quinta-feira, 5 de abril de 2012

HOMEOPATIA É ALIADA NO COMBATE A DOENÇAS EM ANIMAIS


Técnica ganha espaço frente à medicina tradicional e conquista espaço na pecuária.
O uso de medicamentos homeopáticos em animais vem crescendo nos últimos anos. Em Londrina, por exemplo, já existem especialistas que dão pronto-atendimento em fazendas da região, já que os bons resultados obtidos nesse tipo de tratamento tem despertado interesse dos criadores. Diferente dos tratamentos tradicionais, que focam diretamente no problema, a homeopatia animal, como a humana, realiza um tratamento que também engloba as possíveis causas da enfermidade.
Em matéria sobre o tema, a Folha Web entrevistou o homeopata e médico veterinário Fábio Natel de Paula Xavier. Há seis anos na atividade, o especialista autônomo já tem uma clientela fixa. Ao todo são 2,3 mil atendimentos por mês, fora as emergências. O homeopata possui ''pacientes'' diversificados, dentre eles bovinos, equinos, aves, suínos, entre outros. Em entrevista ao jornal ele disse que a Homeopatia trata da energia do animal, não só o problema, mas ponderou que a adoção da Homeopatia em animais não desconsidera o tratamento tradicional.
Segundo ele, o tratamento homeopático começa pela avaliação do estado de saúde do animal. Sintomas físicos, mudanças de comportamento e um estudo sistemático da lesão fazem parte da primeira fase do diagnóstico. Depois de descoberta a enfermidade, é realizado um plano de tratamento para o animal doente com medicamentos homeopáticos. Diferente dos remédios tradicionais, que usam compostos químicos, os alternativos são de origem exclusivamente relacionados aos reinos vegetal, animal e mineral. Como Fábio explicou à Folha Web, os remédios homeopáticos estão sob autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
(Com informações da Associação Paranaense de Suinocultores e da Folha Web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário