segunda-feira, 20 de junho de 2016

Pesquisadores criam filtro solar à base de café com proteção potencializada

Pesquisadores criam filtro solar à base de café com proteção potencializada

Estudo envolve a Unesp de Araraquara e a Universidade de Lisboa.
Creme usa óleos da borra e da semente, hoje descartados pela indústria.

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, em parceria com a Universidade de Lisboa, desenvolveram um protetor solar natural, à base de café, com maior fator de proteção.
O creme utiliza os óleos da borra do café e da semente verde, dois componentes que atualmente são descartados pela indústria e que, de acordo com a professora de cosmetologia Vera Lúcia Isaac, potencializam o nível de proteção solar.
Com o café, explicou a docente da Unesp, um creme de fator 15 pode chegar ao fator  35. Hoje, para conseguir esse aumento na proteção, é necessário elevar a porcentagem de produtos químicos na fórmula.
“O café tem componentes que fazem com que ele atue também na prevenção do fotoenvelhecimento, que acontece pela formação de radicais livres com a radiação ultravioleta”, relatou Vera.
Impacto
O dermatologista Sérgio Delort afirma que a pesquisa é bem-vinda principalmente para épocas como o outono e o inverno, em que as pessoas deixam de passar o protetor solar.
“Não é porque estamos no frio que temos uma menor quantidade de radiação ultravioleta e sabemos que essa radiação é o principal fator de envelhecimento e de alterações da molécula do DNA, levando ao câncer de pele”, alertou o médico.
Ainda não existe previsão de quando o produto vai chegar ao mercado e quanto deve custar. http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/06/pesquisa-desenvolve-filtro-solar-base-de-cafe-com-protecao-potencializada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário