terça-feira, 14 de março de 2023

Óleo Essencial de Folha de Canela.

Maria Lopes e a Homeopatia

Óleo Essencial de Folha de Canela.



A canela pertence à família Lauraceae e fornece ao comércio dois óleos diferentes; óleo essencial de folha de canela e óleo essencial de casca de canela.

O primeiro óleo é do tipo usado em aromaterapia, enquanto o óleo da casca contém uma concentração muito alta de aldeído cinâmico, que é um poderoso irritante para a pele.

Portanto, este tipo específico de óleo de canela não deve ser usado em misturas de aromaterapia para uso na pele, a menos que você saiba exatamente como calcular os níveis totais de aldeído cinâmico em sua mistura.

Conhecida botanicamente como Cinnamomum verum ou C. zeylanicum , a canela é originária da ilha do Sri Lanka e da vizinha costa de Malabar, na Índia. Também é encontrado em Madagascar, nas Ilhas Comores, nas Colinas Tenasserim da Birmânia, na América do Sul e nas Índias Ocidentais. Várias tentativas foram feitas para transplantar canelas para outras partes do mundo tropical, mas elas se naturalizaram apenas nas Seychelles.

Descrição física

A canela pertence à família Lauraceae e é uma árvore perene tropical espessa que varia em altura de 5 metros (16 pés) a 15 metros (45 pés), dependendo da origem. A casca é áspera, escamosa e altamente aromática. Quando descascada e seca, essa casca perfumada forma os familiares espinhos cilíndricos que são pulverizados para produzir o que é possivelmente o tempero mais antigo e conhecido do mundo.

Os ramos fortes terminam em folhas longas (6-18cm), ovais ou elípticas, de cor verde brilhante na face superior e mais pálida na inferior, tornando-se coriáceas quando maduras. Quando esfregadas, as folhas exalam um odor picante e têm um sabor picante e picante. As folhas são a fonte do óleo essencial que estamos discutindo. Os brotos jovens são salpicados de cor laranja-esverdeada e, de abril a maio, no Sri Lanka, pequenas flores branco-creme florescem em grupos.

Contexto histórico

A canela é um dos aromáticos mais antigos que também teve uma história ilustre como tempero e remédio. No Antigo Testamento da Bíblia, (Êxodo XXX, 23) o Senhor falou a Moisés e deu-lhe a fórmula de um óleo sagrado de unção contendo mirra, canela, cássia, cálamo e azeite de oliva. Curiosamente, isso mostra que os antigos judeus sabiam a diferença entre a canela e a cássia (Cinnamomum cassia) em uma época em que a cássia mais barata era frequentemente considerada canela verdadeira. Até hoje, a cássia é frequentemente chamada de 'canela chinesa'.

Já em 1500 aC, os árabes controlavam a distribuição de ambos os tipos de 'canela' para a Babilônia, Egito e Roma, e conseguiram monopolizar esse lucrativo comércio mantendo suas fontes em segredo bem guardado. Cerca de 1.800 anos depois, os romanos começaram a fazer expedições pelo Oceano Índico para obter canela e outras mercadorias preciosas diretamente, revelando assim o segredo de sua origem.

No Egito, a canela era usada para fins de embalsamamento, medicina e incenso, enquanto na Europa medieval era muito valorizada como aromatizante e também como aromática em ritos religiosos. A canela tem uma vasta gama de aplicações medicinais que foram adotadas por muitas culturas ao longo da história, incluindo o tratamento de artrite, diarreia, infecções, distúrbios menstruais, náuseas, reumatismo e dores de garganta.

Colheita e extração

Exceto na época das chuvas, as folhas são colhidas durante todo o ano graças a um sistema de manejo sustentável conhecido como talhadia. Após a colheita, as folhas são retiradas dos galhos e deixadas para secar por alguns dias antes da destilação, pois as folhas frescas requerem tempos de processamento muito mais longos.

Os alambiques tradicionais no Sri Lanka são grandes recipientes de madeira capazes de suportar até 200 kg de folhas, sobre os quais é instalada uma cabeça de destilação de cobre e o vapor é introduzido a partir de uma caldeira separada a lenha. Em alguns casos, vasos totalmente metálicos são usados ​​e a destilação a vapor de água é empregada. O óleo essencial de folha de canela é de cor amarela a marrom pálida e tem um aroma quente, doce e picante que está em algum lugar entre uma nota de base e média para misturar.

Usos da aromaterapia

O óleo essencial de folha de canela é um poderoso anti-séptico e pode ser usado de forma eficaz para aliviar tosses e resfriados e evitar que se espalhem. Coloque algumas gotas em seu difusor ou queimador de aromaterapia para ajudar a matar bactérias no ar e também aliviar os sintomas de um resfriado. Misture com óleo essencial de eucalipto , niaouli , ravensara ou tea tree para obter uma mistura eficaz contra insetos.

Tem um efeito aquecedor e antiespasmódico no corpo, por isso, em óleos de massagem, é excelente para aliviar dores e dores musculares, artrite e reumatismo. Para uma poderosa mistura sinérgica que é excelente para aliviar dores musculares e entorses, bem como dores nas articulações, misture óleo de folha de canela com camomila romana , manjerona doce ou alecrim . Como o óleo essencial de folha de canela pode ser irritante, use-o em uma concentração de no máximo 1% na pele.

O óleo de canela também atua como um tônico para a mente e o corpo, reduzindo a sonolência e trazendo um impulso bem-vindo aos níveis de energia debilitados se você estiver sofrendo de exaustão ou esgotamento. Para um 'estimulante' instantâneo, misture-o com óleo essencial de gengibre e limão Sua ação estimulante também o torna um óleo essencial eficaz para estimular ou manter o sistema imunológico.

Como você pode esperar, o óleo essencial de canela combina muito bem com outros óleos de especiarias, como pimenta preta , cravo , cardamomo e gengibre, bem como bergamota , olíbano , toranja , lavanda , limão, laranja, alecrim, tea tree, tomilho e ylang . ylang .

Explorar Óleo Essencial de Folha de Canela Quinessence

Copyright © Quinessence Aromatherapy Ltd 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário