domingo, 23 de setembro de 2018

China está perto de epidemia de doenças cardíacas, sugere pesquisa





China está perto de epidemia de doenças cardíacas, sugere pesquisa

Má alimentação, tabagismo e obesidade contribuem para alta nas doenças.
Especialistas recomendam intervenção do governo para conter problema.

Da France Presse

fumante chinês (Foto: Reuters)Tabagismo é um dos fatores que pode contribuir para aumento de doenças cardíacas na China (Foto: Reuters)
Má alimentação, tabagismo e obesidade: estes fatores podem estar na origem de uma possível epidemia de doenças coronarianas na China, onde três em cada quatro pessoas sofrem de condições cardiovasculares precárias.
As informações são de um estudo publicado no "Journal of the American College of Cardiology", que se baseiam em dados de 96.000 homens e mulheres da população média da China.
As condições de saúde foram classificadas em "ideal", "intermediária" ou "precária" de acordo com sete comportamentos e fatores de estilo de vida estabelecidos pela Associação Norte-americana do Coração (American Heart Association, em inglês): tabagismo, índice de massa corporal, atividade física, dieta, colesterol, pressão arterial e glicose.
Apenas 0,2% dos homens e mulheres do país mais populoso do mundo apresentou condições cardiovasculares de saúde "ideais". Segundo o estudo, somente 5% dos homens e 22% das mulheres alcançaram condições "ideais" em quatro fatores de saúde: índice de massa corporal, prática de atividade física, dieta saudável e não fumar.
Diabetes em alta
Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte na China, e a incidência de diabetes no país mais que dobrou na última década.
"Sem uma intervenção efetiva, as doenças cardiovasculares vão se tornar epidêmicas num futuro próximo na China", mostrou o estudo liderado por Yufang Bi e o co-autor Guang Ning, da escola de medicina da universidade Jiao-Tong, em Xangai, China.
"Dos sete indicadores observados, aderir a uma dieta saudável era o menos comum entre todas as estatísticas médicas cardiovasculares, chegando a 1,6% entre homens e mulheres", disse o estudo.
Os médicos pediram à China que adote um plano nacional de combate às doenças cardiovasculares para ajudar a melhorar a saúde de seus cidadãos. "Embora o país seja muito avançado no campo tecnológico, ele enfrenta um fardo terrível com as doenças cardiovasculares, como fica demonstrado neste e em outros estudos", disse

10/03/2015 10h55 - Atualizado em 10/03/2015 10h55
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/03/china-esta-perto-de-epidemia-de-doencas-cardiacas-sugere-pesquisa.html


Republiquei a matéria por sera Prevenção a melhor opção sempre.
 Maria Lopes de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário