quarta-feira, 20 de abril de 2011

Obesidade: como manter nossa saúde intacta

Leonardo Poyart
A obesidade é considerada hoje uma doença, tipo crô¬nica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de outras doenças e que pode causar a morte precoce. E caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nos tecidos, associada a problemas de saúde, que traz muitos prejuízos à nossa vida.
O número de pessoas obesas cresce em todo o mundo. Hoje, um bilhão de pessoas já são obesas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. O Brasil não é uma exceção: possui 33% de mulheres, 13% de homens e 15% de crianças e jovens acima do peso.
A porcentagem de gordura corporal deve situar-se entre 15 e 18% para homens e entre 20 e 25% para mulheres. Podem ser considerados obesos os homens com percentual superior a 25% e as mulheres com mais de 30%.
"O obeso é aquela pessoa que não tem força de vontade e é assim por que é preguiçoso". Uma afirmação que pode gerar preconceito. A pessoa obesa sempre encontra dificuldades para relacionamento sociais e afetivos, problemas para encontrar emprego, entre outros fatores que influenciam sua vida diária, ocasionando assim, problemas psicológicos.
"O mundo moderno traz obesidade, ou seja, quanto mais as cidades se urbanizam e os aparelhos ficam cada vez mais confortáveis, com comandos à distância ou automóveis disponíveis a praticamente todas as pessoas, aumenta mais a prevalência da obesidade", alerta o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, Márcio Mancini, afirmando ainda que os hábitos alimentares e a diminuição de gastos de energia contribuem também para o aumento da gordura.
Como conseqüência da doença, pode haver problemas fiscos, psíquicos e emocionais, reduzindo a expectativa de vida, além de doença cardiovascular, acrescido de hipertensão, arteriosclerose, insuficiência respiratória, apnéia do sono, propensão à diabete e cânceres.
Há graus variados, indo desde o sobrepeso discreto até a obesidade mórbida.
Alguns artigos médicos dizem que cerca de 300.000 pessoas nos Estados Unidos morrem por ano precocemente devido à obesidade e, no Brasil, este número está entre 50.000 e 100.000.
Na outra ponta existe uma "indústria da obesidade", que está crescendo no mundo. Fabricantes de produtos diets, donos de academias de ginástica, empresários da estética, silo exemplos de profissionais que atuam em busca de suprir as necessidades desse tipo de público.
"O consumidor encontra nessa área de alimentos e serviços, as melhores alternativas para sua saúde, e que melhora o seu bem-estar", afirma o nutricionista Carlos Henrique. "A melhor opção é estar aberto para saborear um cardápio diferente, mais leve, mais light. O cuidado na alimentação de um obeso precisa ser redobrado", conclui o nutricionista.
Temos o costume de ingerir alimentos supérfluos, como balas, bolachas, salgadinhos, etc. Também no relacionamento social, as visitas a amigos, clientes ou familiares, são recheadas de jantares, lanches, happy hour, cafezinho e doces... muitos doces. Portanto, atenção à sua alimentação e coma de tudo, porém, alimente-se balanceadamente.

Módulo XII – Filosofando e Informes Finais O Que é o Corpo?
O corpo é uma cerca que o Filho de Deus imagina ter erguido para separar partes do seu ser de outras partes.
É no interior dessa cerca que ele pensa Viver, para manter quando ela se deteriorar e desmoronar.
Pois no interior dessa cerca ele pensa estar a salvo do amor.
Identificando-se com a segurança dele, ele considera ser o que é a segurança dele.
De que outro modo poderia ele ter certeza de permanecer no interior do corpo mantendo o amor do lado de fora?
O corpo não perdurará. Mas ele vê isso como uma dupla segurança.
Pois a não permanência do Filho de Deus é uma prova de que as suas cercas funcionam e cumprem a tarefa que a mente dele lhes confere.
Pois se a unificação dele permanecesse intocada, quem poderia atacar ou quem poderia ser atacado? Quem poderia ser vitorioso? Quem poderia ser o vencido? Quem poderia ser a vítima?
Quem poderia ser o assassino? E, se ele não morresse, que "prova" haveria de que o eterno Filho de Deus pode ser destruído?
O corpo é um sonho. Como outros sonhos, ele as vezes parece representar felicidades, mas pode também voltar-se subitamente para o medo, onde nascem todos os sonhos. Pois só o amor cria em verdade e a verdade nunca tem medo. Feito para ter medo, o corpo tem que servir o propósito que lhe é conferido. Mas podemos mudar o propósito o qual o corpo deverá obedecer mudando o nosso pensamento quanto ao que ele serve.
O corpo é o meio pelo qual o Filho de Deus retorna à sanidade.
Você se identificará com aquilo que você pensa ser a sua segurança.
A sua segurança está na verdade e não em mentiras.
O amor é a sua segurança, o medo não existe.
Identifique-se com o amor e você estará seguro.
Identifique-se com o amor e estará em casa.
Identifique-se com o amor e encontre o seu Ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário