domingo, 6 de maio de 2012

Suco de batata contra úlceras do estômago

Suco de batata contra úlceras do estômago
Sistema Digestivo, Úlceras, Gastrite




Muitas pessoas nervosas sofrem hoje em dia de distúrbios do estômago e do intestino que, mais cedo ou mais tarde, podem se transformar em úlcera, lesão no duodeno ou prisão de ventre. Eis aqui um remédio caseiro muito eficiente: o suco de batata crua.
No fim da 1ª Guerra Mundial, quando soldados de muitos países da Europa estavam nas trincheiras, despontou um novo inimigo: a fome. Parte do exército alemão teve que se alimentar quase que exclusivamente de batatas cruas desenterradas nos campos. Observou-se que soldados que sofriam dos mais diversos problemas do estômago ficaram totalmente curados. As dores desapareceram e, apesar da fome, esses soldados se sentiam bem.

Médicos que analisaram esse fenómeno comprovaram o efeito extremamente positivo do suco de batata crua em diversos problemas do estômago, provocados por excesso de acidez. Quase 90% dos pacientes melhoravam a partir do 2º dia de tratamento e, após oito ou dez dias, não apresentavam mais qualquer queixa.

Pelas propriedades farmacológicas, supõe-se que a solanina da batata (alcalóide venenoso próprio de diversas solanáceas) age como inibidor da secreção. Além disso, seu alto teor de amido, elementos viscosos e sais, protegem a mucosa do estômago. A vitamina C presente na batata crua é importante no tratamento porque inibe as infecções.

Em caso de acidez excessiva e de úlceras, o suco de batata crua deve ser tomado diariamente, antes das refeições, por um período de três semanas. Recomenda-se começar com 50 ml por refeição e aumentar a dose lentamente até 100 ml. Após um período de 48 horas, podemos constatar uma melhora do estado geral. Azia, enjoo, vómitos e arrotos desaparecem. Após 15 dias de tratamento, o teor de acidez do suco gástrico se normaliza.

Para obter o suco, ralamos a batata descascada e esprememos num pano. Este processo, um tanto trabalhoso, pode ser evitado com o uso de uma centrífuga.




A Batata usada é normalmente a Inglesa - Solanum tuberosum

Fonte: Comer Cru



Curiosidades:
A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de “papa” na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.
Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Actualmente, a cultura mundial de batatas atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos. A batata tem vitamina B e C e é rica em ferro e zinco

Nenhum comentário:

Postar um comentário