quinta-feira, 5 de abril de 2012

HOMEOPATIA NO BRASIL E A HOMEOPATIA POPULACIONAL


A Terapêutica Homeopática é uma especialidade médica criada no século XVIII pelo médico alemão Crhistian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843). No Brasil, a Homeopatia foi introduzida no século XIX pelo médico francês Benoit Mure (1809-1858). A técnica rapidamente se propagou pelo país, ganhando adeptos e incentivadores. Conseguiu crescer e manter sua força até o final da década de 20, quando lentamente começou a ter um declínio.
Nos anos 60, as críticas em relação à diluição do medicamento eram intensas, e muitos afirmavam que não existiam medicamentos nas composições, mas o surgimento de aparelhagens de alta precisão e o desenvolvimento da ciência fizeram a Homeopatia ressurgir, provando que sua ação não está na matéria-prima inicial, mas na energia eletromagnética desenvolvida no medicamento durante o processo de diluição e dinamização. Hoje, a Homeopatia é reconhecida como especialidade médica pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
"A Homeopatia é uma técnica terapêutica do século XVIII, mas pela qualidade e eficácia dos resultados cresce cada vez mais. Esse crescimento mostra que para o século XXI ela é uma terapêutica importante, por não prejudicar o organismo e só trazer benefícios não só aos homens e animais, mas também ao meio ambiente, já que evita poluição com resíduos", diz o Prof. Dr. Claudio Martins Real, médico veterinário há 64 anos praticante da Homeopatia Veterinária.
Com anos de experiência com a Homeopatia, Claudio passou a se dedicar a pesquisar e procurar maneiras de utilizar a terapêutica nos animais, porém, de maneira que pudesse tratá-los coletivamente, como se fossem apenas um indivíduo. "A transformação de Homeopatia de uso individual para uso populacional foi uma tarefa difícil, mas ao mesmo tempo é de extraordinário significado por permitir levar a um grande número de animais os benefícios da ação dos produtos homeopáticos", afirma.
Uma das preocupações do produtor é com o valor dos produtos. Mas neste caso eles são beneficiados, já que a Homeopatia Populacional tem custo reduzido. Além disso, não existe toxidez nos produtos, e desta forma ela tem se tornado a medicina ideal para rebanhos. "As vantagens são inúmeras. Primeiro o baixo custo comparado ao tratamento alopático. Em segundo lugar, o produto é atóxico, não deixa resíduos na carne ou no leite, não prejudica a saúde do animal e não coloca em risco quem lida com o rebanho", diz Claudio.
Outra vantagem comercial é que não existe período de carência, comum em tratamentos alopáticos. Por ser atóxica, a Homeopatia Populacional não tem contra indicação, e o leite ou a carne podem ser consumidos sem nenhum período de carência. Atualmente, estima-se que mais de 10 milhões de animais utilizem diariamente a Homeopatia Populacional da Real H.
(Com informações do Real H Nutrição e Saúde Animal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário