domingo, 10 de janeiro de 2016

Entenda o que é a microcefalia e a eficiência de repelentes naturais contra o Aedes aegypti

Recentemente, estamos sendo bombardeados com notícias sobre o surto de microcefalia no Brasil. É a primeira vez que o país declara emergência internacional de saúde pública e o surto é inédito no mundo.
Entenda a Microcefalia
A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos.
Microcefalia e o Zika vírus
Com base no resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, o Ministério da Saúde confirmou neste sábado (28/11) a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na Região Nordeste.
O vírus zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.
Prevenção
Todo mundo pode colaborar na prevenção, principalmente lutando contra o acúmulo de água e lixo que atraem mosquitos. É hora de também colocar tela na casa e usar mosquiteiro. Outra forma pessoal de proteção e muito eficaz é o uso de repelentes.
Especialistas apontam o repelente natural como a melhor opção para estes casos. O produto é ideal para todos os tipos de pele, inclusive de crianças e de adultos com histórico de alergia aos repelentes convencionais.
O seu uso é tópico e pode ser manipulado em gel, creme ou loção. “O repelente natural é feito a base de uma planta chamada Ledum Palustre, também conhecida como Alecrim Silvestre dos Pântanos, com origem no Hemisfério Norte, em especial no Canadá, nos Estados Unidos da América, na Escandinávia e na Irlanda. Por ser 100% natural, não agride a epiderme, inibe a tendência de alergia nas peles mais sensíveis e torna o uso mais seguro”, conta a Dra. Leandra Sá de Lima, farmacêutica da Farmacotécnica.
A especialista explica que se o repelente for ser usado na face, em pessoas com pele oleosa, o mais recomendável é a forma em gel. “Se for um paciente com a pele muito ressecada, pode ser feito em creme, melhorando a textura da pele e a usabilidade”, explica Dra. Leandra. Todas as unidades da Farmacotécnica estão aptas a manipular o repelente nas suas diversas formas.
Uma das características que também torna o repelente natural bastante procurado é a sua característica de afastar o mosquito Aedes Aegypti e evitando a infestação. “Para ter eficácia 24h por dia na proteção, a pessoa precisa aplicar o repelente pelo menos três vezes ao dia”, ensina a farmacêutica.
 
Cuidados coadjuvantes contra o  Aedes aegypti
As doenças transmitidas por insetos acometem milhões de pessoas em todo o mundo, causando milhares de mortes. Mosquitos são vetores de doenças para cerca de 700 milhões de pessoas ao ano, especialmente em países tropicais e subtropicais.
Além dos métodos repelentes físicos e ambientais, deve-se fazer uso de repelentes tópicos, sejam eles sintéticos ou naturais. Eles atuam de formando uma camada de vapor sobre a pele com odor repulsivo aos insetos. Pensando nisso, a Farmacotécnica desenvolveu repelentes seguros, atóxicos e hipoalergênicos.

Dicas sobre a aplicação de repelentes:
1)     Não use repelentes tópicos em menores de 2 meses de idade. Neste caso, utilizar medidas físicas como proteção – telas e mosquiteiros, por exemplo.
2)     Não aplique repelentes próximo a produtos alimentícios.
3)     Mantenha os repelentes fora do alcance de crianças e não permita sua auto-aplicação.
4)     Evite o uso próximo a mucosas (boca, nariz, olhos, genitais) ou em pele irritada ou ferida. Para uso na face, primeiro aplique o produto nas mãos e então espalhe no rosto com cuidado.
5)     Evite aplicação nas mãos das crianças. Sempre lave as mãos após aplicar o produto.
6)     Use quantidade suficiente para recobrir a pele exposta e evite reaplicações muito frequentes.
7)     Não use sob vestimentas.
8)     Evite usar em conjunto com protetores solares químicos.

Repelentes Naturais: 
Repelente Ledum palustre:
 Ledum palustre ——————– 10,0%
Loção Hipoalergênica qsp ——- 100 mL

Indicações: Ideal para crianças e adultos com histórico de alergia aos repelentes convencionais. Repelente de uso tópico.

Modo de Usar: Passar na pele exposta 3 vezes ao dia.Obs.: Não causa alergia e pode ser manipulado em gel, creme ou loção. Para pessoas sensíveis, recomendamos a utilização da Loção Hipoalergênica. 
Idade Permitida: a partir de 2 anos
O Ledum palustre também é conhecido como Alecrim silvestre dos pântanos ou Ledo. Têm origem no hemisfério norte, em especial no Canadá, nos Estados Unidos da América, na Escandinávia e na Irlanda. Rico em óleos essenciais, é o principal remédio das picadas de insetos (especialmente abelhas, vespas e mosquitos). No caso de picaduras, as dores são pungentes ou pulsáteis e se agravam pelo calor da cama, melhoram pelo frio local apesar da zona afetada estar fria ao tato, pálida, dormente e, muitas vezes, com equimose e prurido intenso. Apresenta ação repelente quando utilizado topicamente.

Maiores informações: http://www.farmacotecnica.com.br/entenda-o-que-e-a-microcefalia-e-a-eficiencia-de-repelentes-naturais-contra-o-aedes-aegypti/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário