sábado, 2 de março de 2024

Dia D no Brasil contra a dengue mobiliza o país na prevenção aos focos do mosquito, 02/03/2024.

 Dia D no Brasil contra a dengue mobiliza o país na prevenção aos focos do mosquito, 02/03/2024.

DENGUE – A Homeopatia pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento, segundo a ANVISA.


DENGUE – A Homeopatia pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento, segundo a ANVISA.

Republico a matéria de 2019  sobre a Dengue que continua sendo caso de Preocupação na Saúde Pública, não apenas no Brasil mas em vários países.  


2019 vem sendo um ano alarmante no Brasil. Os casos de dengue crescem 339% e quase mil cidades têm risco de surto. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou que já são 209.276 casos prováveis. A dengue é uma doença para a qual não existe cura, mas sim alívio dos sintomas.A Homeopatia é uma opção terapêutica que pode ser usada como coadjuvante na dengue. Ela não substituiu o combate ao vetor, as medidas sanitárias e de saneamento, mas surge como uma medida complementar, eficaz, barata, com baixos efeitos adversos, aprovada pela ANVISA se utilizada sob a supervisão de um profissional homeopata, em uma população conhecida, em que seja possível realizar seu acompanhamento. Além de não ter contraindicação e nem efeitos colaterais significativos, pode ser usada por crianças, gestante e idosos. Pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento dos sintomas da dengue, olha só:
Prevenção:
O medicamento atua na prevenção juntamente com todas as outras ações de combate ao mosquito, reduz o índice de contaminação em 73% dos casos e diminui o tempo de recuperação do paciente.Um estudo fez o uso de um medicamento homeopático (Eupatorium perfoliatum 30CH) em São José do Rio Preto/SP, como estratégia de prevenção da dengue. O medicamento foi oferecido a 1.959 moradores de uma área com grande incidência de dengue, sendo constatado que a redução dos sintomas da doença nesta área foi maior que a observada em 4 outras áreas da cidade. Nesse mesmo estudo, foi descrito que 20 mil doses de um complexo homeopático (Eupatorium perfoliatum 30 CH, Phosphorus 30 CH e Crotalus horridus 30 CH) foram oferecidos à população da cidade. Em uma amostra de 524 indivíduos que tomaram o complexo homeopático, 384 (74%) não tiveram manifestações da doença.
Tratamento:
Normalmente os sintomas da dengue tem duração de sete a dez dias, com o tratamento homeopático os sintomas podem acabar em até dois dias. Existe um complexo homeopático (Crotalus horridusEupatorium perfoliatumPhosphorus) que pode ser utilizado por quem já contraiu o vírus. Auxilia no tratamento dos sintomas da dengue, como cansaço, desânimo, indisposição, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, inapetência, febres e calafrios, dor abdominal e dor retro-ocular. Existe uma modulação desses sintomas, o sistema imunológico é estimulado, a doença não agrava, e o tempo de febre, mal-estar, dores musculares, diminui.
Estudos:
Foram feitos alguns estudos pelo mundo com pessoas com sinais e sintomas de dengue. Em Honduras testou-se o uso de um complexo homeopático (12CH-Aconitum, Belladonna, Bryonia, Eupatorium perfoliatum, Gelsemium e Rhus toxicodendron) em um grupo com dengue. Nesse grupo, houve queda do tempo de duração da febre e dor. Outro estudo foi feito no Paquistão, no qual usou-se um complexo homeopático em um grupo (Bryonia alba, Rhus toxicodendron, Gelsemium sempervirens, Aconitum napellus, Eupatorium perfoliatum, Citrullus colocynthis, China boliviana, Hamamelis, Crotalus horridus e phosphorus). No grupo que usou a homeopatia, houve melhora no número de plaquetas e células brancas. Várias prefeituras no Brasil já vêm adotando a homeopatia na prevenção e tratamento da dengue, como Macaé, Coronel Fabriciano, São José do Rio Preto. A Homeopatia NÃO DISPENSA os cuidados convencionais que se deve ter com a dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário