terça-feira, 11 de julho de 2017

Resumo da Assembleia do Conselho Municipal de Saúde de Maricá

                                             Resumo da Assembleia do

                                     Conselho Municipal de Saúde de Maricá

                                              29 de junho de 2017  

                                                   Ocorrida na
                                                     
                                      Câmara  de Vereadores de Maricá.



Drª Simone Costa Silva atual Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Marica fez alguns informes na abertura da Assembleia.

Comunicou estar ciente e tomando as devidas providências relacionadas as reclamações quanto aos Prestadores de Transporte de pacientes que necessitam recorrer a este atendimento para o deslocamento como parte sequencial de alguns tratamento realizados noutros municípios.

Ocorrem denuncias nos casos de pacientes com alguns tipos de cânceres e tratamentos inclusive que necessitam de assistência permanente, as reclamações em relação ao transporte vão desde atrasos nos horários e até mesmo ao descumprimento de levar e trazer os pacientes, deixando muito a  desejar o serviço destes contratados.

Foi comunicado pela Secretária de Saúde estar ocorrendo contratação de ambulância UTI móvel acompanhados  com condutor socorrista especializados para casos de pacientes que necessitem deste recurso para continuidade de seus tratamentos.

Os conselheiros tomaram ciência de que o Conselho Municipal de Saúde de Maricá recebeu um carro para uso dos conselheiros (sendo uma doação do Vereador Aldair, Presidente da Câmara de Vereadores de Maricá) com a finalidade de agilizar o trabalho do Conselho.

Existe a Resolução Nacional de Saúde que os Conselhos de Saúde tenham estrutura de trabalho com total independência da Secretaria de Saúde.

A Tesouraria do Conselho solicitou em ofício melhores condições de trabalho por faltar estrutura adequada ao bom desenvolvimento das propostas de trabalho dos Conselheiros.

Foi comunicado pela Presidente do Conselho Drª Simone que sendo realizadas cirurgias ortopédicas no Hospital Conde Modesto Leal seguindo a preferência das inscrições e que o cadastro esta sendo atualizado  e a partir dos mais inscritos mais antigo os pacientes estão sendo informados das datas de suas cirurgias.

Algumas cirurgias ginecológicas também estão ocorrendo no Conde Modesto.

A Central de Regulação disponibilizou 2 000 000 (dois milhões) e tendo como meta a agilização das cirurgias e que o Estado terá que cumprir  em mutirão de cirurgias com preferências as que se apresentam em maior número nas filas de inscrições e patologias.

Patologias consideradas eletivas poderão ser realizadas em hospitais particulares desde que sejam conveniados ao SUS.

A Secretaria de Saúde de Maricá esta fazendo convênios com vários hospitais para que sejam realizadas um maior número de cirurgias.

Na Urologia ocorre a necessidade da atualização da lista dos pacientes e a chamada para a realização da cirurgia será a partir dos inscritos mais antigos na fila de espera.

Esta ocorrendo uma avaliação das filas colocadas no Sistema de Saúde de Maricá, que a partir de agora entram em fase de digitalização  e  proporcionará uma melhor fluidez da fila dos inscritos para cirurgias o que evitará também as indicações de origem  políticas.
Todos os munícipes terão acesso ao cadastro o que facilitará o acompanhamento das futuras cirurgias a serem realizadas.

 Drª Simone, Secretaria de Saúde esta confiante que a partir de agora Maricá se moderniza a partir da implementação da informática nos Postos de Saúde e Hospitais.

"-Quero   um atendimento de excelência em nosso Município." Drª Simone Costa Silva.

A Secretaria comunicou que ela própria esta percorrendo os Postos de Saúde para acompanhar o trabalho da logística, cobrando metas e verificando onde estão ocorrendo falhas por parte dos profissionais e que vários estão sendo levados a cursos de capacitação na USP para se atualizarem  principalmente no atendimento de feridas complexas (pacientes com escaras).

A intenção é que o Conde Modesto tenha um Centro de Atendimento de Feridas Graves e Complexas.

Quanto as cirurgias oftálmicas a Secretaria de Saúde de Maricá está realizando convênios com Hospitais de olhos de Niterói e com algumas possibilidades de alguns procedimentos ocorrerem no  Souza Aguiar com a finalidade de agilizar o andamento das filas de espera cirúrgica.

Foi levantada a questão das necessidades no setor Otorrinolaringologista por atualmente somente o Hospital Souza Aguiar atende emergências.

Drª Simone comentou sobre a possibilidade da Criação Emergencial de Otorrinos para atendimento Regional tendo em vista existirem pedidos desde 2015 aguardando vaga para cirurgias.

Fato inovador a proposta na Saúde de Maricá que para Confecção do enxoval hospitalar seja utilizada a mão de obra local valorizando assim os profissionais do setor ao invés de se comprar como vem sendo realizados nos anos anteriores.

A Secretária acatou as demandas de reclamações dos usuários dos Postos de Saúde, UPA e Hospital.

Conselheiros apresentaram que em Itaipuaçu em relação a toda abrangência da Saúde de Maricá é a comunidade que apresenta o maior grau de  insatisfação indo desde a negligências nos atendimentos e principalmente ao que tange a demanda nos exames laboratoriais.

Foi comunicado que o Posto da Rua 34 no Jardim Atlântico em Itaipuaçu se encontra sem estrutura e o setor clínico esta com sobrecarga de pacientes nos atendimentos.

Os moradores do Itaipuaçu solicitaram com urgência que o Posto Santa Rita volte a funcionar 24 horas.

 O Posto do Recanto apresenta necessidade de reestruturação e os moradores enviam reclamações quanto ao mal atendimento.

Os Conselheiros receberam diversas denuncias de falta de medicamentos nos Postos de Saúde em Itaipuaçu.

Foram enviadas denuncias para a Secretaria da Comissão de Ética que serão todas levadas ao conhecimento da Secretaria de Saúde.

Ocorreram reclamações por parte do contribuinte em relação as vacinações e que os Postos não cumprem os horários pré - estabelecidos pela Secretaria de Saúde de Maricá.

A UPA apresenta a necessidade de médicos de Pediatra de sobreaviso para suprir a falta de algum pediatra e a secretaria argumentou que vem buscando solucionar o problema. 

Foi aprovada nesta Assembléia a Confecção do Aplicativo que todos os usuários poderão baixar em seus celulares e  acompanhar o desenvolvimento diário dos Postos e Hospitais de Maricá.

Na oportunidade o Presidente da Câmara de Vereadores de Marica o Vereador Aldair  marcou sua presença com o comunicado de doação de um transporte por parte da Câmara para o Conselho Municipal de Saúde de Maricá. 

O Vereador Ricardinho Netuno participou da Assembleia de Saúde de Maricá apresentou como uma das principais questões de Ordem a necessidade, pela importância que tem o Conselho de Saúde que tem como fiscalizador das verbas do SUS que chegam a Maricá para a Saúde.
Questionou principalmente sobre em que condições o Conselho consegue trabalhar e atuar.
Arguiu os Conselheiros sobre se tem local próprio para o desempenho de tão importante tarefa e se tem maquinário e material para suprir as necessidades de trabalho tendo em vista que os Conselhos devam ser totalmente independentes das Secretarias de Saúde.

A Secretaria de Saúde de Maricá , Drª Simone Costa Silva terminou a Assembleia realizando um comunicado importantíssimo e inovador na Saúde como forma de reconhecimento do trabalho desempenhado pela ONG Nair com resultados satisfatórios em seus atendimentos, a partir de agora serão introduzidos as Terapias Complementares Oficializadas e aceitas pelo SUS principalmente a Fitoterapia e Homeopatia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota: Após o termino desta Assembleia do Conselho Municipal de Saúde de Marica apresentei a

Drª  Simone minha satisfação em ter participado deste momento histórico em Maricá tendo em vista

ter participado do CBO 2000 a convite do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) como representante dos profissionais do Brasil das Terapias Complementares por indicação do Sindicato de Classe num Convênio com o Governo Federal representado pelo MTE, Faculdade Federal de Minas Gerais e Faculdade do Canadá tendo como objetivo equiparar o nosso curriculum aos das Faculdades Internacionais no que tange a excelência profissional.

Foi um Convênio planejado para dez anos o Projeto Avô, Pai e Filho para o desenvolvimento do melhor uso do solo e replantio do Pau Rosa onde a cada árvore considerada velha se for retirada tem que obrigatoriamente plantar uma nova muda recorrendo ao manejo correto da floresta e este Projeto foi implantado na Área do Sindicalista Chico Mendes.

O principal objetivo era a oficialização do trabalho praticado pelos nativos com as Ervas Medicinais e Aromáticas o que resultou na Fitoterapia e em seguida conseguimos incluir a Homeopatia para os não médicos e assim como a normatização das Leis do Trabalho de grande número de Terapias Integrativas  passando assim a ser consideradas Terapias Complementares à medicina tradicional a Alopatia.

Num segundo momento os universitários e professores foram para o acampamento do Chico Mendes ensinar o bom aproveitamento das folhas desta árvore aromática e o nativo aprendeu a preparar essências, sabonetes e afins e além de tudo preservar a Natureza com qualidade no desempenho profissional.

                                               Texto: Maria Lopes de Andrade.

Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista,

Parapsicóloga Clínica

Acupunturista

Reikiana Master,

Terapeuta de Acess The Bars.

 Homeopata Não Médica (  Curso de 4 anos de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v). Coordenadora de Estagio do Curso de Homeopatia no Rio de Janeiro pela Univ. Fed. de Viçosa / MG.

Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito no tratamento das pessoas.

Maricá, 11 de Julho de 2017.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário