicinal igual ao do limão, afirma a química Conceição Trucom, autora do livro O poder de cura do limão, Ed. Alaúde. "Seu consumo diário e regular é profilático e um verdadeiro elixir da longa vida", complementa a pesquisadora.

Você já deve ter ouvido essa frase: o limão é muito ácido, por isso não é bom para o estômago. Mentira! Nossa qualidade de vida física, mental e emocional depende, entre tantos fatores, do pH do sangue, que deve ser mantido entre 7,36 e 7,42.

 Qualquer diminuição nessa faixa vai se refletir na acidificação do organismo, gerando desvitalização geral, envelhecimento precoce, estresse, mau humor e propensão a todo tipo de enfermidades.

 Os principais vilões dessa história são as comidas industrializadas e refinadas, o consumo excessivo de carnes, congelados e ingredientes muito cozidos, todos agentes poderosos de acidificação. Já as frutas frescas, legumes e hortaliças, quando ingeridas principalmente cruas, fazem exatamente o contrário: alcalinizam, equilibrando o metabolismo dos órgãos que passam a expelir resíduos tóxicos mais facilmente. Dentre todos esses alimentos, no entanto, o limão pode ser considerado o campeão.

Seu potencial de alcalinizar o sangue humano acontece imediatamente após a ingestão. Apesar do sabor azedo, ele já chega ao estômago harmonizando qualquer disfunção. Seu ácido cítrico transforma-se em citrato de sódio - sal alcalino - capaz de neutralizar a acidez. Resultado: um sangue mais saudável que pode prevenir acidentes cardiovasculares, fortalecer o sistema imunológico, proteger contra o câncer, trazendo bom humor, mente clara e dando adeus ao estresse.

O limão no combate a doenças

Ter sempre um limão por perto pode ser uma forma simples de tratamento para aliviar sintomas desagradáveis e regenerar várias partes do corpo. Veja como usar o fruto para combater diversos problemas:

acidez gástrica: tome o suco fresco de 1 limão diluído em 1 copo de água sem açúcar, 2 a 3 vezes ao dia, 1 hora após as refeições.

acne: beba o suco fresco de limão dissolvido em água, sem açúcar, em jejum e várias vezes ao dia.

anemia: faça sucos clorofilados contendo brotos, folhas verdes, cenoura, beterraba e limão.

ansiedade: ingira o suco fresco de 1 limão misturado num copo de água na temperatura ambiente.

azia: uma hora depois das refeições, 2 a 3 vezes por dia, consuma o suco de limão bem diluído em água, sem açúcar.

distúrbios do baço: tome o suco de 1 limão com uma pitada de sal regularmente durante 15 dias.

doenças da bexiga: beba água com limão sem açúcar várias vezes ao dia, inclusive de manhã em jejum.
Para emagrecer, baixar o colesterol, desintoxicar e alcalinizar o sangue, melhorar a circulação e a imunidade: tome todas as manhãs, em jejum, o suco de 1 limão com meio copo de água morna.

dor de cabeça: a desintoxicação do sangue pode prevenir e tratar o mal. Sucos desintoxicantes à base de limão (polpa e casca) em jejum, diariamente, são especialmente recomendados.


colite: beba um copo de água fresca com o suco de ½ limão, 3 vezes ao dia ou rale a casca de 1 limão e ferva em 1 litro de água. Beba a mistura de 2 a 3 vezes ao dia sem açúcar.

constipação: o limão é um laxante suave e adstringente. Por isso, trata problemas de gases. Bebido com água morna, em jejum, diariamente, pode até curar a prisão de ventre. Faça sempre uso dos sucos desintoxicantes no intervalo das principais refeições.

distúrbios digestivos: esprema o suco de 1 limão num copo de água morna, acrescente 1 pitada de sal e beba de 30 a 60 minutos após as refeições.

gastrite: consuma todos os dias pela manhã e antes das refeições suco de limão (polpa e casca) batido com folhas de repolho, couve, brócolis ou couve-flor.

hemorróidas: tome, diariamente, sucos desintoxicantes, em jejum, contendo de 1 a 2 limões, além de brotos, folhas verdes, mamão, ameixa seca e leite de sementes cruas, como a linhaça.

enfermidades nos rins ou cistite: tome o suco fresco de 1 limão dissolvido em 1 copo de água, sem açúcar, várias vezes ao dia, inclusive de manhã, em jejum.

sinusite: faça o consumo diário de sucos desintoxicantes contendo de 1 a 2 limões, além de brotos, folhas verdes, frutas e sementes cruas como as da linhaça, girassol e abóbora.
Uso externo: lavagem das vias nasais com água pura e gotas de limão.

pedras na vesícula: beba o suco fresco de 1 limão diluído em 1 copo de água, sem açúcar, diversas vezes ao dia, inclusive em jejum, pela manhã. O fruto impede a formação de pedras em qualquer parte do corpo, além de estimular a secreção da bile.

Terapia leve do limão

Essa terapia pode ser planejada sempre que seja necessária uma limpeza rápida do organismo ou como prevenção para problemas de saúde.
Exemplo: terapia leve de 5 dias. Inicie com o consumo de 1 limão ao dia em jejum, no segundo dia, passe para 2 limões, no terceiro dia, 3. No quarto dia reduza para 2 e finalmente para 1, no quinto dia.

O suco deve ser puro e fresco. Pelo menos um dos limões deve ser consumido com polpa e casca. O preparo pode ser feito na centrífuga ou liquidificador. Nesse último caso, é necessário coar o suco antes de tomá-lo.

Para desintoxicar

Aprenda a elaborar bebidas rápidas e simples com limão para purificar e equilibrar o organismo.

Importantíssimo, beba o suco com mais de 5 minutos de preparo, pois ele perderá suas propriedades. 

Todos os sucos devem ser consumidos sem açúcar, com vegetais frescos, maduros, preferencialmente orgânicos para evitar os agrotóxicos. O melhor horário para bebê-los é de manhã, em jejum. Pelo menos um dos limões usados nas receitas deve ser batido com casca e tudo. Parte do testo foi extraído: www.velhosamigos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário