quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Brasil constrói laboratório de combate à tuberculose em São Tomé e Príncipe

Brasil constrói laboratório de combate à tuberculose
em São Tomé e Príncipe

Obra tem um valor superior a 500 mil dólares

2015-08-11
Por João Sousa
O governo brasileiro espera concluir, no prazo de oito meses, a construção de um laboratório destinado ao diagnóstico e tratamento de tuberculose em São Tomé e Príncipe.

Segundo o embaixador brasileiro na antiga colónia portuguesa, José Carlos Leitão, o laboratório vai ter como objectivo permitir um “diagnóstico internacionalizado” da tuberculose e vai ser provido dos “equipamentos mais modernos” existentes no mercado. A obra tem um valor acima dos 500 mil dólares.

A construção de um laboratório para o diagnóstico e tratamento da doença é “muito importante na vida dos doentes” por existirem casos de tuberculose resistentes aos medicamentos e outros com infeção de VIH, diz o coordenador do Programa são-tomense de Luta Contra a Tuberculose.

José Carlos de Araújo Leitão
José Carlos de Araújo Leitão
Já fonte do ministério da saúde constata até a “existência de vários casos de tuberculose que não são detetados” e reconhece a importância da construção do laboratório na vida dos são-tomenses, por permitir detectar novos casos do vírus e evitar a propagação da doença.

De acordo com José Carlos Leitão, São Tomé e Príncipe precisa muito desse laboratório. “O Brasil encara de frente o combate à tuberculose, sabe a importância de combater esse mal”, acrescenta o embaixador.

O diplomata brasileiro acreditado na capital são-tomense frisa ainda que a entrada do laboratório em funcionamento vai pôr fim ao envio de amostras para laboratório nos Camarões e vai permitir apurar casos de tuberculose com mais tempo.  O projecto é visto como "mais um sucesso da cooperação bilateral entre Brasil e São Tomé e Príncipe".
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=60381&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário