quarta-feira, 2 de maio de 2012

Calcárea Carbonica

MENTAL Calcarea carbonica

Calcárea Carbonica e uma das indicações para o tratamento da Rinite Alérgica




Uma série de medos e ansiedades afligem: o medo da morte (pior durante a noite) e morrer de fome que as pessoas observar ou tomar conhecimento de sua confusão mental ou seu estado ou condição; a doenças, especialmente contagiosas ou epidêmicas, tuberculose e doença do coração ou tem uma doença incurável, com grande ansiedade para a sua saúde, para o escuro (o que torna ainda pior) de tudo e relacionadas a ele (ao anoitecer, a tarde e noite) antes de dormir de medo ou de ir dormir e despertar (terror noturno).

Medo de perder a razão, o mau, uma coisa terrível acontecer com ele, a solidão (daí o desejo de companhia), a pobreza, em relação a sua ansiedade sobre o futuro da sua própria sombra, para os animais, os cães para a cama durante o frio, para as multidões e lugares públicos (agorafobia) ir ao dentista, a cair, para os fantasmas antes da menstruação ou menstruação suprimida, para os infortúnios, para porões e igrejas, as tristezas do povo, para ter um acesso de raiva ao ver os ferimentos nas tempestades, com tremores. Medos do estômago ou sentar-se nele. Ele estava com medo toda a sua vida. Ansiedade: ao entardecer e à noite, na cama, ao deitar, nas crianças, quando a ascensão da cama durante a febre e calafrios, fechar os olhos na escuridão, com uma expressão de ansiedade; com medo , com ondas de calor, antes e durante a menstruação, a tensão mental, e após a defecação, pensando sobre a ansiedade, depois da meia-noite, ao ar livre melhor. preocupação ansiosa, que vão desde uma cama para outra ou virar na cama durante a menstruação. Culpa.

Angústia: pré-menstrual, com palpitações.

Teimoso, obstinado, para apreciar o fato particularmente em crianças, especialmente quando eles tendem a engordar.

Sensível, é intolerável e profundamente afeta-lo ouvir (e ver) histórias de horror e, sobretudo, a história da crueldade, que provoca grande ansiedade, altera, excita-lo. Além disso, a má notícia vai incomodar e excitar.

Desespero: durante calafrios e suores, com medo de morrer, para a sua saúde, para as dores, curar, ou dúvida ou tornar-se indiferente.

Desespero religioso, com a ansiedade para a salvação de sua alma religiosa condições em crianças triste ", falando do futuro do mundo, anjos, ler a Bíblia, eles querem morrer" (Kent).

Alucinações: ver as caras horríveis e imagens que assustam, especialmente quando você fecha os olhos, acreditar ser louco, ou que as pessoas pensam que somos loucos, e ir ver os animais e brincar com cães e gatos , pense que você vai matar, cozinhar e comer, eles pensam sobre estar doente tem visões de fogo, que se acredita ser alguém que caminha ao seu lado. Você tem idéias fixas: basta pensar no assassinato, incêndio e ratos, e não faz nada, mas falar sobre isso, acho que de homicídios, no delirium tremens.

Lento em seus movimentos, mas também em fazer cálculos, porque o esforço mental é pior, muito cansado, por isso ele tem aversão ao trabalho mental que muitas vezes não pode fazer, para uma verdadeira dificuldade para pensar, especialmente em crianças ou em tempo chuvoso. Slow idade. É preguiçoso, indeciso, tímido (blushes). É errado falar palavras mal colocadas ou mal usado. Tem confusão mental depois de comer e tensão mental, é como um sonho, inteligência limitada ", sem avançar em seus estudos" (Hering); imbecilidade.

Cansado e aborrecido com a vida, especialmente durante a transpiração.

Triste: quando você está sozinho quando você suar, antes da menstruação, como por desgraça. Silencioso, ainda está sentado ou fala para si mesmo. O que os seus sintomas piores. Gritos, depois de ser ansioso, facilmente, se a repreensão ou desafio, durante a calafrios, febre e sudorese, durante a menstruação, sono, pior à noite, alternam-se com lágrimas do riso, pior de consolação. Grita, sinto que eu preciso gritar.

Facilmente ofendidos. É noite irritável, especialmente de manhã e, a abrir (ou melhor) em uma sala quente, durante dor de cabeça, ouvindo música, sentado, durante calafrios e suores, após a relação sexual, antes e durante a menstruação; antes de mover a barriga na dentição, com insônia. Misanthrope. Mal, mal-intencionado, egoísta, com uma alta opinião de si mesmo, ódios, ressentimentos antigos para a humilhação e, por vezes, não é a aversão aos membros da família ou para determinadas pessoas.

Mental sintomas de excessos sexuais. Após a relação sexual é agitado, irritado ou triste. Lascivo, libidinoso, pior à noite, libertinagem.

Feliz quando está constipado e, pelo contrário, está ansioso após um movimento de entranhas.

Hipersensibilidade: pior amanhã, ao ruído, especialmente na hora de dormir, e assustado, o treble, a música, tudo que é áspero com ele, doente. Isso assusta facilmente, a maioria antes da menstruação.

Outros sintomas mentais: desejo impaciente de ir para casa.

Não é a clareza mental, enquanto a transpiração durante a noite na cama com uma risada Ri espasmodicamente no chão ao redor de Spin cuspir na cara das pessoas a falta de gosto em roupas dipsomania lento para aprender a falar percorre as ruas.

GERAL Calcarea carbonica sintomas patogenéticos

Eles são os mais importantes e características individualizantes, juntamente com alguns sintomas mentais, alguns desejos de alimentos e sintomas específicos de Calcarca Carbonica, por excelência remédio constitucional, especialmente no primeiro ano de vida, que é o melhor remédio.

(Tyler). Mesmo os seus ossos podem ser suaves, não muito consistente (raquitismo) e frágil, e suas fraturas curar muito lentamente.

A lentidão é uma característica que cada passo é com esta medicação. "Tudo sobre ele é lento, lento, pesado e solto" (Tyler).

Assim como lentidão mental e fisicamente, os estágios de sua evolução, a aquisição das suas funções, também é feito lentamente. Assim, o lento amadurecimento neuromuscular tarde faz a aquisição de tônus muscular necessário para se sentar, andar e falar. Sua dentição também é lento e difícil. Sua fontanelas e suturas cranianas são lentos a fechar, de forma a consolidar as suas fraturas. E mais tarde, na puberdade feminina, seus períodos atrasado.

Falta-lhe calor vital. É pior do ar frio, úmido e frio depois de frio. Sinta o frio profundo, osso, e tem uma marcada tendência a ter frio.

Um paciente cansado, fraco, fraco, facilmente exausto pelo menor esforço, físico ou mental, para subir escadas, andar mais ao ar livre, depois das relações sexuais, ao ar livre melhor depois do almoço, em crianças, depois de comer, antes e durante a menstruação, pois a umidade, a falar, depois de fezes; fraqueza paralítico.

Suores parcial em diferentes locais do corpo, coincidindo com o frio nas mesmas áreas, especialmente na cabeça e membros.

Tensão física ou a tensão dos músculos e tendões ao levantar, subir escadas ou morros ou alturas, de pé, após o sexo, distúrbios físicos e mentais, excessos sexuais, antes da menstruação , para aplicações de tempo úmido e molhado, ou se molhar a partir de uma imersão transpiração (mais ainda) ou que tenham sido em pé ou sentado no chão ou lugares frios e húmidos, para trabalhar com água no vaso sanitário (medo) por correntes de ar (não há uma aversão real ao ar livre), para mudanças climáticas no outono, em jejum, depois de comer à saciedade, após o café, o leite, alimentos secos, ervilhas e feijão, alimentos defumados, sal , repolho, cenoura não pode tolerar roupas apertadas, amanhã, ao entardecer e à noite, na cama, lateralidade, direita. Melhor: o afrouxamento da roupa depois do almoço, enquanto a prisão de ventre.

Tendência a fortes convulsões, que aparecem principalmente na primeira metade da noite ou 16-4 horas ou amanhã, em crianças, durante a dentição, com perda de consciência, com queda, após um esforço ; pelo medo, pela mortificação ou humilhação; erupções suprimidas. Eles são geralmente precedidas por uma aura sente muito estranho sair do plexo solar, como se estivesse executando um mouse sobre a pele, bem como em membros.

Epilepsia. Coréia: de um lado ou cobrindo o corpo inteiro, de medo ou de parasitas intestinais.

Outras questões de interesse geral: Anemia; posthemorrhagic Transtornos perda de Câncer de fluidos vitais; encefaloma; leucemia gonorréia reprimida Eliminatórias nanismo a aumentar, pior antes da menstruação.

Pólipos linfadenopatia indolor pedreiros, mineiros. Varizes

Desejo e aversão de Calcarea carb

Desejo por comer ovos cozidos, macios. Gostaria de farinha, sorvete, leite, ostras e mariscos, salgado, azedo, as coisas não comestíveis (cal, lápis, terra, gesso, etc) ou bizarro, especialmente em crianças, doces e açúcar.
Aversão: comida de café, quentes ou cozidos, a carne, o leite, o pó para inalações.

ESPECIAL Calcarea carb

Sua na cabeça, de manhã, tarde e noite, dormindo, ou com ar frio ou andar ao ar livre. Head sente frio como gelo, dentro e fora, às vezes, como se pedaços de gelo aplicado, alternando com calor, na região occipital, no lado direito ou do lado interno.

Vertigem em alturas ou subir escadas, ou em lugares altos, para movimento rápido, e movendo a cabeça para a cabeça, durante a menstruação, quando ele levantou-se inclinando-se, passando de uma posição sentada ou agachada, ou erguendo a cabeça girando a cabeça em repouso, depois de andar ao ar livre durante o sono, com tendência a cair para os lados ou para trás, com náuseas ou vômitos, com marcha instável, como se deu a volta em um círculo.
Dores de cabeça: escadas acima, para o ar frio ou livre ou tomar frio durante calafrios, após a relação sexual ou excessos sexuais, com resfriados ou supressão, para a tosse, depois de comer, de choque, antes, durante ou após da menstruação, acenando ou balançando, para suores suprimida, para sair da cama, as meninas da escola, para o sol, andar rápido, para o esforço, para a luz, a tensão mental, devido ao ruído, no frio ou molhado ou se molhar, melhor amarrar a cabeça ou fechar os olhos ou a frio ou a pressão axterna aplicações; deve mentir. Dor de cabeça, como se para fazer explodir a cabeça, que se estende do occipital ao vértice, e ficaria louca. fechamento tardio das fontanelas. Hidrocefalia. Sensibilidade cérebro premenstrtual. Calor na cabeça durante a menstruação, com os pés frios. Eczema, tubérculos, cicatrizes e molhado de sangue no couro cabeludo, com comichão. erupções escamosas, espinhas, herpes circinata. O tampão de berço. A perda de cabelo, em chapas, após o parto. Exostose.

Pálpebras preso pela manhã, com secreção purulenta dos olhos. A inflamação aguda catarral dos olhos, frio ou úmido, para repetir, conjuntivite, retinite, pustular, ceratite, com adesões, manchas e úlceras na córnea. Arrancando queima ar livre. Fotofobia noite. Ângulos de olhos inchados. Câncer do olho. Falls. fístula lacrimal. Dor ocular, pior à noite para ler, à luz, especialmente em tempo de chuva artificial, mais de pressão. Queima, corte, rasgo. Pressionando dores ou como se a areia. Pior esforço visual. visão turva, turva. Hipermetropia. Miopia ou manchas escuras.

Catarro e inflamação da tuba auditiva, com perda auditiva.

A perda auditiva durante a menstruação ou o trabalho com água. Mastoidite. Média e orelha interna, com secreção purulenta, espessa, fétido, sanguinário, amarelado que foi excluída.
Zumbido nos ouvidos, como bater, assobiando, tocando, rugindo, cantando, como se esmagados por alguns de engolir. Pulsação nos ouvidos. Pólipos.

Odores fétidos nasal, purulenta, singuinolenta amarelado, mal-humorado, excoriating espessa, aquosa, excluído da retaguarda. Coriza: Manhã ou noite, crônica, com tosse, com ou sem drenagem, com laringite. Ozena. pólipos nasais. Secura. Cheiro ausente ou diminuído. Red Nose, pior no final. Epistaxis amanhã. Espirrar sem coriza. Obstrução: manhã, tarde, crônica, com pus.

Rosto pálido, doentio, pálido, de terra, amarelada, com olheiras, rugas de aparência envelhecida. Expressão: idiota ansiedade;. Erupções: nas bochechas, testa, queixo, lábios (mais abaixo), perioral, nos cantos da boca, que são por vezes ulceradas, nojentas ou prurido, amarelado, úmido, eczema, acne, cravos, espinhas, pústulas, urticária.

Cuspir Constant. Vesículas na boca e língua, que está inchado e branco. Boca seca e língua. Excoriating, dor em queimação na língua e na boca. movimentos da língua, com dificuldade, falando mal o silêncio. Rânula. Canker. Bolacha língua. A criança coloca seus dedos em suas bocas. Calor na boca. Aétido respiração. O mau gosto, metálico, podre, salgado, azedo, a falta de gosto.

Dentição difícil e lenta. Dentes sensíveis a água fria e ar. Dor de dente de ar frio (ou bebidas frias), através do ar introduzido na boca ou por um fluxo de ar para trabalhar em áreas úmidas, para as coisas quentes, durante e depois da menstruação, durante a gravidez, na primavera, quando tocar ; de se molhar, melhor o calor externo. Inchada e sangramento nas gengivas, recuando, latejante. Ranger de dentes, dormindo. movimentos de mastigação sono.

Dor de garganta devido a mudanças no tempo ou no tempo molhado, em refrigeração, durante a menstruação, ao engolir, atrás do osso hióide, se espalhou para o ouvido. Swap dormindo. Inchaço e hipertrofia das amígdalas.

Úlceras nas amígdalas. garganta seca. Linfadenopatia cervical, endurecimento, como nós, às vezes supurada. Pulsações nas carótidas. Bócio Bócio exophthalmic. A inflamação crônica do aperto na garganta de engolir.

Apetite exagerado, mais depois de comer, com afinamento ou estagnação, ou apetite ausente. sede ardente, extremo, durante a calafrios, febre e suores. Eructação, regurgitação, azia. Náuseas: de manhã, antes do café, bebidas frias, tosse, após comer, durante a menstruação, de fumar, então o leite. Sensação de pedra no estômago. Vômitos durante a noite, joga o leite coagulado depois de comer, com dor de cabeça, antes e durante a menstruação. Vómitos bile ácida, sangue. bebedores gastralgias, depois de comer, o jejum, para se deslocar, a imprensa, mais arrotos.

Não pode tolerar a roupa apertada no ventre. Barriga distendida, alargada e difícil em crianças com marasmo.

Constrição na hipocondria. A barriga parece cheio de pedras. excrescência carnuda Flatulência; encarcerados.

Dores de estômago durante a noite, durante a menstruação, na virilha, como se vê uma hérnia. Hérnia Inguinal. Cólica biliar a partir de cálculos biliares; pontos em hipocôndrio direito, pior depois de dobrar ou defecação. Pulsação no estômago. gânglios inguinais.

Constipação com fezes duras, ou o primeiro disco e, em seguida, macio, grande, complicado, não digerido, claro, preto, sangue, como a argila, seco, cinzento, pastoso. A diarréia em crianças, durante a dentição, depois do leite, tendo em frio, depois de comer, nas pessoas emaciado, os esforços, por fruto, durante o verão, a febre tifóide, com fezes soltas, líquidas e branco como a cal ou leite ; espuma, coagulado esverdeada, abundante, freqüente, de um cheiro azedo. Fístula anorretal. Formigueiro e prurido anal; por Ascaris. hemorróidas Grande, sair para defecar. sangramento anal. Prolapso retal, movimentos intestinais, para a diarreia. Umidade anal. Rectal dor: movimentos intestinais, ou posterior; urgência ardente. A incontinência fecal. Teníase.

Cálculo e pólipos da bexiga. Cistite. Retenção de urina. espasmo da bexiga. cálculos renais, cascalho, cólica nefrítica, pode acelerar o declínio e expulsisión o cálculo (para o 200. Or 1000 º.). micção freqüente: à noite, com dor na face, o suor. micção incompleta, pé involuntário. queimação na uretra antes e durante a micção, afiado, afiado. Hipertrofia da próstata; remover o líquido prostático. Sangue na urina, albuminosas; escura, leitosa, odor fétido, forte, acre.

Impotência; com ereções incompletas, a curto ou ausente.Poluções noturnas. Chegando muito tarde ejaculação dolorosa. Aumento do desejo sexual, excessivo, sem ereção. Prurido e ardor dor na genitália masculina. Erupções: vesículas no prepúcio, herpes do escroto.

Inflamação da glande e prepúcio. Endurecimento dos testículos. Hidrocele.

Dor no cordões espermáticos e testículos, queimar na bolsa escrotal.

Sweats no escroto está relaxado. Testículos retraídos. Varicocele.

Menstruação freqüente e prolongado e pesado, especialmente para os menos entusiasmo e esforços, coagulado, escuro.
Metrorragia: profusa na menopausa e após o esforço, intermenstrual; de sangue vermelho brilhante, por fibromiomas. Fluxo: picante, ardente, copioso, vem em surtos, leitosos, grossos, purulento, branco ou marillento; nas meninas; pior antes ou durante a menstruação ou intermenstrual.

Prurido vulvar ardente; por flujio; voluptuosa. Desejo sexual aumentado ou violenta em mulheres. Dores no útero, antes e durante a menstruação.

dores de parto falso que ir para cima. lóquios prolongados.

Deslocamento do útero. Prolapso do útero de elevação. fístula vaginal. Pólipos no útero e vagina. fibróides uterinos. câncer uterino.




A laringe é muito ao som do piano, que vem a tossir quando tocado ou ouvido. amanhã rouquidão indolor. Laríngea umidade catarro pior. Dor larínge quando tosse ou fala.

Tuberculose da laringe. Sensação de nó na laringe. Desejo de respirar profundamente. Dispnéia: à noite, escalada, durante a menstruação, com palpitações, evacuações, a pé, especialmente contra o vento tensão. Respiração ruidosa, subir escadas ofegante, suspirando, soluçando.
Tosse: manhã, tarde ou noite, o ar frio, ou frio e úmido, para arrefecimento, para o banheiro, para a constrição da laringe ou formigamento, comendo, durante a febre, depois do sarampo, pelo movimento, tocando o piano, tosse rouca, solto após meia-noite. Coqueluche. Tosse seca à noite, solto na parte da manhã, antes da meia-noite. Tosse: abundante, ofensivo, gosto amarelado purulento azedo, salgado, doce ou podres, sangrentos, acinzentada, esverdeada muco. Abcesso do pulmão. peito de ansiedade. Constrição e aperto no peito a subir, que é aliviada por trazer os ombros para trás. Hipertrofia das mamas. Inchaço e dor nos seios antes da menstruação (Con.). Aleitamento: mau (a criança se recusa leite) aumentaram, fluindo, ausente; azul aguado.

Dor no peito durante a inspiração, pelo movimento, quando tocados ou tosse, os pontos, pior com a amamentação (os seios). Pneumonia em lobo superior direito, bronquite, pleurisia. Incipiente tuberculose pulmonar ou na última etapa, purulenta ou ulcerativa.

Os sopros cardíacos. Palpitações tumultuado, violento, sonoro, e à noite, para a ansiedade, subir escadas ou qualquer outro esforço, durante a relação sexual e tosse, após comer, durante a febre, a epilepsia antes, pelo movimento, sono ao despertar.

Endocardite. Tremor no coração choques precordial. Dor no peito, durante o frio.

Sensação de cansaço ou fraqueza na parte de trás, sentado ou esforço mental ou excessos sexuais, na parte inferior das costas. Dores nas costas: no tempo molhado, pesado, pior dobra para trás, tosse, antes ou durante a menstruação, sentado ou em pé, levantando-se de uma cadeira, se espalhou para a cabeça. Dor sob ou entre o ontoplatos. dor lombossacra quando se levanta de uma cadeira. Dor como se lesado, especialmente na região lombar. Sudorese na região cervical; dormir. Rigidez do pescoço levantamento pesado. Inchaço região dorsal. Desvios de coluna cervical e dorsal.

Mão Calcarea Carbonica recurso é uma mão "sem ossos": período macio frio e úmido (Tyler), ou a mão de um sapo. Mãos ásperas, PASP, trabalhando em água, mãos e dedos cortados por imersão, especialmente no inverno. Membros superiores frio. Cold pernas, pés frios à noite na cama com dores de cabeça e cansaço mental. Cracking articulações nos joelhos ao andar. Cãibras nos membros superiores, mãos, panturrilhas, à noite, na cama, nas solas dos pés, durante a gravidez, nos dedos do pé. pés cônicos. Formigamento na mie mbros inferiores. É pior pendurado membros. Coceira nas coxas e pernas adormecer os dedos e membros inferiores.

Membros erupções cutâneas, urticária, vesículas. Tremor nas pernas, coxas e pernas após o coito. Deep úlceras nos membros inferiores. Fistulas nos quadris, nas coxas e nas articulações. dor no quadril.

Varizes. Verrugas nas mãos, dedos. Calos: ardor, coceira.

Peso nas pernas durante a febre, nos membros inferiores, a pé. Fraqueza nas extremidades por um mínimo de esforço nas articulações das pernas ao subir escadas, depois de esforços e caminhar. A criança aprende a andar mais tarde. Sudorese nos pés, principalmente à noite, frio, excoriating, ofensivo, ácido queima, antes e depois da menstruação, nas plantas, o que torna-primas, sensação de frio meias molhadas feitas (Allen .) as mãos suadas com enxaquecas, nas palmas das mãos, para que os esforços. Calor nas palmas nas solas [a descoberto (Sulph.)]. Dores nos membros, dores reumáticas ou não: no tempo molhado, subir escadas, antes e durante os frios com febre. Dores ósseas e articulares em tempo frio e esforços. Dores nas articulações dos membros superiores (mais sobre eanos e dedos) durante a menstruação, nas pernas e quadris após os esforços (Rhus Tox). Reumática dor no joelho, panturrilha, pé, no calcanhar. Dor, como se deslocou o pulso, mais à direita, mãos, quadris e tornozelos. Ciática. nódulos Arthritic; nas articulações dos dedos.

Jantar.
Sonolência depois. Insônia antes da meia-noite e após 3, para a atividade mental. Dormir em sua volta. Ele adormece antes do meio dia. Ele acorda muitas vezes, ou mais tarde. Dreams: erótico, ansiosa, confusa, com mortos, com os corpos (e cheiro), com a morte, com doenças em cães, com quedas, fantástico, horrível, agradável.


Calafrios: ao ar livre ou a menor corrente de ar na parte da manhã, depois de sair da cama antes do meio dia, antes e durante a menstruação, em tempo chuvoso e frio de se molhar, então comer ou beber, trabalhar em gesso ou de água, de 11 a 16 dias até o dia seguinte, com o suor. Crônica febre intermitente, terças, alternando com calafrios, com aversão a descobrir. Escarlatina. Sweats: em locais isolados, principalmente na parte da frente do corpo na parte da manhã na cama, ao ar livre, com ar frio; profusa, frio, tosse, depois de beber e comer na cama (deixá-lo melhor ), com o mínimo de esforço, mesmo mentalmente, para o movimento ou a pé, quando ansioso. Suores quentes que causam desconforto. Transtornos da supressão do suor.

Pele: áspera, flácida, mole, PASP, fria, com rachaduras após a lavagem e no inverno, pálido, com manchas vermelhas com manchas brancas com bordas escuras, que se tornam azuis. Icterícia. Erupções: alta ardente, duro, seco ou molhado, branco ou amarelado ou branco com glutinosa (Graph.), corrosivas ou amarela, herpes cor de cobre, seca, eczema, coceira, descamação e farelo; phagadenic; granitos com crostas esverdeadas psoríase; ; pústulas, erupções vermelhas, sarna, tubérculos, nódulos e endurecimento, urticária, vesículas, coceira, mau no inverno. Erisipela.

Sardas. Excrescências, condilomas. Úlceras: sangramento, duro, profundo, fronteira endurecidas; indolor. Verrugas: carnuda, dura, córnea, ocos, vermelho, redondo, pulsante, com cheiro de queijo rançoso. Fonte: Vijnovsky homeopáticos Materia Medica "

Calcárea Carbonica é uma das indicações para o tratamento da Rinite Alérgica. OBS; Ao optarem pelo tratamento com a homeopatia devem procurar os profissionais qualificados para tal,evitem a auto-medicação. Todo paciente tem o direito de escolha para o seu tratamento. "Homeopatia Direito de Todos".

Para mais informações sobre homeopatia, vá para: www.homeopatias.com
Índice de Homeopatia Materia Medica

O texto foi extraído da WEB. Maria lopes de Andrade- Jornalista. Acupunturista e Homeopata com Curso de Homeopatia pela Faculdade Federal de Viçosa- Mg. Email:marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário