Maria Lopes e a Homeopatia
A Todos que nos visitaram no Ano de 2023.
Nosso Agradecimento. Maria Lopes.
“Rir é o melhor remédio” — ensina a sabedoria popular.
Costumamos interpretar essa frase de modo figurado, como um conselho diante de contratempos. A ideia seria não se deixar abater e responder às adversidades com bom humor.
Porém, mais do que uma lição de resiliência, o dito expressa uma verdade reconhecida pela Medicina e Psicologia.
É isso mesmo: estudos científicos comprovam que boas risadas e gargalhadas favorecem a saúde física e mental, sob diversos aspectos.
Benefícios da risada para a saúde
Mesmo o riso “forçado” é capaz de promover o bem-estar geral e alterar sua disposição.
Quer saber por quê?
Então continue a leitura e se surpreenda com 6 motivos para rir com mais frequência.
1. Rir melhora o sistema imunológico
O riso aumenta a produção de células NK (natural killer), capazes de aniquilar células cancerígenas, além de atuar na prevenção de doenças virais.
Outros estudos apontam a risada como um estimulante da imunoglobulina A (IgA), que ajuda a proteger contra infecções respiratórias.
“O riso é um exercício corporal, precioso para a saúde.” — Aristóteles
Também é válido mencionar o trabalho do psiquiatra William F. Fry, professor da Universidade de Stanford e um dos pioneiros da gelotologia (campo de estudos científicos centrado na avaliação dos efeitos terapêuticos do riso).
Nos anos 1960, o Dr. Fry já realizava pesquisas nessa área. E verificou, por exemplo, a influência do humor na produção de linfócitos T, principal arma de defesa do organismo contra doenças.
“Sorrir faz as pessoas se sentirem bem e positivas, transmitindo um senso de boa vontade, harmonia e confiança.” — Dr. T. P. Chia
2. Rir ajuda a aliviar a dor
Robin Dunbar, antropólogo e psicólogo evolucionista inglês, é autor de um estudo que atesta o efeito das risadas no tocante a tolerância da dor.
A partir de pesquisas com voluntários, ele concluiu que boas gargalhadas liberam endorfinas — analgésicos naturais do corpo —, reduzindo as sensações dolorosas em até 10%.
Leia também: Dicas para reduzir os sintomas da fibromialgia
“O riso é o único remédio sem efeitos colaterais.” — Shannon L. Alder
Matéria completa no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário