quinta-feira, 5 de abril de 2012

SUPREMA CORTE SUECA DECIDE QUE MÉDICOS PODEM RECOMENDAR TRATAMENTO HOMEOPÁTICO


A Suprema Corte da Suécia decidiu recentemente que os médicos estão autorizados a recomendar livremente tratamento homeopático a seus pacientes. Até recentemente a Homeopatia não havia sido aceita pelas autoridades de saúde do país como abordagem terapêutica oficial.
A discussão sobre a recomendação do tratamento homeopático começou há anos, quando um médico com treinamento em Homeopatia no Reino Unido utilizou esse tratamento em sua prática e foi suspenso pelo Conselho de Ética Médica. O profissional argumentou que usara Homeopatia quando solicitado pelo paciente e apenas quando o tratamento convencional se mostrara ineficaz, mas após ter sido condenado em duas instâncias foi proibido de utilizar Homeopatia.
Na decisão afirmava-se que a Homeopatia não seria científica, ignorando a base de evidência crescente sobre sua efetividade. Recentemente, após anos de discriminação contra si e seus pacientes, seu caso finalmente chegou à corte suprema, que entendeu que os pacientes não haviam sido expostos a risco e que o médico havia utilizado conhecimento científico. A partir dessa decisão os profissionais de saúde passam a ter permissão para utilizar homeopatia.
(Com informações de European Committee for Homeopathy)


Nenhum comentário:

Postar um comentário