domingo, 9 de janeiro de 2022

Previna-se contra a Dengue.


Maria Lopes e a Homeopatia.

Previna-se contra a Dengue. 

Sai ano e entra outro ano e as epidemias se repetem. 

 Após as chuvas torrenciais costumeiras da época de verão, resurgem mais preocupações com a Dengue, Chikungunya e Zika

Órgãos ligados a área da Saúde, já veêm a possibilidade do aparecimento de inúmeros casos principalmente da Dengue.

O que é Dengue?

dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Muitas vezes, os sintomas do tipo mais leve da doença são confundidos com a gripe, enquanto sua forma mais grave, a dengue hemorrágica, pode levar à morte.

Transmissão e prevenção da dengue

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

No início do século XX, o médico Oswaldo Cruz implantou um programa de combate ao mosquito, visando reduzir os casos de febre amarela. Essa medida chegou a eliminar a dengue no país durante a década de 1950.

Brasil - Situação Epidemiológica - Dengue, Chikungunya e Zika

Situação epidemiológica de 2021

Até a SE 51 ocorreram 534.743 casos prováveis (taxa de incidência de 250,7 casos por 100 mil hab.) de dengue no Brasil. Em comparação com o ano de 2020, houve uma redução de 43,4 % de casos registrados para o mesmo período analisado (Figura 1).

A Região Centro-Oeste apresentou a maior taxa incidência de dengue, com 616,8 casos/100 mil hab., seguida das Regiões: Nordeste (230,4 casos/100 mil hab.), Sul (220,6 casos/100 mil hab.), Sudeste (215,3 casos/100 mil hab.) e Norte (205,0 casos/100 mil hab.) (Tabela 1). Em relação às UF que apresentam as maiores taxas de incidência no País, destaca-se na Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

Sobre os dados de chikungunya, ocorreram 95.852 casos prováveis (taxa de incidência de 44,9 casos por 100 mil hab.) no País. Esses números correspondem ao aumento de 32,6% dos casos em relação ao ano anterior. A Região Nordeste apresentou a maior incidência com 115,2 casos/100 mil hab., seguida das Regiões Sudeste (29,3 casos/100 mil hab.) e Centro-Oeste (7,6 casos/100 mil hab.) (Tabela 1).

Com relação aos dados de zika, ocorreram 6.143 casos prováveis até a SE 47, correspondendo a uma taxa de incidência de 2,9 casos por 100 mil hab. no País. (Tabela 1). Em relação a 2020, os dados representam uma diminuição de 15,1% no número de casos do País.

OBS: O link da matéria completa e tabelas encontra-se no final desta postagem. 

Combater a Dengue é compromisso de todos. Divulguem por favor. 

O que é a vacina contra dengue

vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 13 de abril de 2019, foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa.

Variações da vacina contra dengue

Atualmente, a Dengvaxia® é a única vacina aprovada que demonstrou segurança e eficácia em longo prazo na prevenção da dengue. O produto foi licenciado no Brasi e desenvolvido pela empresa francesa Sanofi Pasteur.

A vacina é feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança.

Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças, mas sejam capazes de gerar resposta imunológica, fazendo com que o organismo da pessoa reconheça o vírus e saiba como atacá-lo quando a pessoa for exposta a sua versão convencional.

Durante um período de seis anos de acompanhamento do estudo, a vacina mostrou redução na carga geral da doença. A eficácia na população acima de nove anos é de, aproximadamente, 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue. Isso significa que em um grupo de cem pessoas, 66 evitariam contrair a doença. Além disso, reduz os casos graves - aqueles que levam ao óbito, como a dengue hemorrágica - em 93% e os índices de hospitalizações em 80%.

Enfrentando a Dengue Cuidem-se. 

Somos contra a auto-medicação, em caso de suspeita da dengue vá ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência. 

 




Epidemias são assustadoras! Apesar de não haver nenhuma garantia, é confortante saber que a Homeopatia tem uma longa história na redução de sofrimentos decorrentes de epidemias como: escarlatina e cólera nos anos de 1800, gripe espanhola em 1918, e, mais recentemente,  surtos de meningite, leptospirose e dengue.
Duranteo surto epidêmico, a prescrição homeopática visa à prevenção. Uma vez identificado qual o remédio mais semelhante aos sintomas vigentes, os que tomarem a medicação homeopática estarão mais protegidos para não contrair a doença. Logo, se duas pessoas na mesma casa apresentam gripe com os mesmos sintomas do remédio Eupatorium, por exemplo, aquele que ainda não contraiu a gripe poderá beneficiar-se tomando Eupatorium como prevenção.

Prevenindo dengue  no Brasil 
Em 2007, foi utilizada com sucesso, no Brasil, a profilaxia maciça para o controle do surto de dengue. A Secretaria de Saúde de Macaé (RJ) criou uma campanha “Homeopatia contra dengue”, distribuindo 156.000 doses gratuitas para as pessoas sem sintomas de dengue, para prevenir a infeçcão.
Cada pessoa recebeu 2 gotas, via oral, isolada ou em combinação, dos 3 remédios abaixo:

1. Eupatorium perfoliatum: indicado para severas dores no corpo, como se houvesse fratura de ossos, com febre alta, extrema agitação, dores no fundo dos olhos e intensa sede;
2. Phosphorus: quando o fígado for comprometido pelo dengue;
3. Crotalus horridus: quando se tratar de dengue hemorrágica, febre, sangramento, falha circulatória.


Declínio  dramático
Em Macaé, a incidência de dengue foi reduzida em 93%, nos primeiros três meses de 2008, comparado com o mesmo período no ano de 2007.
Foram também administrados Eupatorium e combinação em 129 pacientes com a enfermidade, em doses repetidas por uma semana. Esses pacientes tiveram recuperação mais rápida (3.6 dias) do que os não receberam os remédios homeopáticos (5 – 8.6 dias).
Os resultados foram semelhantes na campanha realizada em 2001, em São Paulo, onde foi administrada uma dose única de Eupatorium para 40% dos residentes da área mais afetada (cerca de 2.000 pessoas). A queda foi de 81.5% na incidência da dengue, comparado com outros bairros que não receberam a profilaxia homeopática.

Enfrentando a dengue em outros países
Em 1996, o Conselho Central de Pesquisa Homeopática em Delhi, Índia, administrou a 39.000 pessoas o remédio homeopático preparado com o próprio vírus da dengue (chamado nosódio), durante um surto de dengue hemorrágica. Pesquisadores reavaliaram 23.520 das pessoas que tomaram o medicamento homeopático e encontraram um índice de infecção de 0.125% comparado com 50% do índice normal.
Em 2011, em Sri Lanka, houve uma estimativa de 14.000 pessoas afetadas pela dengue com 100 mortes. Nesse período, dois homeopatas, Imthias Latif e Joe de Livera, conseguiram bons resultados usando Eupatorium para ajudar as pessoas enfermas e prevenir os que estavam sadios.
Em 2010 e 2011, a Organização Humanitária Canadense, Homeopatas sem Fronteira, reportaram o bem-sucedido tratamento na prevenção de surto de dengue em larga escala em Honduras.
Atenção, viajantes! Antes de você preparar suas malas para terras distantes, averigue no site “Center for Disease Control and State Department” se existe algum surto epidêmico na área. Verifique quais os sintomas da doença e fale com seu médico qual o melhor remédio a ser tomado para prevenção. Caso tenha um surto de dengue na área, proteja-se dos mosquitos e evite lugares com água parada. E boa viajem!

http://www.nossagente.net/enfrentando-epidemias-dengue-com-homeopatia

Elly Tuchler
Médica Acupunturista
www.acuhomeo.com



O Blog Maria Lopes e a Homeopatia tem por finalidade divulgar esta Ciência, e não tem de forma alguma o interesse em divulgar o auto tratamento medicamentoso. Procure orientação com o seu Terapeuta Homeopata, ou médico de sua confiança.
Procure  o Posto de Saúde mais próximo de sua casa, a hidratação adequada é de fundamental importância.

A Dengue não procura apenas o nosso vizinho, previna-se.
Euphatorium poderá ser usado como precaução contra a dengue.

Maria Lopes de Andrade. Acupunturista e Homeopata.
 
http://www.saudedoviajante.pr.gov.br/Noticia/Brasil-Situacao-Epidemiologica-Dengue-Chikungunya-e-Zika

https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/20554-vacina-contra-dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário