quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Hipócrates em 412 a.C dizia que a :"-Gripe dá as caras todos os anos".

Descrita pelo médico grego Hipócrates em 412 a.C., a gripe dá as caras todo ano, quando o inverno se aproxima. Mas nem sempre ela causa epidemias marcantes – com a vacinação, temos tudo para que isso não ocorra.
Para falar a verdade, os piores anos da doença se concentraram nos últimos séculos, épocas com mais registros e maneiras de cuidar dos pacientes.
Confira agora o ranking das piores pandemias do vírus influenza (fizemos a ordem do episódio mais antigo para o mais recente):

Gripe russa

Subtipo do vírus: H2N2
Número de mortos: até 1,5 milhão de mortos
Temporada: 1889-1890
O primeiro surto com registros históricos começou em Bukhara, atual Uzbequistão, e se espalhou com grande rapidez. Em três meses, já passeava pela Europa, Ásia, África e América, causando crises de pneumonia e febre. No Brasil, sobrou até para o imperador: d. Pedro II (1825-1891) penou com o vírus da terra de Tolstói e Dostoiévski.

"A história grega conta com a história de Hipócrates que nasceu em 460 a.C. e faleceu em -377 a.C.). Sobretudo, ele foi um médico grego e considerado o pai da Medicina. Sendo assim, também teve o reconhecimento como o mais renomado médico da Antiguidade e o pioneiro da observação clínica. 

Não obstante, ele foi o responsável por transformar o conceito da medicina, ou seja, passando a considerá-la como ciência. Antes de mais nada, o reconhecimento de Hipócrates como clínico teria começado entre 430 e 429 a.C."

Nenhum comentário:

Postar um comentário