O prefeito de
Santa Maria, Jorge Pozzobom, e representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde e da Corsan estiveram reunidos na tarde desta quinta-fera (19) em coletiva de imprensa para se manifestar pela primeira vez oficialmente sobre um
surto de toxoplasmose na cidade e confirmaram a existência de pelo menos 14 casos. Um documento da prefeitura circulava nas redes sociais desde quarta-feira (18), no qual a administração municipal cita a existência de uma "situação epidêmica de toxoplasmose no município".
O alerta se deu no início de abril, quando uma força-tarefa foi lançada para investigar pelo menos cem casos de
síndrome febril em apenas um mês no município. A doença tem como principais sintomas febre, dor de cabeça e no corpo, que também podem ser identificados na toxoplasmose. A partir disso, técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) estiveram em Santa Maria para acertar com a administração municipal os detalhes para coleta de sangue dos pacientes que apresentaram os sintomas para identificar as causas da doença. Foram registrados 59 casos e 14 já foram confirmados como positivos para toxoplasmose. As autoridades não informaram se os outros 45 casos ainda estão em análise ou foram descartados.
ozzobom garantiu que todas as medidas de investigação, prevenção e controle estão sendo adotadas:
— Estamos reunindo todos os esforços para acalmar e atender a população e garantimos que estamos tomando todas as medidas necessárias. Pedimos calma à população.
O agente causador do surto ainda é desconhecido, mas a chefe da Divisão Epidemiológica da Vigilância do Estado, Tânia Ranieri Muratori, diz que a literatura médica aponta para água e alimentos – especialmente carne crua ou mal passada.
— Se está em busca do que seria a fonte comum que propagou esse surto e que desencadeou a contaminação dessas pessoas, o que ainda não está esclarecido — afirma.
Por isso, como uma forma de prevenção e de precaução, Tânia ressalta que é recomendável à população que consuma "apenas água filtrada, fervida ou mineral".
Do lado da Corsan, o superintendente da estatal em Santa Maria, José Epstein, afirma que a companhia realiza "procedimentos sérios quanto ao controle e qualidade de água". Além disso, Epstein reforçou que a companhia realiza periodicamente a limpeza da água, por meio de filtragem, o que eliminaria o protozoário que transmite a toxoplasmose. Para sexta-feira (20), Epstein adianta que um engenheiro químico da própria companhia estará na cidade para auxiliar nos esclarecimentos à população.
Os órgãos explicam que, no momento, ainda não é possível destacar uma radiografia de onde esses casos de toxoplasmose se concentram. Também não se pode precisar se há, por exemplo, alguma localidade – zona rural ou urbana – com maior incidência.
Ao longo desta quinta já foi registrado aumento na procura de água mineral em alguns supermercados. A rede Walmart, que tem quatro lojas na cidade, afirma que o estoque está sendo reposto e que a empresa trabalha com a previsão de um consumo 10 vezes maior do que o normal.
A toxoplasmose é uma doença infecciosa provocada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Disseminada pelas fezes de gatos, a enfermidade, na maioria das vezes, é assintomática e não oferece risco aos pacientes, sendo eliminada pelo próprio organismo. Contudo, a infecção pode trazer consequências para gestantes, crianças com menos de dois anos, pessoas com lesão ocular e aquelas que tenham imunidade baixa. Ainda durante a coletiva, a secretária de Saúde do município, Liliane Mello, confirmou que no sábado (21) serão abertas seis unidades de saúde, das 8h ao meio-dia, para realizar atendimento às grávidas.
UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta)
UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80 - Cohab Tancredo Neves)
UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro)
Centro Social Urbano (Rua Venâncio Aires, 2645 - Vila Oliveira)
UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, S/N, B. Salgado Filho)
UBS Wilson Paulo Noal (Rua Monte Carlo, S/N. Camobi)
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2018/04/toxoplasmose-em-santa-maria-por-prevencao-governo-orienta-consumo-de-agua-mineral-filtrada-ou-fervida-cjg73uetr01nh01qlcsuvyadb.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário