sábado, 23 de maio de 2015

Benefícios da maca-peruana

A maca-peruana (Lepidium peruvianum – Lepidium meyenii) é uma planta medicinal também conhecida como maca-andina, planta-maca, maca-pó, maca-ginseng, peruvian maca (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence a família das Brassicáceas.

Benefícios da maca-peruana

Maca-Peruana - Lepidium peruvianum - Lepidium meyenii


Tradicionalmente, a maca-peruana é usada para proporcionar uma variedade de benefícios à saúde. A maca-andina é basicamente um alimento muito rico em nutrientes, sendo vendida como um suplemento nutricional. Recentemente, A maca-andina ganhou popularidade como uma erva afrodisíaca para aumentar a libido, o vigor e desejo sexual. A raiz é um alimento muito nutritivo, repleto de vitaminas, fitosteróis, minerais essenciais, aminoácidos e gorduras saudáveis.
A maca-peruana é nativa da região Andina do Peru, utilizada principalmente para o aumento da libido sexual. A maca se assemelha a um nabo e a raiz da planta seca é utilizada em pó há mais de dois mil anos para combater a fadiga e agir como um estimulante sexual, apesar de não agir diretamente no sistema nervoso central.
Tanto homens como mulheres têm relatado aumento significativo no libido e desejo sexual, aumento de energia, vigor e sensação de bem-estar geral. Algumas mulheres relataram bons resultados para aliviar os sintomas da TPM e menopausa. Não contém cafeína, como o guaraná e o café, por isso não afeta o sistema nervoso central. Além de melhorar a fertilidade, a maca-peruana também parece possuir propriedades que estimulam a produção de hormônios pelo organismo. Isto a torna útil no tratamento de deficiências hormonais, sendo talvez a melhor alternativa natural para injetar hormônios externos no corpo.
Vários homens relataram ereções mais fortes e que ao mesmo tempo duravam por maiores períodos, melhorando o prazer sexual. No Peru, muitos homens e mulheres usam a planta para melhorarem a sua vida sexual. A erva está ficando cada vez mais popular em todo o mundo, particularmente nos os EUA, Europa e Japão como um suplemento dietético para reforçar a vitalidade.
A maca não possui restrições de uso durante a gravidez. Na realidade, a maca-peruana mantém altos os níveis de progesterona e deixa os hormônios em equilíbrio, o que é benéfico para uma mulher grávida que está em seu primeiro trimestre de gestação. A grande quantidade de sais minerais, aminoácidos e vitaminas na raiz também a tornam um suplemento pré-natal nutricional.

Contraindicações e efeitos colaterais da maca-peruana

A raiz da planta tem uma longa história de uso sem problemas de toxicidade. A maca faz parte da dieta diária de muitos peruanos nativos desde antes da chegada dos conquistadores espanhóis. Pesquisadores concluíram que a planta não tem potencial de toxicidade, podendo considerar o seu uso a longo prazo como suplemento alimentar.
Alguns efeitos colaterais podem ocorrer ao iniciar o uso do pó de maca-peruana, vez que podem ocorrer sintomas de desintoxicação, principalmente em pessoas acostumadas a consumir somente alimentos processados e cozidos. Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação médica.

Maca-peruana: dosagem e cuidados requeridos

Naturalmente, a planta não possui restrições para o consumo, no entanto, a dosagem da planta em fitoterápicos e suplementos podem afetar a eficácia da erva, portanto, é necessário ficar atento as recomendações específicas de cada produto. Os produtos à base de maca, principalmente os que são vendidos como estimulantes sexuais, podem conter alguma combinação de diferentes ingredientes ativos, dos quais alguns podem não ser tão seguras. É possível comprar a maca-peruana em cápsulas e extrato em pó.
História e curiosidades
Os conquistadores espanhóis, por recomendação dos nativos, começaram a utilizar a maca após perceberem que a reprodução de animais havia ficado abaixo da média nas montanhas. Após iniciarem o uso, constataram que a fertilidade dos animais aumentou após o consumo da planta maca. Recentemente, a planta ganhou publicidade mundial após alguns estudos apontarem que a erva pode aumentar a resistência masculina durante o ato sexual.
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/maca-peruana-andina.html

Quem não deve usar a maca peruana? 

Piora os sintomas de doenças da tireoide
A raiz de maca contém mais de 50 microgramas de iodo, o que piora os efeitos colaterais de doenças da tireoide. Pessoas com doenças da tireoide são alertadas a não comerem a raiz de maca.

Causa bócio

Outro efeito colateral perigoso do consumo da raiz de maca é o bócio, causado pelos glucosinolatos presentes na raiz crua. Combinada a uma dieta pobre em sódio, a raiz de maca aumenta o desenvolvimento do bócio.

Alergias

Algumas pessoas são alérgicas à raiz de maca. Os sintomas incluem urticária, pele avermelhada e fadiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário