Maria Lopes e a Homeopatia.
Maria Lopes e a Homeopatia
Você conhece Juá?
Considerada a melhor opção natural para os cabelos.
Você conhece o Juá? Conhece alguém que usa o pó ou a raspa para limpeza diária ou no preparo de cosméticos naturais? Hoje vou contar para vocês um pouquinho sobre essa planta saponina maravilhosa!
O Juá possui ricas propriedades medicinais que promovem e favorecem a saúde do corpo humano. Repleta de benefícios e propriedades para a saúde, a juá é uma planta que possui as folhas, frutos, cascas e raiz propicias para o consumo humano.
A planta medicinal também é conhecida por joazeiro, joá, juazeiro, juá -de-espinho, jurupeba, jurubeba, juá – fruta, raspa – de – juá, enjoaá, enjuá, Juá – mirim, joazeiro e laranjeira-do-vaqueiro.
O Juazeiro é um pequeno arbusto, pouco exigente em relação do solo e bem resistente à falta de água. É uma planta que produz muito espinho em toda a sua estrutura; produz flores brancas ou roxas e seus frutos se assemelham a diminutas melancias.
Eles são arredondados, sem polpa, de cor laranja-avermelhado e atingem até 5 cm de diâmetro. Ele se adapta bem em qualquer tipo de solo, sendo encontrado em solos arenosos, secos, com muito ou pouco nutrientes.
O Juá é encontrado em beira de estradas, em pastagens, em meio à diversas lavouras, em quintais das casas de roças; sendo temido também como planta tóxica, pois suas sementes apresentam toxicidade e não podem ser ingeridas por animais, principalmente os equinos. Os criadores de gado consideram a planta como erva daninha, pois ela representa perigo para a criação de animais.
Origem do Juá:
O Juá (Solanum aculeatissimum) é uma planta típica da Mata Atlântica; encontrada em quase toda a América do Sul. Ela está presente em praticamente todas as regiões do Brasil, sendo muito popular junto às famílias das roças brasileiras.
árvore muito respeitada pelos caboclos, serve de alimento para o gado na seca, fornece frutos para alimentação humana, medicamento e madeira muito durável para a movelaria, cabos de ferramentas agrícolas, entalhes e carvão.
A árvore é alta, de até 10 m de altura, muito bonita, frondosa, espinhosa. Esgalhada desde o solo, produzindo sombra para o gado e para o homem do sertão.
O Juá é globoso, amarelo, comestível com pedúnculo orlado, lembra uma pitomba, porém menor, branco por dentro, doce, com 1 semente dura que se parte em duas metades. Conserva-se verde durante as secas, cresce lentamente e vivem mais de 100 anos.
Há mais de 100 espécies e aparece em todas as regiões tropicais do mundo, sendo estas especies utilizadas na medicina popular de todos os países onde cresce.
Propriedades do Juá:
A planta possui inúmeros princípios ativos como amido, anidrido fosfórico, ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, celulose, cafeína, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C, hidratos de carbono e anidrido fosfórico. Então, confira agora os Benefícios do Juá Para Saúde:
Benefícios do Juá Para Saúde:
- O Juá possui propriedade antibacteriana sendo usado na medicina popular para alívio de manchas na pele, urticária e furúnculos. O fruto verde é cortado ao meio, cozido e aplicado no local em forma de compressa.
- O uso da Juá é indicado para pessoas que sofrem de problemas como febre, gengivite, má digestão e outras doenças no estômago, alguns problemas nos órgãos sexuais e vias urinária, além da placa bacteriana.
- Um pó obtido da entrecasca da árvore é utilizado como pasta para limpeza dos dentes. Estudos farmacológicos apontam que o Juá pode ser mais eficaz do que os cremes dentais industrializados no combate à placa dental.
- Recentemente, diversos produtos de higiene e estética industrializados vêm incluindo o juazeiro na composição de seus produtos, em geral, indicado como raspa de Juá.
- A decocção das folhas e cascas da Juá podem ser usadas no couro cabeludo, para tratar caspas; como gargarejo, para tratar gengivite e a ingestão para tratar males no estômago.
- Já a decocção feita a partir da raiz da planta ajuda a combater a má digestão, problemas nos órgãos sexuais e vias urinárias e ajuda a reduzir a febre.
- O fruto Juá é comestível e rico em vitamina C, sendo muito apreciado pela população dos locais onde o juazeiro cresce nativamente, já que é uma das poucas plantas que persistem em climas extremos.
Como Usar o Juá:
- Fitocosmética (Fabricação de): shampoos, loções (doenças de pele), produtos de higiene bucal;
- Decocto de Folhas e Entre Cascas: lavar o couro cabeludo, gargarejo (gengivite etc.), males do estômago;
- Decocção da Raiz: má digestão, febres e problemas nos órgãos sexuais e das vias urinárias.
- Frutos: consumidos “in natura” ou na fabricação de geleias e doces.
Receita de Shampoo Natural de Juá:
INGREDIENTES:
JUÁ EM RASPA:
Saiba que o que nesta postagem o que é chamado de Shanpoo Natural de Juá, é na realidade um Chá de Raspa de Juá, que dá aos cabelos força aos fios quebradiços, ajudando no crecimento . Poderá ser usado uma vez na semana e logo verá os seus cabelos se tornarem sadios.
Observe que este Chá de raspa de Juá, ao ferver normalmente poderá vir a entornar por criar um tipo de espuma, e para usar em seus cabelos tem que ser muito bem coado para retirar toda a palha da raspa de Juá.
Colocar meio litro de água para ferver, mas logo começe a amornar, acrescente 2 colheres de sopa da raspa de Juá e mexa um pouco com uma colher e deixe ferver um pouco. Em seguida apague o fogo e coloque uma tampa sobre a vasilha. Deixe esta mistura ficar morna o suficiente para que você possa usar mos cabelos.
Após lavar seus cabelos normalmente como o shampoo de sua preferência após enxagua-los, jogue este chá de raspa de Juá em seus cabelo.
Contraindicações:
A ingestão do Juá é contraindicada para crianças menores de 12 e anos. Devido a presença de saponinas, o consumo da planta também deve ser evitado por gestantes e mulheres que estão em processo de amamentação.
Em caso de dúvidas, consulte um profissional qualificado.
ATendimento Tel de WhatsApp: ( 21 ) 988794110
Maria Lopes: Terapeuta com mais de 40 anos de experiência.
Terças e Quintas - Feiras das 14 ás 17 Hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário