quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Homeopatia e os mais diferentes tipo de dor.

Escolhi este tema por dois motivos: o primeiro é que a Homeopatia pode ser procurada para os mais diferentes tipos de dor, e associada ou não a outras formas de tratamento. O segundo é demonstrar como ela é específica e individualizada, descrevendo um pouco alguns remédios a fim de que nos familiarizemos com eles.
Arnica montana: Importantíssimo na dor advinda de qualquer forma de traumatismo. Tem como característica a sensação de contusão, como se o corpo estivesse "macerado". Serve também para as dores pelos excessos de exercícios.
Rhus toxicodendron: Às vezes, nos referimos a dores que melhoram enquanto nos movimentamos, mas pioram terrivelmente quando ficamos parados. Esta é a característica deste remédio. Dores que agravam pelo tempo frio e úmido também são contempladas.
A prescrição é sempre individualizada, ou seja, o que serve para um pode não servir para outro
Hypericum perforatum: Qualquer contusão ou ferimento em que haja injúria dos nervos. Nevralgias, como dores ciáticas ou ao longo da coluna vertebral.
Ruta graveolans: Excelente remédio para tendões, cápsulas sinoviais e articulações. Dores reumáticas em punhos e tornozelos etc. Tem grande atuação sobre os olhos também, associado ou não a cefaléia nesta região.
Magnesia phosphorica: Alguns a consideram o maior remédio homeopático para dor, tamanha a sua abrangência. Serve para neuralgias, bem como para câimbras e espasmos.
Colocynthis: Grande remédio para cólicas intestinais. A pessoa precisa curvar-se para frente para aliviar a dor. Atua bem em dor ciática e em cólicas uterinas.
Dulcamara: A indicação muito freqüente é para as dores causadas ou agravadas pelo tempo frio e úmido ou pela mudança súbita de tempo quente para tempo frio. Dores lombares, reumatismos, dores cervicais, com pescoço endurecido, dores de cabeça etc.
É obvio que tais remédios só devem ser administrados com prescrição médica, pois é necessário especificar sua potência, posologia e forma farmacêutica.
Outra coisa: alguns destes remédios também são usados na Fitoterapia, mas com preparações e abordagens diferentes. Aqui só foram descritos medicamentos utilizados sob o conhecimento e prática da Homeopatia. Eu já expliquei a diferença em outra oportunidade, lembram?
Há ainda muitos remédios nesta temática, mas sua descrição ficaria muito extensa. Quero ratificar que a prescrição é sempre individualizada, ou seja, o que serve para um pode não servir para outro.
Bom, espero que tenhamos lançado um pouco mais de luz sobre este assunto e que a informação acrescente para aliviar e curar mais pessoas.
http://www.bolsademulher.com/corpo/a-homeopatia-e-as-dores

Nenhum comentário:

Postar um comentário