quinta-feira, 5 de abril de 2012

RELATÓRIO SUÍÇO ATESTA A EFETIVIDADE DA HOMEOPATIA


Qual a efetividade da Homeopatia? Para responder a esta questão, o Federal Social Insurance Office (FSIO) encomendou um relatório à Health Technology Assessment (HTA) da Suíça. A metodologia da HTA não questiona apenas a efetividade de uma dada intervenção, mas também aborda questões sobre a efetividade do tratamento na sua utilização cotidiana, ou seja, a sua efetividade no mundo real, como é usada, se é segura e qual a sua relação custo-efetividade.
O relatório, com mais de 300 páginas, faz uma revisão exaustiva na literatura científica sobre Homeopatia. O estudo resume 22 revisões, 20 das quais apresentam resultados favoráveis à Homeopatia. Destes, quatro apresentam evidências fortes de que a Homeopatia, como sistema médico, é eficaz. Também foram encontradas evidências robustas em apoio ao uso da Homeopatia para tratamento de alergias e infecções do trato respiratório superior.
O trabalho apresenta, ainda, os resultados sobre a avaliação da qualidade dos ensaios homeopáticos, concluindo que "os estudos homeopáticos e fitoterápicos foram considerados de melhor qualidade quando comparados aos estudos da medicina convencional." O relatório termina com essa afirmação: "para concluir, definimos que há evidências suficientes em apoio aos efeitos pré-clínicos (experimentais) e clínicos da Homeopatia, e que, em termos absolutos, assim como quando comparada às terapias convencionais, oferece um tratamento seguro e custo-efetivo".
O relatório 2006 da HTA sobre Homeopatia foi encomendado pelo Federal Social Insurance Office (FSIO) inserido no contexto de uma avaliação ampla das medicinas complementares e alternativas (MCA). Foi escrito por uma equipe de acadêmicos de língua alemã e editado por G. Bornhöft & F Matthiessen of Witten/Herdecke University, na Alemanha. A tradução para a língua inglesa foi publicada no Reino Unido em novembro.
(Com informações deHomeopathy Research Institute)

Nenhum comentário:

Postar um comentário