sábado, 15 de novembro de 2014

TPM Confira os sintomas que cada terapia ajuda a combater

Alívio natural: liberte-se da TPM sem usar remédios



O que há de pior na tensão pré-menstrual: oscilação de humor, inchaço ou desejos alimentares incontroláveis? Esse período tem mais de 150 sintomas que podem atormentá-la uma semana antes do sangramento, fruto do desequilíbrio nos níveis de estrógeno e progesterona. "Cada mulher tem um tipo de síndrome pré-menstrual, dependendo da sensibilidade à progesterona", diz a ginecologista Tatiana Pfiffer, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Antes de apelar para o armário de remédios, encontre uma solução com as terapias alternativas a seguir.

Tchau, TPM
Confira os sintomas que cada terapia ajuda a combater


Acupuntura
Mudanças de humor / Cólica / Ansiedade / Insônia / Dor de cabeça / Náusea

Finalmente uma picada de que você pode gostar. Embora os médicos ocidentais ainda não tenham compreendido exatamente como a prática funciona, eles acreditam que ela aumenta a circulação e eleva os níveis de endorfina, o que melhora o humor e alivia a dor. "A medicina oriental afirma que a acupuntura libera os canais de energia e alivia a tensão. De fato ajuda, tanto quanto a drenagem linfática", diz Tatiana. A maioria das mulheres que experimentaram a técnica afirma que se sentiu aliviada 24 horas após a sessão. Comece a levar as agulhadas uma semana antes da menstruação para prevenir os sintomas.


Automassagem
Cólica / Dor de cabeça / Inchaço

Pode não ser tão gostoso quanto receber uma, mas ela é capaz de reduzir seus problemas - os movimentos aumentam o fluxo sanguíneo e relaxam a tensão muscular e mental. Alguns dos óleos essenciais usados nos spas também fazem diferença, incluindo o de lavanda (relaxa a musculatura) e o de gerânio (balanceia o estrógeno). Como ponto de partida, toque o lado direito acima de sua virilha e faça movimentos circulares no sentido horário, tendo o umbigo como centro. Use uma força de moderada para forte. Massageie por 5 minutos duas vezes por dia no auge da TPM.


Suplementos
Mudanças de humor / Seios doloridos / Cólica / Dor de cabeça / Acne

Vamos apresentá-la às suas novas paixões do período pré-menstrual: a vitamina E e os ácidos graxos essenciais. De acordo com um estudo do periódico americano Reproductive Health, mulheres que ingeriram os dois nutrientes todos os dias durante seis meses notaram melhoras na TPM. Isso aconteceu porque as duas substâncias funcionam como receptores de prostaglandina, causadora de cólicas. Um polivitamínico fornece os 15 mg de vitamina E sugeridos diariamente. Já os ácidos graxos podem vir de uma cápsula de óleo de peixe.


Ioga
Mudanças de humor / Cólica / Ansiedade / Dor de cabeça / Inchaço

Exercícios leves aliviam os sintomas da TPM. Malhar descarrega a energia e diminui a dor, pois libera endorfina (desencadeia bem-estar), dopamina (sua fonte de prazer e satisfação) e serotonina (luta contra a ansiedade e a depressão). Durante a menstruação, a psicóloga clínica e professora de ioga Helena Guimarães recomenda a prática diária dessa modalidade. "Algumas posturas massageiam glândulas que, por sua vez, estimulam a regulação da produção hormonal, ajudando a acalmar e espantar o mau humor." Para aliviar a cólica, a professora indica a posição supta baddha konasana: no chão, de barriga para cima, apoie as costas e a cabeça em um almofadão. Sem tirar as pernas do chão, junte a planta dos pés e flexione os joelhos de modo a levar os tornozelos em direção à virilha. Já para dor de cabeça e retenção de líquidos, tente a viparita karani: coloque uma almofada a cerca de 20 cm de uma parede. Deite-se no chão e eleve as pernas estendidas, encostando os pés na parede, de modo que o corpo forme um L. Deixe os braços estendidos ao lado do corpo.


Diuréticos naturais
Inchaço

A retenção de líquidos é uma assinatura desagradável da TPM ("Hum, essa calça servia na semana passada"). Os líquidos se acumulam como resultado de flutuações hormonais, o que pode fazer você se sentir como uma salsicha estufada. Médicos orientais acreditam há séculos que nutrientes como potássio, cálcio, magnésio e vitaminas B e C são diuréticos naturais e a desincham na fatídica semana. Médicos ocidentais, por sua vez, começaram a prescrever alimentos ricos nos nutrientes acima, como banana, abacate, erva-doce, aipo, agrião e frutas cítricas para aplacar a TPM. Pense duas vezes antes de tentar espantar o sono com café ou Coca Diet. Pesquisas mostraram que, embora a cafeína amenize a retenção de líquidos, aumenta a ansiedade.


Ervas
Mudanças de humor / Seios doloridos / Cólica / Inchaço

Há controvérsias sobre a capacidade curativa das ervas, mas cientistas sugerem que elas aliviam, sim, a TPM. O extrato do arbusto agnocasto estimula o sistema endócrino a produzir progesterona, reduzindo sintomas como inchaço, irritabilidade e dores nos seios. Outros aliados são a prímula, que auxilia a controlar ansiedade e cólica, e a raiz de valeriana, que relaxa a musculatura.

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/alivio-natural-liberte-se-tpm-usar-remedios-712665.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário