segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A vagem nos tratamentos de diabetes e hipertensão.

A vagem nos tratamentos de diabetes e hipertensão.

A vagem, é consumida principalmente nas cidades do interior do país, e é muito plantada em quintais e chácaras, de fácil colheita.


A vagem é uma hortaliça oriunda da américa central, e, diferente do feijão e dos seus parentes mais próximos, é colhida verde e consumida junto com a vagem e não somente as sementes, possui muitos nutrientes e fibras.

A vagem possui quantidades significativas das vitaminas C, A e do complexo B, os minerais cálcio e fósforo que ajudam na formação de dentes e ossos, e o ferro que ajuda na formação do sangue. Também possui celulose que ajuda a estimular as funções instestinais, a digestão e a regeneração do sangue. Além disso possui carboidratos, mas não é calórica, possui cerca de 40 calorias a cada 100 gramas. Também ajuda a ativar os processos enzimáticos do corpo e age como calmante.

Contém ácido fólico, importantena gestação na formação do bebê. Fornecedora de energia, evita constipação, é antioxidante graças a luteína e carotenóides, auxilia no funcionamento do sistema nervoso e prolonga a sensação de saciedade, ideal para regimes de emagrecimento.
O consumo da vagem não causa gases e é de fácil digestão.


A vagem poderá ser benéfica nos tratamentos de diabetes e hipertensão. O chá da vagem pode ser um importante coadjuvante no tratamento de hipertensão e diabetes, estimulando a produção de insulina. O chá da vagem deve ser preparado fervendo de 4 a 5 vagens (tamanho médio) do vegetal em meio litro de água por 5 minutos, e tomado 2 vezes ao dia, uma xícara cada vez.Evitar excessos, para não baixar tão rápido a taxa de glicose. Ao passar dos anos prejudicamos o noso próprio organismo, com excessos alimentares, falta de exercício e ao nos deparamos com as taxas do sangue alteradas, nos assustamos e queremos melhorar o mais rápido possível. Neste momento, devagar é o adquado, e chegaremos a um equilíbrio,se almejamos desfrutar de uma vida saudável.


Como consumir? Nos mais variados pratos, onde as vagens devem ser consumidas cozidas, pois cruas possuem uma substância tóxica ao nosso organismo, sendo essa eliminada quando são cozidas.

Depois de lavá-las deve-se retirar o fio lateral com uma faca, cortando as duas extremidades e puxando de uma vez só. As sementes são consumidas também, por isso não é preciso abrir a vagem para retirá-las.

Os pratos mais comuns que utilizam essa leguminosa são sopas, saladas, bolinhos, ensopadinhos ou simplesmente cozida no vapor.

Ao preparar sopas ou cozinhar a vagem com outros legumes, acrescente-a sempre por último, para que não fique muito tempo no fogo que a leva a ficar mole e perder grande parte de seus nutrientes.

Você costuma incluir vagens em sua alimentação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário